22 de jul. de 2008

CENTENÁRIO DE MACHADO DE ASSIS

Os alunos devem ficar atentos para um tema que poderá ser cobrado na redação do Vestibular / 2009. Este ano se comemora o Centenário da Morte de Machado de Assis (28-09), considerado um dos maiores escritores brasileiros em toda a história.
O escritor é identificado pelo estilo irônico, cético e intimista ao mesmo tempo (chegava a dialogar com os leitores), o que lhe conferiu um caráter muito diverso, por isso é difícil enquadrar suas obras em algum estilo literário, a não ser no estilo Machado de Assis, o qual possuía a habilidade de ver, como ninguém, a realidade nua e crua. Suas obras mais conhecidas, talvez por isso, estão mais relacionadas ao movimento Realista, que se caracterizava exatamente por traduzir fielmente a sociedade da época, diferentemente da idealização que acontecia no Romantismo.

Machado de Assis é o fundador da Cadeira n.º 23 da Academia Brasileira de Letras, que presidiu por um longo período.

Por ocasião dos 100 anos de sua partida, foi criado um site http://www.machadodeassis.net/, que traz um acervo com a sua biografia, incluindo-se obras e relatos de outros importantes nomes da literatura sobre ele. É interessante visitá-lo, para que se obtenha mais conteúdo a seu respeito.


Nenhum comentário: