20 de mar. de 2009

MODELO DE ARTIGO DE OPINIÃO

Desordem e progresso

Fulano de Tal

É condenável a atitude que grande parte da sociedade desempenha no que diz respeito à preservação do meio ambiente. Apesar dos inúmeros desastres ecológicos que ocorrem com demasiada freqüência, a população continua “cega” e o pior é que essa cegueira é por opção.
Não sou especialista no assunto, mas não é preciso que o seja para perceber que o Planeta não anda bem. Tsunamis, terremotos, derretimento de geleiras, entre outros fenômenos, assustam a população terrestre, principalmente nos países desenvolvidos – maiores poluidores do Planeta – seria isso mera coincidência? Ou talvez a mais clara resposta da natureza contra o descaso com o futuro da Terra? Acredito na segunda opção.
Enquanto o homem imbuído de ganância se empenha numa busca frenética pelo progresso, o tempo passa e a situação adquire proporções alarmantes. Onde está o tal desenvolvimento sustentável que é – ou era – primordial? Sabemos que o progresso é inevitável e indispensável para que uma sociedade se desenvolva e atinja o estágio clímax de suas potencialidades, mas vale a pena conquistar esse progresso às custas da destruição da fauna, da flora, da qualidade de vida que a natureza nos proporciona?
Não podemos continuar cegos diante dessa realidade. Somos seres racionais em pleno exercício de nossas faculdades, não temos o direito de nos destruirmos em troca de cédulas com valores monetários que ironicamente estampam espécies animais em seus versos. Progresso e natureza podem, sim, coexistir, mas para isso, é preciso que nós – população terrestre – nos conscientizemos de nossa responsabilidade sobre o lugar que habitamos e ponhamos em prática o que na teoria parece funcionar.
*Redação produzida por Monalise Cristina Dantas, aluna da CENTRAL DE CURSOS-CURRAIS NOVOS/RN, dentro do Projeto de Incentivo à Leitura/2008.

184 comentários:

Ananda disse...

Adorei o artigo me serviu como modelo base pra fazer um.
Obrigado

Camila disse...

Adorei o artigo ...ele me ajudou bastante para ter uma ideia formada "correta" para saber sobre o que e como era a formação de um artigo de opinião.

CASSILDO SOUZA disse...

Obrigado pelas opiniões. Isso me move a querer continuar provando que a construção sempre será melhor que a destruição; a contribuição sempre será maior do que a falta de ação. E, como uma pequena formiga, tento fazer minha parte nesse grande oceano.
Um abraço.
Cassildo.

Anônimo disse...

blza ajudo eu faz o meu ...
vlw

Anônimo disse...

Mandou muito bem...
o Artigo tava ótimo, ajudou muito !!

Unknown disse...

Cassildo gostaria q vc me enviasse mais alguns artigos de opinião e os passos para realizar um, estou precisando urgente, rose

CASSILDO SOUZA disse...

Roseane. Neste mesmo blog eu disponibilizo vários artigos de opinião no seguinte link:

http://centraldasletras.blogspot.com/2008/11/links-relacionados-redao-para.html

São disponibilizados artigos e cartas

Anônimo disse...

Cassildo desde quando formiga vive no oceano ... dã !!

Bruna Marques Ferreira disse...

Achei muito bom!!!!!!!!!

CASSILDO SOUZA disse...

Entenda, o anônimo que postou o comentário, que sou Professor da área de línguas. E para acessar esse blog, as pessoas precisam compreender a figuração da linguagem. A comparação entre formiga e oceano dá-se pela dimensão de ambos. Faço de meu espaço uma maneira de expressar aquilo que sinto, da maneira que eu bem entendo.

Unknown disse...

Esse texto tbm me foi muito útil, é justamente o que eu estava procurando, e tbm me ajudou a entender melhor a respeito do artigo de opinião.
gostei da sua disposição Cassildo, e tbm de sua idéia DE QUE A COSNTRUÇÃO É MELHOR QUE A DESTRUIÇÃO, O QUE É MUITA VERDADE, A DESTRUIÇÃO NUNCA É O FIM, SOBRE A DESTRUIÇÃO SEMPRE IRÁ SER ERGUIDO UMA BOA CONSTRUÇÃO!!!!

CASSILDO SOUZA disse...

Obrigado, Márcio. É bom esclarecer que desta vez o artigo não é meu. Foi um dos textos escolhidos de um dos alunos da Central de Cursos que usei como exemplo. Para mostrar que todos podem atingir num nível de excelência na escrita. Espero que tenha ajudado.
Um abraço.

Unknown disse...

u cara saca muito!! pirei, vc é rei!!

CASSILDO SOUZA disse...

Obrigado, Murillo. É muito saber que as pessoas estão apreciando meu trabalho. Faço-o com muito prazer e, só para esclarecer, este blog não tem nenhum fim lucrativo (não existe propaganda)e nem nunca terá. Como não tenho custo algum para mantê-lo, isso me alivia a não ter que torná-lo comercial. Estarei sempre procurando melhorar e ajudar ao público alvo a que ele se destina.
Um abraço e continue acessando.

Anônimo disse...

Fiz um artigo de opinião no vetibular. Coloquei-o em terceira pessoa e dexei claro a minha posição,porém não usei em nenhuma hipótese a primeira pessoa. Posso ser desclassificada por isso?
Espero resposta
Izabela Cristina

CASSILDO SOUZA disse...

