8 de abr. de 2009

O QUE FAZ ZERAR UMA REDAÇÃO


Tenho recebido muitas dúvidas, na rua, no trabalho, nas aulas, sobre o que faz zerar um redação. De antemão, digo que existem muitas lendas a esse respeito. Um texto, para valer nota 0,00, precisa estar totalmente incoerente, não abordar o tema sugerido ou ser totalmente incompreensível. Toda redação é analisada no seu total, e alguns casos de eliminação já estão expressos na proposta de redação. Eis alguns deles:

1 - Se a proposta pedir para não assinar o artigo de opinião, será atribuído zero ao aluno que assiná-la;
2 - Se a proposta indicar um pseudônimo e o aluno desobecer-lhe, assinando-a com seu próprio nome, também será eliminado na prova de redação;
3 - No caso do texto dissertativo-argumentativo, não se assina nem com pseudônimo bem com nome próprio. Caso isso aconteça, o aluno terá nota zero atribuída ao seu texto;
4 - Alguns processos seletivos vêem o título como algo essencial e, se na proposta, estiver caracterizada a sua obrigatoriedade, o aluno tem que pôr o título, sob pena de eliminação.
Outros casos que impliquem na eliminação do candidato serão expressos na proposta de redação. Ninguém vai zerar um texto porque tem "esta" ou "aquela" opinião ou porque esqueceu uma data e/ou vocativo na carta-argumentativa. Nem tampouco porque escreveu o pseudônimo do artigo na parte de baixo do texto. Rasuras também não implicam em eliminação.

Portanto, tranquilizem-se que a prova de redação não é mais um "monstro", um "bicho-de-sete-cabeças", como muitos o tratam. É apenas praticar, conhecer os temas e procurar reescrever os textos anteriores.
Um grande abraço a todos os que confiam no meu trabalho!

Cassildo.

413 comentários:

1 – 200 de 413   Recentes›   Mais recentes»
Anônimo disse...

OLá, prestei PUC - Campinas nesse último sábado, 28-11-09 e entre os cuidados que o candidato deveria tomar era: 6. Tenha como padrão básico o mínimo de 30 linhas.
Porém eu nao consegui desenvolver o meu texto em tantas linhas, deram no máximo 20 linhas.
Gostaria então de saber se essa já é um motivo para a redação ser anulada, ou zerada.
Agradeço desde já !
Abraços.

CASSILDO SOUZA disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
CASSILDO SOUZA disse...

Obrigado por apreciar o blog. Veja bem: em primeiro lugar, é preciso saber se isso estava, na proposta, indicado como motivo para zerar a redação; caso estivesse expresso, então a redação valeria 0,00; caso não exista nenhuma indicação, não é motivo para anular a redação, mas o prejuízo será grande. Ou seja, tudo depende de como vem orientado na proposta de redação.
Vou colocar uma postagem específica sobre seu caso, depois que eu analisar a prova pela internet.
Um abraço.

Anônimo disse...

Oi, gostaria de saber se em um anuncio é obrigatório o uso do imperativo.

CASSILDO SOUZA disse...

Veja bem: a própria característica do anúncio exige que alguns verbos estejam no imperativo, já que se pretende convencer alguém sobre aquilo que se deseja transmitir. Não colocar verbos no imperativo tira a força da mensagem, embora isso não seja motivo para zerar uma redação, a não ser se estivesse expresso na proposta.
Um abraço.

Anônimo disse...

Recentemente fiz uma redação de um concurso na modalidade carta , e finalizei com "Com saudades , de sua grande amiga Priscila"..ou seja , de certa forma , assinei a redação...no edital diz que não pode ter nenhuma palavra que identifique o candidato na redação a não ser no local indicado para isso , sob pena de anulação da redação...Pergunto:então zerei minha redação????Obs:nada continha a respeito disso na prova , só no edital...

CASSILDO SOUZA disse...

