27 de jun. de 2008

REDAÇÃO NO VESTIBULAR / 2009

Foi publicado pela COMPERVE o Edital do Processo Seletivo Vestibular 2009 da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Especificamente na prova de redação, não haverá novidades. Assim como no processo seletivo anterior, o texto solicitado ficará entre Carta-argumentativa e Artigo de Opinião, ambos de cunho dissertativo. Ou seja, mais uma vez, o aluno terá de mostrar a sua capacidade em expressar opiniões de algum tema polêmico e atual. Neste blog, existem exemplos dos dois gêneros textuais, inclusive com publicações de artigos que ficaram entre os 5 melhores do Projeto de Incentivo à Leitura do mês de junho/2008, da Central de Cursos.
A redação deverá ser decisiva novamente, inclusive porque todos os candidatos terão que escrevê-la, independentemente da área que escolherem. As inscrições acontecem de 11 a 31 de agosto do corrente ano, após o resultado da isenção publicado no último dia 7.

A dica para os alunos é manterem-se atualizados, lendo e praticando a redação para que estejam preparados no momento do vestibular, uma vez que os temas oscilam a todo o momento.

24 de jun. de 2008

MELHORES REDAÇÕES - INCENTIVO À LEITURA IV

Como no mês passado, estamos publicando as duas melhores redações do Projeto de Incentivo à Leitura - Módulo IV, da CENTRAL DE CURSOS, que atingiram a nota 9,75. Parabéns a Felipe Toscano e a Annie Karoline, que demonstram muito talento e conhecimento do assunto nessas redações. Hoje, 23-06-2008, está sendo disponibilizado o Incentivo à Leitura Módulo V.

FILHOS NA ADOLESCÊNCIA: UMA ORDEM ATRASADA

Adolesces Concebidus

Deixar a boneca, “se tornar moça”, ter filhos. Essa ordem de acontecimentos deveria estar ultrapassada, uma vez que antes da maternidade há muitas obrigações na sociedade atual. Porém, é uma realidade que ainda acontece com muitas jovens, mas não por ser uma regra e sim, por falta de regra.
A regra escassa é a da consciência, esta que só se adquire com informação, com educação. Tanto é que a maioria dos casos de gravidez na adolescência se encontra nas classes baixas, as menos instruídas. Não é por falta de contraceptivos, pois existem vários deles e são bem distribuídos pelo governo; a falha está na base familiar, desinformada, que não impõe limites aos relacionamentos dos filhos.
Bebês precipitados geram desordem. No futuro, as crianças podem sofrer por terem sido indesejadas, por geralmente não terem o pai presente ou por dificuldades na família, já que a vida financeira dos pais terá sido atrasada com o novo membro. E as mães, mais do que seus parceiros, perdem muito tempo com a dedicação ao filho, quando deveriam estar se profissionalizando para depois oferecerem qualidade de vida a um descendente.
Desse modo, pode-se dizer que a gravidez na adolescência contribui a um círculo vicioso de pobreza e deve ser controlada. O prazer e o amor são importantes aos casais, por isso a proposta correta é a conscientização da preservação. Para isso, espera-se a melhoria do ensino que corrija a ordem dos fatos na vida dos jovens, o que de quebra, invoca desenvolvimento.

Autor: Felipe Toscano Lins de Menezes
Nota: 9,75

______________________________________________________________
MAIORIDADE PRECOCE

Adolesces Concebidus

Sabemos que a sociedade vem enfrentando diversos problemas alarmantes há muito tempo. Alguns relacionados às questões ambientais, outros a catástrofes naturais e os poucos que sobram retratam as questões sociais em si, como a fome, a miséria e a problemática da gravidez na adolescência, que está abrangendo todos os lares e focos de discussão.
São múltiplos os fatores que levam nossas jovens a engravidarem cada vez mais cedo. Na maioria dos casos, a falta de informação é vilão da história, assim como a não utilização de métodos contraceptivos por duas causas principais: a falta de recursos para adquiri-los e a rejeição por parte do parceiro (o que é totalmente inadmissível e, infelizmente, bastante comum). Questões familiares também influenciam. Pesquisas comprovam que meninas afetadas psicologicamente por um ambiente familiar degradado procuram no sentimento materno uma chance de tornarem-se importantes para alguém, no caso, para seus filhos.
Entretanto, assumir uma criança e uma família não é “brincar de casinha”. Diferentemente do que acontece no mundo surreal, não se pode voltar atrás, muito menos guardar os “bonecos” dentro de uma caixa e deixá-los de lado. A gravidez na adolescência acarreta problemas de desenvolvimento e comportamentais irremediáveis, tanto para a mãe, quanto para o concepto.
Verificamos, desse modo, que a problemática em questão está ganhando bem mais espaço perante a sociedade devido ao seu grau de importância e isso é um avanço significativo, pois percebe-se que o tabu, no qual a mulher tem função unicamente matriarcal e genitora, está desfazendo-se. A gravidez precoce viabiliza um salto sem volta na maioridade de muitas adolescentes, provocando prejuízos em um longo prazo. Logo, prevenir e informar são medidas seguras para evitar tal situação, cabendo aos Estatutos responsáveis os respectivos deveres.