Izabela,
Não há registros de ARTIGOS DE OPINIÃO que tenham recebido nota ZERO, por ter sido escrito em TERCEIRA PESSOA. É claro que a 3ª pessoa deve ocorrer na DISSERTAÇÃO-ARGUMENTATIVA, mas isso não é motivo para anulação. O texto, como tenho dito, é avaliado num todo e, apenas nas situações CLARAS como ASSINAR COM O PRÓPRIO NOME, FUGIR AO TEMA, FUGIR AO GÊNERO é que são desconsiderados. Fique despreocupada.
Cassildo.

Magdiel Arlison disse...

Adorei o artigo me serviu como modelo base pra fazer um.
Obrigado [2] =)

Adriano Bueno disse...

Adorei o artigo muito bom.

Unknown disse...

kkk Adorei, vai me ajudar na conclusão do meu trabalho de língua Portuguêsa de amanhã

Valew's ♥

Gustavo França' disse...

Parabéns,Foi um ótimo exemplo de artigo, e um excelente "tema", que por ventura foi muito bem escrito.

CASSILDO SOUZA disse...

Obrigado, Gustavo. Mas continuo registrando que dessa vez o texto não é meu. Foi escolhido entre meus alunos da Central de Cursos, ano de 2009.

Um abraço.

CASSILDO SOUZA disse...

Feh, espero que possa ajudá-la concretamente a terminar seu trabalho. A intenção desse espaço é essa mesmo, a de contribuir com o conhecimento das pessoas, de maneira espontânea e sem nenhuma pretensão comercial.

Cassildo.

Anônimo disse...

meu professor usou isso como exemplo na escola

A.R.M.
Bezerros, PE

Anônimo disse...

obrigado pude copiar e tirar nota na escola UHASUHASUHASUHAUHS

Susan disse...

Muito bom este artigo de opinião. A pessoa que o escreveu merece, sem dúvida, os méritos positivos a respeito desta redação.

Unknown disse...

aodorei o artigo, são de pessoas assim que precisamos para mudar a historia

Anônimo disse...

Cara , cê é o melhor professor do Brasil vlh .-.
Nao sabia ao certo como trabalhar com artigo de opiniões , mas você esclareceu tudo . brigadao vlh , abraços .-.

Anônimo disse...

Cassildo , queria que , sob sua permissão , eu podesse envia-lo um artigo de opinião de minha autoria , para , se nao for de seu incomodo , obter sua avaliação , sua opinião e talvez ate correção .

gabriel disse...

Adorei estes artigos ajudou para mim muito,gostei.

CASSILDO SOUZA disse...

Obrigado aos comentários acima. Alguns deles exagerados...rs. Mas obrigado, de qualquer forma. É claro que pode me enviar o artigo para correção: duvidasnoar@hotmail.com.
Um abraço

Unknown disse...

FIQUEI MUITO IMPRESSIONADA COM A CLAREZA DE SEUS PONTOS,DE SEUS ARGUMENTOS!SOU UMA ETERNA DEFENSORA DO PLANETA E PODÍAMOS ENTRAR JUNTOS NESSA!TENHA UM ÓTIMO DIA!

Anônimo disse...

muito legal, com certeza irá me ajudar futurarmente, vlw.

Unknown disse...

Pô cara.. seu texto é brilhante.. eu faço meio ambiente e era exatamente um texto desse tipo que eu precisava para conseguir começar o meu..

Unknown disse...

goostaria q um dos meus textos fossem bem elaborados como esse: vlw isso me ajudou basatanteeee::D

Anônimo disse...

Valeu aew ô cassildo sei la como eh o nome desse kara, mas valeu minha prof. pediu para eu fazer um artigo de opinião ai eu copiei o seu todo :)
Vlw vc eh brilhante...

Unknown disse...

Adorei o artigo!
Um modelo corretíssimo, legal e que retrata um dos nossos maiores problemas (digo nossos, porque somos todos culpados).

Beijos e Obrigado!

Anônimo disse...

parabens pelo artigo e por eu ser estudante da 8º serie ainda nao entendi bem qual é o tema ..beijos parabéns.....♥

Anônimo disse...

Nossa! O autor desenvolveu espetacularmente se artigo de opinião, ficou totalmente imobilizada ao lê-lo, Parabéns para o que o escreveu e também para vocês do blog que disponibilizaram esse fragmento, para nos deliciarmos com tanta coerência!

Anônimo disse...

Pensei que deveria haver mais dados estatísticos e citações.

CASSILDO SOUZA disse...

Existem várias estratégias para se escrever textos dissertativos. Cada pessoa escolhe aquilo que melhor se lhe apresenta e que se torna possível conforme o tema sugerido. Dados estatísticos constituem uma das estratégias, mas corre-se o risco de não colocá-los com precisão, o que prejudica bastante a avaliação. Citação é outra estratégia; retrospectiva histórica, outra. E, assim por diante.

Unknown disse...

Terremoto não tem ligação com aquecimento climático,pos são acomodações das placas, por sua vez imutável com a ação humana!

Lais** disse...

eu gostaria de saber quem é realmente o autor desse artigo.
Porque gostei muito.

CASSILDO SOUZA disse...

É Laís, realmente eu perdi os dados de quem fez este texto. Inclusive, coloquei recentemente uma postagem no blog em que tento localizar o autor desta redação tão bem elaborada, que rendeu o maior número de comentários de todas as matérias aqui neste blog.