É preciso saber se a proposta pedia para assinar com PSEUDÔNIMO. Se não pedia para assinar de jeito nenhum, você não deveria ter assinado. Mas se, ao final, você colocou PSEUDÔNIMO (como se pedia), o nome PRISCILA dentro do texto pode prejudicar mas, como não há nada expresso na proposta, não é motivo para zerar. É preciso considerar cada proposta em seu contexto.
Um abraço.
Cassildo.

Anônimo disse...

Recentemente fia uma rpova de redação e usei duas palavras com erro ortográfico. Não fugi do tema e a argumentação foi boa. poderei ter uma grande dedução na nota da redação?

Anônimo disse...

Ola,fiz uma carta aberta ,ela pedia para assinar com o pseudomio mas esqueci de colocar .
gostaria de saber se é um motivo de zerar?

CASSILDO SOUZA disse...

Provavelmente essa proposta foi a da UFRN, por sinal polêmica. Acontece que o Edital pedia CARTA ARGUMENTATIVA e foi cobrada uma CARTA ABERTA. Entendemos que deva haver uma diferença, mas no geral, o objetivo de ambas é persuadir o receptor. A comperve provavelmente considerará a estrutura parecida com a carta argumentativa. Nos dois casos, a assinatura deverá ser colocada, mas a não colocação não está expressa na proposta que você zerou. Perderá alguns pontos, mas não zerará.

Anônimo disse...

Fiz prova de vestibular nesses ultimos dias, a proposta era uma carta ou um artigo no entanto fiz a carta, com estrutura correta cidade, data saudação, corpo do texto e assinatura. Aminha preocupação é quanto ao título fiquei na dúvida e não coloquei. O que você acha zerei a redação....

CASSILDO SOUZA disse...

Se era carta argumentativa normal, não se preocupe. Não tem título. Sendo carta aberta, há título mas o fato de não colocar também não prejudica tanto. Fique tranqüilo, pois seu texto será avaliado como um todo, dentro do apelo argumentativo desenvolvido.

Um abraço.

Cassildo.

Tamy disse...

Oii, prestei um vestibular hoje da uem, onde ele pedia uma carta ao leitor. na hora de pôr a data, eu coloquei a data de ontem, de um dia anterior.. será que isso zera minha redação por poder ser uma forma de indentificação?
(pode responder no meu email? Obrigaaada!)

Anônimo disse...

Olá,prestei vestibular e era pedido uma carta denúncia.Não coloquei local e data e saudação cordial.Comecei a carta assim:"Excelentíssimo Senho Secretário,venho denunciar...",ou seja,não pulei linha do vocativo para o corpo do texto.Após o corpo do texto pulei uma linha e assinei com o pseudônimo.O fato de eu não ter colocado a data e ter feito tal estruturação acarreta em zerar a prova?Obrigado

CASSILDO SOUZA disse...

Olá. Evidentemente, esses detalhes prejudicam a avaliação do texto, porque também são critérios de desempate, mas em nenhum momento você terá a redação anaulada por tais motivos. Sossegue. Um abraço e obrigado por acessar este espaço.

Anônimo disse...

Olá, prestei um vestibular que tinha como proposta de redação uma carta e orientavam a assinatura com um pseudônimo, sendo que assinei com meu nome. Será que minha nota será zero por isso?
Desde já agradeço!

CASSILDO SOUZA disse...

Infelizmente, se a banca colocou isso como observação, você pode ter zerado, sim. Mas depende das instruções da proposta e se realmente você colocou o nome completo. Cada banca tem seus critérios e, muitas vezes, os colocam nas instruções da prova.

Anônimo disse...

cara meu amigo fez 20 pontos na puc de góias e passou e ainda zerou redação ais nao passou na primeira chamda soó na seunda......

pedro henrique a vital disse...

cara fiz 20 pontos na puc de góias passsei e ainda zerrei redação kkkkkkkk? possivel passar na seggunda chamadaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

Daniela disse...