Autor: Annie Karoline Bezerra de Medeiros
Nota: 9,75

11 de jun. de 2008

Olhares obscuros (Cassildo Souza)

Eu não tenho vocação pra ser medíocre
Muito embora os caminhos me conduzam
Estou velado no olhar que identifique
A trilha certa dos brilhos que me seduzam.

Minhas lentes precisam se limpar
Minhas ações devem ser concretizadas
Estou em meio a um intragável mar
Meus conceitos, minhas idéias afogadas.

Tudo isso por não ser bem-decidido
Nas crateras de minha indefinição
Vivo sempre com o espírito coagido
Sem achar essa lógica solução.

De verdade, não sei onde eu piso
Meu tacto pra tais coisas não me vem
Isto é a sinopse do que analiso
É que às vezes minhas idéias não convêm.

Mas, se sou, assim mesmo, diferente
Tenho que assumir essa ingrata posição
Não posso ficar entre uma e outra vertente
Vou encontrar em um lugar o meu condão.

E, por enquanto, fico só na teoria
Esperando a hora certa de agir
Não quero ser eternamente uma ironia
E estarei, em breve, a me definir.

QUANDO A FOME INVADE UMA NAÇÃO...

Publico, agora e por completo, os versos que fiz abordando a problemática da fome. Uma estrofe estava na parte onde ficam as informações permanentes deste blog. Agora, vocês terão acesso a todas elas, por ocasião desta postagem.

QUANDO A FOME INVADE UMA NAÇÃO

O país vive clima de agonia
Toda hora aparecem na tevê
Situações que a humanidade vê
Contrastando à falsa euforia
E são coisas que afetam o dia a dia
Um progresso que equivale ao nada
Uma sina que há muito está marcada
Nos levando à inteira escuridão
Quando a fome invade uma nação
A violência está consolidada.

Nos armazéns alimentos que perecem
Esperando as coisas que não vêm
Sofrimento assim não nos convém
Criaturas da nação muito padecem
Desse modo, todas elas não merecem
Conviver com a barriga maltratada
Sem comer, sem beber, algo de nada
Sem ganhar e sem ter nenhum tostão
Quando a fome invade uma nação
A violência está consolidada.

Mas, pior é a fome de vergonha
Está longe de ser erradicada
A justiça raramente é praticada
A população de hoje sequer sonha
E nos rostos uma expressão medonha
Da certeza de luta fracassada
Uma gama de gente massacrada
Enfrentando a tal destruição
Quando a fome invade uma nação
A violência está consolidada.

A revolta se alastra pelo mundo
Sem comida os ânimos se exaltam
Não só são alimentos que nos faltam
O vazio é ainda mais profundo
Ser faminto é viver em submundo
É não ter nem sequer uma morada
Ter saúde e escola de fachada
Que os homens projetam sem razão
Quando a fome invade uma nação
A violência está consolidada.

Nas cidades é faminta a insegurança
O poder enche a pança dos maiores
Enquanto isso, sobrevivem os menores
Aguardando uma falsa esperança
Nessa linha nossa queda é quem avança
Nossa Pátria não é tão bem amada
Vejo a hora ocorrer total parada
Com o país se arrastando pelo chão
Quando a fome invade uma nação
A violência está consolidada.

É uma pena de morte ideológica
Bem pior que a morte original
Comer papel de imprensa, de jornal
Atingindo a parte fisiológica
Contrariando a ordem psicológica
E deixando a mente habituada
A sofrer privação incomparada
A viver toda hora em precisão
Quando a fome invade uma nação
A violência está consolidada.