Lineker Gomes disse...

Muito bom o artigo, irei usa-lo como modelo para montar um sobre minha cidade.

Nathalia disse...

Adorei o artigo, vou fazer um trabalho e ele me ajudará a entender um pouco melhor sobre o que devo fazer no meu artigo de opinião.

Parabéns

flavia disse...

valeu o artigo me ajudou bastante para fazer um sobre minha cidade.

REGINA SVERSUTI disse...

EU TBÉM FIQUEI MARAVILHADA COM O ARTTGO.E´O EXEMPLO QUE PRECISAVA PARA FAZER O MEU . REGINA SVERDUTI

Anônimo disse...

Gostei bastante da argumentação feita pelo garoto do artigo. Além do mais, escolheu um tema bastante satisfatório para o desenrolar de uma boa dissertação.

amor de mais disse...

queria um exemplo de artigo de opiniao sobre o tema o lugar onde vivo?

Anônimo disse...

OW kara mt0 bom estes artigos, mas deveria ter um pouco mais de artigo...

Adriana disse...

Olá... Gostei muito de seu artigo e de seu blog, sou professora de Língua Portuguesa e Inglês, em Americana/SP Abraços!

CASSILDO SOUZA disse...

Obrigado, Adriana. Então, somos das mesmas áreas (Língua Portuguesa e Inglesa). Este espaço é, exatamente, para difundirmos alguns conhecimentos do ramo de línguas, tão importante para a formação da consciência crítica das pessoas. Estou sempre à disposição, para dúvidas, sugestões ou mesmo troca de idéias e conhecimento.

CASSILDO SOUZA disse...

Existem links, neste mesmo blog, que abordam modelos de carta argumentativa e, especialmente, artigo de opinião.

Stéphanie Castro disse...

Olá Cassildo. Estava procurando modelos de artigo de opinião porque preciso fazer um como trabalho da faculdade. Estou com umas idéias mas fiquei com uma dúvida: posso me dirigir diretamente ao leitor usando 'você'?
Exemplo: E você, caro leitor, também é responsável por essas mudanças.

CASSILDO SOUZA disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
CASSILDO SOUZA disse...

Stephanie. Por se tratar de um artigo, e não de uma dissertação argumentativa, não vejo nenhum problema em se dirigir ao leitor. Isso acontece, inclusive, nos Editoriais das principais revistas do País. É importante, disfarçar essa referência com expressões do tipo "O leitor poderá perceber", sem direcionar-se especificamente ao receptor a mensagem.

Stéphanie Castro disse...

Até que tentei, mas não consegui 'disfarçar' a referência ao leitor, até porque acabei tendo algumas outras atividades urgentes e escrevi meio com pressa. Gostaria de uma opinião...poderia te enviar?

Obrigada pela atenção

CASSILDO SOUZA disse...

Sim, Stephanie. Pode enviar para o e-mail duvidasnoar@hotmail.com, que eu analisarei seu texto.

Anônimo disse...

ai ai ai ui ui

Camila Correa disse...

oii VC ESTÁ DE PARABENS PELA CRIATIVIDADE... POR FAVOR EU TENHO QUE ENTREGAR URGENTE UM ARTIGO DE OPINIAO ATE´DEPOIS DE AMANHA E COMO GOSTEI MUUUITO DO SEU BLOG POSSO CONTAR COM A SUA AJUDA??O TEMA É SOS PLANETA...É P/ FALAR SOBRE DESTRUIÇAO ,DESMATAMENTO,POLUIÇAO ENTRE OUTROS....
EMAIL MARKOSMARKOS2010@HOTMAIL.COM.....ESPERO SUA AJUDA..E PARABENS

Anônimo disse...

Parabéns seu artigo ficou demais e me ajudou a beça!

Anônimo disse...

Obrigada!este artigo me ajudou muito!com ele eu pude fazer um artigo para nota na escola!

Anônimo disse...

amei o artigo e perfeito parabens

Anônimo disse...

tá massa!!!!pivetii

Unknown disse...

nossaa muitoo booom eraa o quee eeu estavaa procuraandoo praa podeer fazeer oo meeu artigo de opiniao
fooi umaa boua basee .
valleeuw . !

Viidaa Adolesscentee disse...

adorei o artigo serve como base e ajuda p/ a formaçao de muitos outros.

Anônimo disse...

Boa noite,
Fiz uma prova de concurso público em que foi solicitado que o candidato elaborasse um artigo de opinião sobre o uso de aforismos.Sei que fiz um bom texto, seguindo "quase" todos preceitos solicitados pelo gênero de texto, mas não coloquei título no artigo. Vi que o título é importante para este tipo de texto. Este tipo de erro pode comprometer toda a avaliação da minha redação ? a redação pode ser anulada por isso? Poxa fiquei muito chateado, pois fiz uma boa prova, consegui a pontuação necessária para que pudesse ter a redação corrigida e esqueço de colocar o título !
obrigado

CASSILDO SOUZA disse...

Fique despreocupado. O Título deve ser colocado, mas se não houver expresso na proposta que, sem ele, a redação é anulada, ela não será. Não vai comprometer todo um texto. Vai ser um erro, vai haver descontos, mas o texto - no todo - deverá ser considerado.

antonio disse...