Olá professor,tenho uma dúvida,prestei o vestibular da uel recentemente e um dos textos era proposto que escrevesse um resumo no máximo em 10 linhas, e eu acabei excedendo 2 linhas, poderei ter minha redação zerada?
Obrigada.

CASSILDO SOUZA disse...

Não se constuma zerar a redação por número excedido de linhas. É mais comum não corrigirem quando não se atinge o número mínimo. Se não havia nenhuma indicação na proposta de que isso poderia eliminar o candidato, pode ficar tranqüila.

Anônimo disse...

SE EU ESCREVER UMA CARTA NA REDAÇAO E COLOCAR TITULO POSSO ZERAR E REDAÇAO....

Anônimo disse...

Oi, gostaria de saber se uma informação errada zera a redação. Porque coloquei na redação que os protestos árabes ocorreram no ocidente, ao invés de oriente.
Agradeço desde já.
Abraço!

CASSILDO SOUZA disse...

Constitui uma falta de coerência, mas não se chega a zerar a redação por isso. Muito obrigado por acessar e confiar no meu trabalho. Um abraço!

Cris Sousa disse...

Olá.
Fiz a prova de redação da uece hoje,era pra fazer uma carta para o autor do texto e eu acabei assinando no final da carta da seguinte forma: Atenciosamente Cristiele Sousa. Queria saber se isso é motivo para zerar a redação? O pior de tudo é fiz uma oooooooootima prova da específica e não sei o que fazer.
Desde já agradeço a atenção.

CASSILDO SOUZA disse...

Cris, é preciso ver as orientações da proposta de redação. Geralmente, assinar com o nome próprio implica eliminação, e isso vem expresso na folha de redação. Mas, comolhe disse, é preciso entender como a proposta orientava a assinatura da carta. Obrigado por acessar! Um abraço!

Sérgio disse...

Olá, fiz redação da UECE que pedia uma carta. Não coloquei data nem vocativo. É motivo pra zerar ou só perder ponto?

CASSILDO SOUZA disse...

Olá, Sérgio. É motivo para perder pontos, não para zerar. A não ser que seu texto não tenha nenhuma característica da carta. Se tiver, não vai ser eliminado por esse motivo. Um abraço obrigado por acessar.

g disse...

oi,prestei vestibular e na redaçao esqueci de colocar o titulo,entao rasurei uma linha,e coloquei um astericos como observaçao e escrevi bem pequeno um pouco fora da margem,q começaria a redaçao embaixo pois tinha me esquecido do titulo,nao assinei meu nome,mas isso pode ser considerado uma marca ou assinatura,posso ter minha redaça anulada??

CASSILDO SOUZA disse...

G, não há registros que a rasura faça zerar a redação. Nem isso que você fez é marca de assinatura. Para zerar a redação, o aluno precisa cometer erros que já estão expressos na proposta de redação, geralmente, assinar o próprio nome, fugir ao tema, escrever um gênero textual diferente, produzir o texto com versos ou rimas.

Anônimo disse...

Olá, tudo bem?
Eu coloquei data na carta, mesmo sabendo que teria que pular, pois já estava escrito Sr. Editor, fiquei em dúvida, mas coloquei. posso zerar por isso?

CASSILDO SOUZA disse...

Não deve zerar por causa disso, apenas você será penalizado por ter alterado a estrutura. Mas fique despreocupado, seu texto será avaliado no todo.
Um abraço e obrigado por acessar .

g disse...

oi cassildo,sou o g,mas na proposta de redaçao dizia q nao poderia assinar ou marcar a redaçao tendo como pena uma possivel anulaçao.
estou ancioso pois mesmo sem redaçao jah tenho os pontos q preciso para passar,nao faloav nada de escrever fora da margem por isso resolvi escrever,estava muito nervoso.
quais seriam os sinais e os tipos de marcas q levariam a anulaçao??

CASSILDO SOUZA disse...

