29 de dez. de 2008

QUESTÔES RESOLVIDAS - CONCURSO PÚBLICO

1 (P.M. Santos / FCC 2008) Estão corretamente flexionadas todas as formas verbais da frase:

(A) Se Isabel rever as imagens captadas há tempos por seu doador, talvez venha a se surpreender.
(B) A fina membrana não provém a memória das visões, nunca houve o caso de alguma que as retesse.
(C) As visões que proviessem de uma outra pessoa e passassem a ser nossas, seriam como fantasmagorias que em nossos olhos se detivessem.
(D) Ainda que não retenhem visões antigas, as córneas herdadas sempre deixarão a impressão de que acumularam muitas experiências.
(E) É desejo do autor do texto que Isabel distingua apenas as coisas belas, que veja apenas o que constitue a navegação dos dezoito anos.

Questões com verbos sempre exigem uma atenção especial. A letra “A”é descartada, pois os verbos irregulares (geralmente de 2ª conjugação) mudam as suas formas do infinitivo e futuro do subjuntivo. Não coincidem. A forma correta seria “Se Isabel revir”, diferente da que se encontra na alternativa (Portanto, no infinitivo, rever; no futuro do subjuntivo, revir; ter, tiver; fazer, fizer. E assim por diante). Acontece o mesmo na letra “B”. a forma verbal correta seria “retivesse” (imperfeito do subjuntivo) e não retesse. A maneira correta do verbo da letra “D” seria retenham. Na letra “E”, a forma verbal adequada seria distinga, e a forma constitue não existe; é constitui (constituir), assim como influi (influir), dilui (diluir), evolui (evoluir), contribui (contribuir).
A resposta é a letra “C” porque os verbos proviessem e detivessem derivam, respectivamente de provir (originada de vir) e de deter (originada de ter). Elas seguem a conjugação dos verbos originais, que seriam viessem e tivessem.

2 “Essa é uma questão social”. Respectivamente, as palavras classificam-se, em termos de morfologia, como:

a) artigo – verbo – numeral – pronome – substantivo.
b) pronome – conjunção – numeral - substantivo – adjetivo.
c) advérbio – verbo – adjetivo – numeral – substantivo.
d) pronome – verbo - artigo – substantivo – adjetivo.
e) pronome – verbo – numeral – substantivo – substantivo

Os vocábulos essa, esta, aquela e suas flexões sempre serão pronomes demonstrativos, pois apontam para algo no espaço, tempo e no contexto. Desse modo, descartamos as letras “A” e “C”. A palavra é constitui forma verbal de ser. Nesse caso, descartamos a letra “B”. Uma é artigo indefinido e não numeral, pois não quantifica coisa alguma, apenas dá idéia de indefinição. Ou seja, uma questão significa qualquer questão, não está clara qual é. Assim, já encontramos a resposta: letra “D”. Questão é substantivo, com a função de nomear determinada coisa, e social qualifica, caracteriza esse substantivo sendo, portanto, adjetivo.

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito bom os comentários. Obrigado.