Eu penso que perfeito demais nunca vai ser. Tem um sentido muito libertário e universalista, uma fala que não é adequada nem para um porta-voz da ONU diante de calamidades em série; e transforma a proposta em uma dieta apática a curto prazo, para o planeta. Discursa do que todos já sabem e se culpam diariamente. Uma argumentação como essa deveria ser divulgada para todo indivíduo letrado do mundo, para fazer jus a intensidade do protesto, caso contrário sua existência só traz fantasmas e pesadelos. Também porque os pontos de vista e as conclusões são definidos partindo de conclusões, não de causa ou efeito. Em casos muito abrangentes, como questão ambiental mundial, não existem culpados, bem como não existe medida extremista em curto prazo que traga resultados da noite para o dia, nossa sociedade demorou no mínimo doze mil anos para ser essa "droga" sugerida. Sempre em lugares comuns como esse a solução é projetos-modelo espalhados por todo o mundo, com passe livre contra religião, sistema econômico, cultura e etc. De que adianta argumentar se não pode transformar, digo adequadamente, não que essa sua opinião não desperte ao menos o interesse do leitor pelo tema. Aplausos para a articulação entre um ponto de vista e outro, mas o excesso de tópicos cria uma espécie de roteiro-teatral-dejà vu.

Anônimo disse...

achei esse tipo de comnentario muito bom gostei munto do q se falo.

douglas belem disse...

legal apredi muito sobre este modelo.

Anônimo disse...

Nossa, realmente fantástico!

Amanhã terei uma prova de Redação, e estou pesquisando sobre Artigos de Opinião, encontrei o seu, e me serviu muito!

Obrigado Cassildo.

Else Martins disse...

Cassildo,
o texto de seu aluno não me parece um artigo de opinião. Tem sim, base argumentativa, mas falta a ele o contra-argumento, sem o qual não há artigo de opinião. Parece-me mais uma redação escolar.
abraço
Else

CASSILDO SOUZA disse...

E é uma redação escolar, sim. Foi feita numa preparação para vestibular. Uma redação escolar escrita em forma de artigo de opinião. Todo texto tem de estar formulado em algum gênero. É evidentemente que o contra-argumento depende muito da proposta de redação. A proposta pede para simplesmente abordar um assunto, pede para opinar, pede para ser contra ou a favor? Todos esses elementos indicam, norteam de que maneira o texto será desenvolvido. E foi assim que esse aluno conseguiu uma das melhores notas de redação da UFRN, que, na época, pedia artigo de opinião.
Um abraço.

Okatsura Lau disse...

Olá Cassildo, eu estava procurando modelos de redação para estudar para o vestibular e acabei encontrando o seu blog, muito bacana por sinal.

Gostaria de pedir, se não for muito encômodo, que você disponibilizasse mais modelos sobre os principais tipos de redação abordados nos vestibulares, pois seria de grande ajuda na hora de elaborar o meu próprio.

Grato.

CASSILDO SOUZA disse...

Obrigado pelo comentário positivo, é bom ver nosso trabalho reconhecido. Não sei se você observou, mas existem uns links colocados à direita do blog que redirecionam para modelos principais do vestibular, que são DISSERTAÇÃO, CARTA e ARTIGO. Mas você ainda pode buscar outros gêneros, como ANÁLISE COMPARATIVA, RESENHA CRÍTICA, entre outros, neste mesmo blog.
Um abraço!

Natalia ** disse...

adorei, utilizei o texto para fazer uma pesquisa de português.

Anônimo disse...

gostei muuuuuuuuuuuuitooooo!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Cassildo parabenizo pelo otimo trabalho.

Gostaria de saber qual éo primeiro passo para comecar a escrevar bem ?

Obrigado,
Felipe

CASSILDO SOUZA disse...

Para escrever bem, é preciso começar a praticar. Faz uma redação, depois a reescreve, mostra para algum professor e, assim, vai-se aprimorando. É só questão de tempo. Estar bem informado sobre temas também é importante. Caso queira começar a escrever, pode enviar suas redações para duvidasnoar@hotmail.com.

Anônimo disse...

olá, adorei seu exemplo, voce escreve muito bem... me ajudou bastante. obg!

Anônimo disse...

muito bom este exemplo de artigo de opinião, esclareceu minhas dúvidas, estou indo fazer agora um simulado no meu colégio e hoje tem redação.

Anônimo disse...

Muito bom o artigo, mas uma coisa me chamou a atenção, você escreveu "Tsunamis, terremotos, derretimento de geleiras, entre outros..." isso são fatores naturais que não dependem da ação do homem para acontecer, não tem nenhuma relação com açâo humana.

Anônimo disse...

muito bom, mas tsunamis e terremotos não tem nenhuma relaçao com a ação humana.

CASSILDO SOUZA disse...

Acato sua opinião. Mas esta é uma questão polêmica, muitos dizem não haver, realmente, nada de humano em relação às ondas gigantes. O texto, escrito por um aluno, na verdade não chega a afirmar, faz uma reflexão se isso não seria realmente a causa. Em todo o caso, disponibilizo-lhe link da REVISTA SUPERINTERESSANTE que analisa tal possibilidade. Obrigado por postar, coloca o nome da próxima vez. Um abraço!
http://super.abril.com.br/ecologia/catastrofes-podem-acabar-mundo-626280.shtml

Anônimo disse...

nossa me ajudou muito a sair melhor ns provas bimestrais kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk bbbbbbbbbbbbbbooooooooooooooo//????