Pelo que você me diz, seria uma marca que pudesse identificar o candidato, e não considero que seja este o caso. A marca poderiam ser iniciais do nome, indicando de quem se tratava. Acredito que não seja o seu caso. Precisaria ter acesso ao texto, para ter uma precisão maior, mas sei que isso é inviável.

g disse...

ola cassildo,estava escrito assim nas instruçoes,faça sua redaçao EM TEXTO DISSERTATIVO.obterá zero o candidato que a desenvolver sob a forma de narraçao,descriçao,verso ou outra que nao seja indicada.nao será fornecida outra folha de redaçao.ao recebe la,verifiquese os dados nela contidos correspondemaos de sua inscriçao.VOCÊ NAO DEVERÁ ASSINAR A FOLHA DE REDAÇAO NEM USAR MARCAS QUE PERMITAM IDENTIFICALOS,SOB PENA DE TER SUA PROVA ANULADA.essas foram algumas das instruçoes.oq vc acha??
E OBRIGADO PELA A AJUDA

CASSILDO SOUZA disse...

Se a marca ou a rasura não têm nada a ver com seu nome, pode ficar tranqüilo. Não vão eliminar por causa disso. Quero saber do resultado, quando ele sair. Um abraço.

Anônimo disse...

oi cassildo fiz uma prova ainda hoje 18/12/2011 da universidade do estado do pará... e comertir um grave erro na redaçao uma dissertação argumentativa que estar tirando minha paz logo no inicio da introdução mim incluir no texto (como cidadã que presenciar cada vez mais a violência simbólica sobre a sociedade) acha que isso pode zerar minha redação quais consequências trará meu meu... um abraço é mim responda por favor preciso urgentimente de seus conselhos.

CASSILDO SOUZA disse...

Não é para zerar por causa disso. É um erro, mas isso não contribui para eliminar a redação. O texto será analisado no todo, no enquadramento dentro do tema, na ortografia e acentuação gráfica, concordância, regência e estrutura de introdução, desenvolvimento e conclusão. Um abraço!

Ingrid disse...

Se não colocar o desfecho na carta argumentativa tipo: atenciosamente, com todo respeito,.. entre outros, e só assinar com o vestibulando perde ponto????

Anônimo disse...

Boa tarde!
Professor, estou preocupado com uma redação que fiz num concurso. É que fiz uma redação, modalidade carta,e por motivo de desatenção acabei fazendo como uma dissertação normal, não coloquei a data e a referência ao destino pedido pela prova.Gostaria de saber se os erros são graves ou pior é caso para zerar....Ainda bem que fiz baseado na frase dada na prova, ou seja, ficou dentro do tema...Mas é caso pra zerar... .Obrigado!

CASSILDO SOUZA disse...

Os erros são realmente graves, embora você tenha desenvolvido a ideia corretamente. Se você não colocou título, o risco de zerar diminui, mas se o pôs, os examinadores podem considerar que você fugiu ao gênero textual solicitado. É preciso saber os critérios de avaliação indicados pela banca. Se tiver a prova, envie para duvidasnoar@hotmail.com, que terei maiores condições de responder-lhe. Abraço!

Anônimo disse...

Bom dia,

Na prova de redação do concurso foi pedido um artigo de opinião. Fiquei na dúvida se era para colocar paragráfo ou não, e acabei colocando apenas o paragráfo inicial. Estou preocupado se vou zerar, pois fiz uma ótima prova objetiva e tinha boas chances de ser aprovado. Quero saber se zerei mesmo, ou devo ficar calmo?

Agradeço.

CASSILDO SOUZA disse...

Por causa disso você não zera. O certo é colocar parágrafos, mas não é um erro que permita uma avaliação tão rigorosa. Se você abordou o assunto bem, e se ficou claro o começo, meio e fim, sossegue.
Um abraço.

Anônimo disse...

boa tarde, realizei a prova da caixa/cesgranrio e rasurei no corpo do texto, vou ser eliminada ?