E pra matar essa fome da comida
Da dormida, da casa, da escola
Da vergonha, a vertente que assola
Não permite uma vida bem vivida
População será bem decidida
Consciência terá que ser moldada
Não tratando igualmente uma manada
O que usam chamar de O POVÃO
Pra acabar toda a fome da nação
E a violência ser de vez eliminada

(Cassildo Souza)

9 de jun. de 2008

AULÃO EM ACARI

Gostaria de agradecer aos alunos que compareceram ao aulão realizado no último domingo (08-06-2008) em Acari/RN, na Casa da Juventude. Karlo Sérgio abriu os trabalhos com Matemática, dentro daquela dinâmica que lhe é peculiar, atraindo a atenção de todos. Depois, este que vos fala, Cassildo Souza teceu orientações gerais sobre Redação: os tipos cobrados no Vestibular, suas características, modelos, temas e os erros mais cometidos. Os alunos permaneceram no prédio até o final, por volta das 11h40, o que demonstra a seriedade de Acari para com a educação. Estão todos de parabéns, a mentalidade desses alunos é um exemplo para todos os jovens do Seridó, inclusive para nós, aqui de Currais Novos. Iniciativas com estas devem sempre ser apoiadas.
Agradecimentos aos funcionários que estiveram dando suporte no local, os quais foram maravilhosos.
Quem sabe poderemos voltar em outra oportunidade. Estou esperando o acesso de vocês ao blog, façam comentários, tirem dúvidas, o e-mail é duvidasnoar@hotmail.com.

4 de jun. de 2008

BARACK OBAMA "ASSUSTA" O MUNDO

Nesta terça-feira o Senador de Illinois, Barack Obama, já praticamente confirmado como candidato dos Democratas à Presidência dos EUA, discussou para aproximadamente 20.000 pessoas, em Minesotta, agradecendo o apoio que recebeu durante a campanha em que travou um duelo bastante interessante com a também Senadora Hillary Clinton. Se Obama vencer as eleições contra John Mccain, será um fato inédito a presença de um negro no comando da maior potência mundial. O mundo está alerta para essa possibilidade e o assunto tende a ser muito abordado pelos veículos de comunicação e pelas instituições de nível superior, em seus exames para 2009. É bom ficarmos atentos.

PESQUISAS COM CÉLULAS-TRONCO: UM TEMA FORTE PARA O VESTIBULAR

Assunto bastante debatido nas últimas semanas, a pesquisa com células-tronco ganha força como um dos temas para o Vestibular / 2009. É polêmico, assim como a produção dos biocombustíveis. Tem havido muita discussão sobre questões envolvendo o meio-ambiente e a genética, dois fatores imprescindíveis para o futuro do planeta. Vejamos algumas informações que poderão ajudar-nos a formar uma opinião consciente sobre essas células.

O que são células-tronco?

A célula-tronco, ou célula estaminal, é uma capaz de se dividir e originar uma outra célula semelhante à sua progenitora. Esse processo é chamado de diferenciação celular. Existem duas possibilidades de extração das células estaminais: elas podem ser adultas ou embrionárias. As adultas, por exemplo, são encontradas em tecidos como medula óssea, sangue, fígado, cordão umbilical, placenta, entre outros. Já as embrionárias, como diz seu próprio nome, são encontradas no embrião humano.

Qual é a diferença entre elas?

As células adultas têm uma capacidade de diferenciação muito mais reduzida que a embrionária. Por exemplo, uma célula-tronco adulta retirada do fígado de uma pessoa, terá a capacidade de se multiplicar em células do fígado desse indivíduo. E assim com as células adultas retiradas de outros tecidos. Já a célula embrionária é como um coringa, e é capaz de se transformar em qualquer outro tecido do corpo humano, como ossos, nervos, músculos e sangue.

Qual seria sua aplicação na medicina?

Por essa sua capacidade de se multiplicar em qualquer outro tipo de célula, a célula-tronco embrionária poderia ser útil no tratamento de diversas doenças, como por exemplo o Mal de Alzheimer que é considerada uma enfermidade neurodegenerativa. Como as células nervosas não são repostas pelo organismo, uma terapia com células-tronco, acreditam os especialistas, poderia reverter os danos causados pelo Alzheimer. Além disso, os médicos defendem a aplicação também no combate a doenças cardiovasculares, diabete do tipo 1, acidentes vasculares cerebrais, doenças hematológicas e traumas na medula espinhal.

Qual é o principal argumento de quem defende?

Os principais defensores das pesquisas com as células-tronco embrionárias são médicos, especialistas e associações civis ligadas a algumas das doenças que poderiam ser combatidas com a liberação dos estudos. Seu principal argumento para apoiar essa causa são os possíveis avanços científicos para a Medicina que a pesquisa poderia garantir e como milhões de pessoas acometidas por essas doenças poderiam ser beneficiadas.

Qual é o principal argumento de quem é contra?

A Igreja Católica e diversos outros grupos religiosos têm o apoio de fiéis e algumas associações civis na luta contra a pesquisa com as células-tronco embrionárias. Sua defesa argumenta que utilizar embriões para a extração de células-tronco é como se fosse praticar um assassinato, já que o processo destruiria o embrião.

Fonte: <http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI2650454-EI8148,00-Entenda+o+que+sao+as+celulastronco+e+as+pesquisas.html> acesso em 03.jun.08