Anônimo disse...

Muito bom. Vou usar em uma formação de professores

Daniel Sbano disse...

Puta que pariu , sai muito de redações não mais mexer com a reflexão psicológica das pessoas me despertou interesse , vou me empenhar mais na matéria

Anônimo disse...

Puta que pariu, sai muito de redações não mais mexer com a reflexão psicológica das pessoas me despertou interesse, vou me empenhar mais na matéria

Anônimo disse...

Me serviu como base para um artigo que tenho q entregar amanha.. vlw

alexsander disse...

Po adorei o artigo !
mais eu queria tipo um esqueleto para fazer esse artigo que eu possa lembrar na hora ! tem como vc me disponibilizar ?

Anônimo disse...

é dessas pessoas q precisamos no mundo e no Brasil, parabéns caro amigo ótimo AO-ARTIGO DE OPINIÃO

Ohanna disse...

Prabéns pela forma de pensar, se o mundo fosse como você passariamos mais alguns anos em paz pelo menos.

Anônimo disse...

Muito bom, me ajudou bastante.

HIDE-AND-SEEK disse...

*-* cara como odeio português e vc me fez entender,to felizzzzzzzzzzz
caara muito obrigado vc e o primeiro que me faz entender isso ,putz caraaaaaaaa vc e feraaaaaaaa!!!!!!!

CASSILDO SOUZA disse...

Obrigado, Yango. A minha intenção é exatamente esta: simplificar ao máximo as explicações complexas, para atrair cada vez mais pessoas a apreciar a nossa língua.
Um abraço.

Camila Pacheco Magri disse...

Eu adorei esse site, pois ele nos informa quais são é, o que esta acontecendo no mundo por forma de um artigo deopinião.

Anônimo disse...

Parabéns, seu texto é empolgante, pois de forma objetiva, você conseguiu falar de um tema tão abrangente, que a maioria das pessoas se dizem capazes de fazer, mas que não é bem a realidade!! Me ajudou bastante, acrescentando muitas informações sobre o assunto, obrigada.

Anônimo disse...

muito bom esse artigo,me livrou de mas uma nota(pesquisa de artigos de opinioes)

j.v disse...

me ajudou bastante a fazer um trabalho enorme...

Anônimo disse...

Ótimo exemplo!
Mto bom....

isaCristina.com disse...

a opinião foi muito convincente, os argumentos foram muito bons, me ajudou bastante na argumentação de uma ideia pra defender;* vlw

Anônimo disse...

Cassildo, queria saber quem escreveu esse artigo(nome), para a analise do meu trabalho em que utilizo deste. Obrigada
Atenciosamente Viviane Bongard

Carolina disse...

Obrigada! me ajudou muito, tinha que fazer um artigo de opinião sobre a escola, baseando se no seu, consegui fazer um bem legal e diferente.

Anônimo disse...

Blog perfeito! p/ meu trabalho

CASSILDO SOUZA disse...

Obrigado por acessar!

Anônimo disse...

ola concerteza vc nao so me ajudou como ainda vai ajudar muitos alunos
que Deus te abencoe

vitoria disse...

mt bom e tenho certeza que vai ajudar a todos que entrarem!

mulher criativa disse...

nossa amei me ajudou muito ...

mulher criativa disse...

amei foi de muita ajuda pra mim...

Monaliza Medeiros disse...

Adorei o artigo de opinião, a pessoa que o escreveu merece os meus parabéns, e a você também Cassildo Souza, continue com esse seu trabalho, me ajudou muito e eu sei que ajudou a outras pessoas também.
Obrigada.

Anônimo disse...

Show adorei ele fico bem encorpado!
Parabéns...rumo a PSS 3..rsrsrs

Karol Melo disse...

Vc esta de parabens cassildo!! esse seu blog e maravilhoso e nos ajuda a esclarecer varias duvidas!continueee...! =) e... RUMO AO PSS3... e se eu paassar no vestibuular ( irei passar!!!) da UFPB vou agradeçer a VOCE!!!! te comunicarei! novamente PARABENS! Good job!

CASSILDO SOUZA disse...

Muitíssimo obrigado mesmo, Karol Melo. Bom saber que há pessoas que nos reconhecem também, que não só recebemos críticas. Fico extremamente lisonjeado e motivo a continuar prestando minha humilde colaboração aos que confiam em mim. Um abraço!

Anônimo disse...

Um texto de artigo de opinião tem paragrafo sim? Ou não ,e se eu escrever sem parágrafo está certo
responda o mais rápido possível...

Anônimo disse...

valew msmo, adoreii seu artigo e me ajudou muitoo ein um trbalhoO ...

LeonardoLFN disse...

Ola venho agradeçe pelo bom trabalho que vem desenvolvendo atraves deste blog, continue assim pois isto ajuda muita gente interessada em construir um possivel progresso sustentavel, estou desenvolvendo meu primeiro " Artigo de opiniao" e este modelo aqui exposto veio a fundamentar ideia inicias quanto a elaboracao de textos deste genero.... parabens!! abraço

Anônimo disse...

Muito bom mesmo ,a crítica contida nas suas perguntas envolvendo o sarcasmo e a ironia são de se admirar .

Anônimo disse...

nossa qeria escrever tao bemassim como quem escreveu esse artigo!!!

Sheron disse...

Alguem pode me dizer a que público esse texto é dirigido ?

CASSILDO SOUZA disse...