CASSILDO SOUZA disse...

Não há registro de eliminação por causa de rasura, a não ser que isso comprometesse toda a compreensão do texto. Se foram rasuras simples, fique tranqüila.
Um abraço e boa sorte.

Ricardo VEloso disse...

Quero pedir um esclarecimento. Ao redigir minha redação , loga na introdução, troquei as palavras paradigma com paradoxo. Isso causará eliminação por exemplo? um forte abraço. Ricardo Veloso

CASSILDO SOUZA disse...

Claro que não.O que pode acontecer é que o sentido será afetado. Mas o texto é analisado no seu total, considerando todas as ideias, a coesão, coerência, dentro do tema proposto. Fique tranqüilo.

Ricardo Veloso disse...

Obrigado professor pelo esclarecimento. o meu medo realmente se baseava em dizer logo na introdução paradigma e não paradoxo. Obrigado mais uma vez.

Autor disse...

Também prestei o concurso da caixa e usei a primeira pessoa do plural num texto dissertativo-argumentativo. Tem algum problema?

CASSILDO SOUZA disse...

Autor, o recomendável é usar a primeira. Mas você não vai zerar porque usou a primeira, vai haver penalizações, mas zerar não.
Abraço.

Anônimo disse...

Bom dia,
Fiz recentemente uma redação dissertativa - argumentativa para um concurso público e deram um tema : "Bullying : intimidação e humilhação" e eu usei esse tema como meu título, terei minha redação zerada ou irei perder MUITOS pontos por isso? E Também usei a palavra "Acreditamos que" no início de um determinado parágrafo, perderei muitos pontos nesse erro também? Muito obrigada cassildo pela ajuda.

Anônimo disse...

Bom dia,
Fiz recentemente uma redação dissertativa - argumentativa para um concurso público e deram um tema : "Bullying : intimidação e humilhação" e eu usei esse tema como meu título, terei minha redação zerada ou irei perder MUITOS pontos por isso? E Também usei a palavra "Acreditamos que" no início de um determinado parágrafo, perderei muitos pontos nesse erro também? Muito obrigada cassildo pela ajuda.

CASSILDO SOUZA disse...

Não há registros de alguém que tenha zerado por causa disso. Normalmente, quando se utiliza um trecho dos textos fornecidos, eles simplesmente desconsideram aquela parte, como se o candidato não tivesse feito nada. Então, é como se não houvesse título. É preciso ver, no entanto, se o título estava sendo exigido. Se estava, você perderá alguns pontos, mas nada de preocupante. O texto será analisado integralmente, não apenas em uma parte. Abraço!

CASSILDO SOUZA disse...

Não há registros de alguém que tenha zerado por causa disso. Normalmente, quando se utiliza um trecho dos textos fornecidos, eles simplesmente desconsideram aquela parte, como se o candidato não tivesse feito nada. Então, é como se não houvesse título. É preciso ver, no entanto, se o título estava sendo exigido. Se estava, você perderá alguns pontos, mas nada de preocupante. O texto será analisado integralmente, não apenas em uma parte. Abraço!

Anônimo disse...

Olá, cassildo, obrigada por me responder tão rápido.Quer dizer, então, que poderei continuar com esperanças? Porque realmente exigiam um título e eu achei que pudesse usar todo o tema (Bullying : intimidação e humilhação) como sendo meu título, entendeu? Será que por ter tido esses dois erros (o do título e o fato de ter colocado : "Acreditamos que ..." em um determinado parágrafo) pelo menos me dará o direito de ter a metade dos pontos? Obrigada mais uma vez. Sucessos. Gostei muitos das suas explicações.

CASSILDO SOUZA disse...

O fato de colocar "Acreditamos que" não tira a qualidade do texto. Está em primeira pessoa do plural, não há punição apenas por esse detalhe. Lembre-se sempre: o texto será analisado em sua totalidade. Pode ficar esperançosa.

CASSILDO SOUZA disse...