Não existe público definido, quando se trata de ARTIGO DE OPINIÃO ou DISSERTAÇÃO ARGUMENTATIVA. Isso ocorre com CARTA, que é um gênero direcionado a um indivíduo ou grupo específico.
Abraço.
Cassildo.

Anônimo disse...

Gostei muito! isso ajuda bastante ... continue postando pois encontrar exemplos de redaçções na net e dificil, quando agente prucura so encontra tipo assim (redação tem que ter começo meio e fim) e ver o exemplo e bem mais pratico obrigado.

Allex Venâncio disse...

Parabéns

Alem de ser um Artigo de opinião; nos faz refletir sobre um assunto muito polemico, mas que poucos o valorizam parabéns por esse artigo com dinamismo e qualidade.

Que todos tenham essa mesma vontade de protestar!

Anônimo disse...

a minha prpfessora pediu pra criarmos um artigo de opnião eu tava com ´preguiça de escrever e pensar imprimir o seu texto levei e ela penso q era meu e considerou como melhor da sala
HAHA

stephannie disse...

Muito boa essa redação.Eu achei muito legal,ta de parabéns...

LucasBraz disse...

Exemplo muito bom perfeito para uma ideia para escrita de uma crônica de opínião

Anônimo disse...

Parabéns pelo seu trabalho e pelo compromisso para com os alunos e colegas de profissão.

Anônimo disse...

Artigo relativamente bom, mas "população terrestre" foi desnecessário.

CASSILDO SOUZA disse...

Acontece, caro anônimo, que quando a autora do texto escreve "população terrestre" está especificando o termo anterior, querendo referir-se a população de todo o planeta. Poderia ser "população brasileira", "população nordestina", "população carioca", "população paulista". o termo "terrestre", como adjunto adnominal, tem exatamente a função de identificar o substantivo ao qual se refere. Isso não é erro, é clareza na informação. Não colocando esse termo, ninguém poderia saber sobre que população se falaria. Outro detalhe, caso fosse um erro, isso não comprometeria o texto. Pois seria um deslize em meio a inúmeros acertos.
Grande abraço.

Francilene Fernandes disse...

Meu querido, hoje 15 de junho, felizmente encontrei esse blog, é como manancial dos deuses para mim, porque vem ao encontro do que eu mais preciso no momento: ARTIGO DE OPINIÃO,e logo de início ler este artigo que você postou, é tudo de bom, gostaria muito de ter tido acesso a ele a alguns dias atrás quando escrevi um artigo de opinião na prova de redação da UFRN, na ocasião o tema era: VOTO CONSCIENTE COMBATE A CORRUPÇÃO? Já percebi pelas tuas esplicações que cometi alguns erros, mesmo assim, pra mim foi uma esperiência e motivo de aprendizado. Agora estou mais conciente sobre o assunto e me preparando melhor para um futuro artigo de opinião. Agradeço este espaço tão importante para todos que amam as línguas na qual falamos,exercitamos, estudamos e nos relacionamos. Obrigada!!!

Francilene Fernandes disse...

Meu querido, hoje 15 de junho, felizmente encontrei esse blog, é como manancial dos deuses para mim, porque vem ao encontro do que eu mais preciso no momento: ARTIGO DE OPINIÃO, e logo de início ler este artigo que você postou, é tudo de bom, gostaria muito de ter tido acesso a ele a alguns dias atrás quando escrevi um artigo de opinião na prova de redação da UFRN, na ocasião o tema era: VOTO CONSCIENTE COMBATE A CORRUPÇÃO? Já percebi pelas tuas explicações que cometi alguns erros, mesmo assim, pra mim foi uma experiência e motivo de aprendizado. Agora estou mais consciente sobre o assunto e me preparando melhor para um futuro artigo de opinião. Agradeço este espaço tão importante para todos que amam as línguas na qual falamos, exercitamos, estudamos e nos relacionamos. Obrigada!!!

Anônimo disse...

legal!!!!!gostaria que posta-se outros textos de artigos de opinião com temas diferentes

Thainá Lopes disse...

Parabéns Cassildo. Esse artigo de opinião é muito bom. Vou me inspirar nele para fazer outros e sempre ter você como um exemplo. Te admiro muito. Esta de parabéns.

CASSILDO SOUZA disse...

Muitíssimo obrigado, Thainá. Ter esses depoimentos me incentiva a continuar fazendo esse trabalho, na intenção de contribuir com as pessoas. Um grande abraço!

Unknown disse...

meu amigo simplesmente genuíno seu texto e impressionante a forma como espoe suas ideias com clareza para seu leitor eu gostei muito e queria pedir-te ajuda como posso me comunicar com voce estou com dificuldades em textos de opinião.por favor ajude-me obrigado.

CASSILDO SOUZA disse...

Wesley, meu e-mail é duvidasnoar@hotmail.com. Pode contactar comigo. Grande abraço e obrigado por prestigiar.

Clede Costa disse...

me ajude a contextualizar este seu texto artigo de opinião sou pessíma em português,como por exemplo se é dissertativo,se estar na primeira pessoa,onde foi tirado quem escreveu ect... seu texto é ótimo vc manda bem pra caramba parabéns

Clede Costa disse...

me ajude a contextualizar este seu texto artigo de opinião sou pessíma
em português,como por exemplo se é dissertativo,se estar na primeira pessoa,onde foi tirado quem escreveu ect... seu texto é ótimo vc manda bem pra caramba parabéns preciso entregar amanhã.

esterfano disse...

Cara eu fiquei em segundo lugar nas provas de múltipla escolha do vestibular da UFRN, porem tirei ZERO na redação esse bendito Artigo de Opinião, agora não tiro maiss

CASSILDO SOUZA disse...

Caro Clede. Um artigo de opinião tem natureza DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVA, ou seja, apresenta argumentos para defender uma tese/opinião; precisa ter INTRODUÇÃO, DESENVOLVIMENTO, CONCLUSÃO (no mínimo 3 parágrafos); geralmente escrito em primeira pessoa (mas pode estar em terceira). De modo que um artigo de opinião parece muito com uma DISSERTAÇÃO ARGUMENTATIVA EM PROSA. Tenho, neste blog, uma página dedicada a modelos de artigo de opinião, no canto superior à direita. Obrigado por acessar.

alice silva disse...

adorei esse artigoo, ele mi ajudou mt, . cm esse modelo , eu tive varias ideias para produção do meu artigoo,.
obrigadão, vc salvou meu trabalhoo de Portugues !

claudineia disse...

poxa ficou de mais obrigado me ajudou muito amanha vou entregar o artigo muito mais confiante. depois de ler esse exemplo!parabens

Vitor Hugo disse...

Meu nome ^
^
^
Esse texto me ajudou muito com minha tarefa de produção de texto da escola.
Valew Cara Você Me Ajudou Muito CASSILDO SOUZA.

Unknown disse...

esse texto tem perguntas de mais

Unknown disse...

esse texto tem muitas perguntas mais de 2 em um só paragrafo

CASSILDO SOUZA disse...

Caro Gilliardy, as perguntas enriquecem muito o texto, desde que elas não estejam ali para deixar dúvidas e sim para questionar, refletir. É umas das estratégias argumentativas mais ricas que existem. Quem lê regularmente pode observar nas grandes revistas e jornais de circulação nacional artigos com esse tipo de questionamento. Não há problemas quanto isso; pelo contrário, acaba sendo ótimo recurso.
Grande abraço e obrigado por acessar!

Anônimo disse...

boa redação!

CASSILDO SOUZA disse...

Obrigado ao anônimo acima. Grande abraço!

Anônimo disse...

cara to precisando de tua ajuda!!!
se vc poder criar um artigo de opinião pra mim vou ficar muito agradecido o tema e esse "BOCA DE FUMO". me procura no face, heltomar costahh.vlw

Anônimo disse...

Muito bom.

Júlia Alves disse...

Apesar da boa estruturação do artigo, sua argumentação ficou fraca, como de alguém ignorante no assunto. Primeiro, os tsunamis e terremotos são decorrentes de atividades sísmicas, assim como o vulcanismo, não tem menor relação com a ação do homem. Segundo, o derretimento das calotas polares é obvio e claro, só pode ocorrer nos polos e as consequências atinge diretamente as regiões costeiras dos continentes, independentemente de serem desenvolvido ou não. Devia ter citado outros tipo de fenômenos, que estão relacionados com a ação humana.

CASSILDO SOUZA disse...

Cara Júlia Alves. Agradeço pelas considerações. Não sei se você viu, no rodapé do texto, que se trata de texto produzido por aluno pré-vestibular. Postei-o no blog como modelo especialmente pela boa estrutura apresentada. Quanto aos assuntos específicos, você tem certa razão ao questioná-los, mas o texto deve ser avaliado no todo. Além do mais, essas questões são polêmicas e sempre haverá controvérsias. Obrigado, contudo, pelas ponderações, já que este espaço é construído coletivamente. Grande abraço!
Cassildo.

Anônimo disse...

Muito bom, me ajudou muito a escrever um artigo pro colégio!

julia disse...

hummm adorei... esse texto me salvou de mais um trabalho da escola vlw gente

carolina sacramento disse...

ficou ótimo! gostei me ajudou muito, obg!
vlw!

carolina sacramento disse...

ficou muito bom!
vlw!

mc jonathan disse...

foi muito massa adorei que bom eu tenho internet para fase o dever

Anônimo disse...

muito legal sua iniciativa, isso ajuda muito, parabéns pela contribuição!

Anônimo disse...

Obrigada cassildo, me ajudou bastante.
Nesse ano, irei fazer um concurso (IFRN),a prova será dia 16.12.12 e se cair um artigo de opiniao me darei bem, pois vi um exemplo muito bom da sua aluna. parabenizo ela pela redação que ficou exelente...
mas em fim... se Deus quiser vou passar nesse concurso! Valeu pela ajuda
Juh Araujo

CASSILDO SOUZA disse...

Que bom que o espaço te ajudou. Fico feliz que tenhamos conseguido alcançar pessoas de várias localidades, apenas pelo desejo de contribuir.
Grande abraço!

Anônimo disse...

Gostaria de saber até quantas laudas pode ter um artigo de opinião?

CASSILDO SOUZA disse...

Amigo, depende dos propósitos do artigo. Em concursos, exames e vestibulares, não chega, às vezes, a dar uma lauda (manuscrito), porque normalmente é de 25 a 30 linhas. Mas em jornais e revistas, mesmo sendo impresso o texto pode chegar a 2 laudas. Não pode ser muito extenso, para não ser repetitivo. No entanto, ARTIGO CIENTÍFICO, que é outro gênero, varia bastante, podendo atingir as 20 páginas. Não devemos confundir os dois gêneros.

Anônimo disse...

Oi, adorei o artigo, ajudou bastante. Gostaria de saber se em um artigo de opinião para vestibular é necessário assinar com um pseudônimo no final no texto. É preciso colocar título?

CASSILDO SOUZA disse...

No artigo de opinião, é necessário pôr o título, mas essa orientação geralmente aparece na proposta de redação. No caso do artigo, o pseudônimo vem acima do texto, à direita; no caso da carta, vem ao final.Se for uma DISSERTAÇÃO ARGUMENTATIVA EM PROSA, não há assinatura.
Grande abraço.

Anônimo disse...

Esse artigo me ajudou a perceber como é a estrutura, mas, nao o que se deve escrever.Por exemplo, tem um trecho que você diz: "Tsunamis, terremotos, derretimento de geleiras, entre outros fenômenos, assustam a POPULAÇÃO TERRESTRE...."; Colega, se não for a população terrestre vai de onde? De MARTE? Da LUA? É importante prestar atençao a esses detalhes pq eles podem penalizar o candidato numa prova de radação, por exemplo!

CASSILDO SOUZA disse...

Colega, boa tarde. O termo TERRESTRE é adjetivo, ou seja, qualifica o substantivo POPULAÇÃO, para distingui-lo de outros. Poderia ser a POPULAÇÃO BRASILEIRA, POPULAÇÃO PAULISTA, POPULAÇÃO CARIOCA, etc. Quando o texto afirma "população terrestre" significa que se quer falar da população total do planeta terra. Posso te garantir que a falta desse termo é que geraria problemas de clareza, pois não se saberia a que população se faria referência. Do mesmo modo que se deve ter cuidado na escrita, deve-se ter cuidado na interpretação, inclusive considerando os aspectos gramaticais. Espero tê-lo esclarecido melhor e fico à disposição, inclusive no e-mail duvidasnoar@hotmail.com. Se não for demais, identifique-se ao postar, para nos digirmos pelo nome do internauta. Grande abraço.

Maria Penha disse...

Adorei o artigo, ele me ajudou a entender o que é texto dissertativo em prosa. No próximo dia 03/03/13 farei a prova do BNDES pela banca da Cesgranrio. Esta banca costuma direcionar os temas sempre para aspectos profissionais ou função que vai exercer, ou seja, relação pessoal com profissional. Eu gostaria de saber como posso fazer minha introdução sem comparar a minha pessoa "o EU" 1ºpessoa,ao que eu escrevo, pois tenho muita dificuldade em fazer este tipo de tema.

Isabela Cristina disse...

ótimo artigo, bem observado a parte da ironia dos animais nas cédulas de dinheiro.

Anônimo disse...

Perfeitoo !

CASSILDO SOUZA disse...

Obrigado a Isabela e ao último usuário que postou. Grande abraço a vocês!

Anônimo disse...

Valeew pco ajudo muito ;)) s2 kk

Anônimo disse...

Achei interessante o artigo. Gostaria que você me esclarecesse uma dúvida... Vou prestar vestibular, e é cobrado texto de opinião, só que estou com dúvida se TEM que colocar a assinatura ou não. Porque vejo em alguns artigos que falam que devem colocar, outros contradizem, aí não sei. No caso o nome solicitado por eles, por exmplo: "Maria". Não encontro nenhum exemplo aqui, só vejo publicações de revistas, jornais... Você poderia me judar?

Anônimo disse...

Amei o artigo!
Parabéns, mostra para todos a realidade do mundo!!
E para nós pensarmoss!!
Parabéns, otima autora...
Me ajudou bastante para fazer um no teste...
Um beijo.
Giovanna

Unknown disse...

eu to fazendo um trabalho , e gostei desse artigo , e qria saber c ke finalidade.

Unknown disse...

gostei desse artigo e escolhi ele pra fzer artigo , eiu qria saber ah finalidade dl.

Unknown disse...

eu gostei del e escolhi ele e qria saber ah finalidade dele

Unknown disse...

o artigo foi muito util pois alem de me conscientizar sobre o meio ambiente me ajudou como base para fazer meu proprio artigo de opiniao

obrigado bjionsss juh aki kkk

Unknown disse...

E se eu assinei o psedônimo no final do artigo de opnião, ao invés de ter assinado depois do título? Posso ter a redação anulada? Ou ter muitos pontos descontados?

CASSILDO SOUZA disse...

Obrigado, Gisely e Letícia. Quanto à finalidade do artigo, ele chama a atenção para os problemas ambientais e o que deve ser feito para - pelo menos - amenizar esses problemas. Grande abraço e obrigado por acessar.

CASSILDO SOUZA disse...

Caro Rosivaldo, seu erro é comum e não lhe custará a anulação do texto. Terá uma pequena penalização. Fique sossegado. Obrigado por acessar.

Anônimo disse...

Minha professora passou esse texto na sala de aula

Anônimo disse...

o texto foi de excelente escola cassildo gostei muito e vai me ajudar bastante na prova de hoje obrigado

Unknown disse...

Fiz uma redacao de artigo de opiniao hoje em um vestibular, mas eu fiz em terceira pessoa? Eu posso zerar a redacao? Ou apenas perder uma parte dos pontos?

Unknown disse...

Mais uma vez o professor Cassildo me salvando :)