O fato de colocar "Acreditamos que" não tira a qualidade do texto. Está em primeira pessoa do plural, não há punição apenas por esse detalhe. Lembre-se sempre: o texto será analisado em sua totalidade. Pode ficar esperançosa.

Anônimo disse...

Oi!! Preciso fazer uma redação no formato de um Requerimento Simples. Eu coloco no meu próprio nome ou invento um pseudonimo? E os dados? Coloco os meus? Obrigada!

Anônimo disse...

Oi Cassildo. Preciso fazer uma redação com o formato de Requerimento Simples, mas tenho dúvidas se posso assinar com meu nome ou se tenho que criar um pseudonimo. E quanto aos dados no preenchimento do requerimento. Que tipo de dados posso expor? Obrigada!

Mel disse...

Oi Cassildo. Preciso fazer uma redação com o formato de Requerimento Simples, mas tenho dúvidas se posso assinar com meu nome ou se tenho que criar um pseudonimo. E quanto aos dados no preenchimento do requerimento. Que tipo de dados posso expor? Obrigada!

Mel disse...

Oi Cassildo. Preciso fazer uma redação com o formato de Requerimento Simples, mas tenho dúvidas se posso assinar com meu nome ou se tenho que criar um pseudonimo. E quanto aos dados no preenchimento do requerimento. Que tipo de dados posso expor? Obrigada!

CASSILDO SOUZA disse...

Vanessa, certamente, se houver necessidade de pseudônimo, eles indicarão. Segue o link com modelos, inclusive de requerimentos, neste mesmo blog: http://centraldasletras.blogspot.com.br/2010/10/modelo-requerimento.html

Obrigado por acessar!

Anônimo disse...

rasurei a prova da guarda mirim. A minha prova será anulada?

CASSILDO SOUZA disse...

Sua prova não deverá ser anulada, a não ser que a rasura tenha tirado a clareza do texto. Fique despreocupado (a).

Anônimo disse...

Olá,hoje fiz uma prova de técnico subsequente no ifrn, e na proposta de redação dizia: não esqueça de dar um título ao seu artigo, e eu esqueci. Será que terei nota zero por isso?

Sol disse...

Olá,hoje fiz uma prova de técnico subsequente no ifrn, e na proposta de redação dizia: não esqueça de dar um título ao seu artigo, e eu esqueci. Será que terei nota zero por isso?

CASSILDO SOUZA disse...

Não há registros de que a não colocação do título faz zerar a redação. Será penalizado, mas não será eliminado.
Obrigado por acessar!

Unknown disse...

Olá, em uma redação que era para ser estruturada em carta de leitor, fiz com estrutura de artigo de opinião, comecei com uma citação, foi desenrolando a historia, considerando os prós e contra, mas troquei e confundi, o que era artigo e a carta, por não ter me preparada suficiente. Neste caso zerei na redação?, pois mudei o gênero textual, é zero?
Me responda por favor !
Grata.

Anônimo disse...

Fiz uma carta na UEM e pedia para enviar para o editor a sua opniao sobre a lei que o deputado e criar, porém pela falta de atenção enviei para o deputado. Zero a carta?

Anônimo disse...

Obrigada por responder, me aliviou muito!

Anônimo disse...

olá, fiz uma redação na qual era uma entrevista, só q eu esqueci de colocar um título q pedia, isso pode levar com q a minha redação seja anulada, ou só diminua pontos?

Anônimo disse...

olá, fiz uma redação na qual era uma entrevista, só q eu esqueci de colocar um título q pedia, isso pode levar com q a minha redação seja anulada, ou só diminua pontos?

CASSILDO SOUZA disse...

Se na proposta não havia indicação que o aluno zeraria se não colocasse o título, pode ficar despreocupado (a). Não há casos em que o aluno zerou uma redação só porque deixou de colocar título. Geralmente, nessas situações, perdem-se pontos, mas não se elimina o texto.
Abraço.

Jonhy Kokeiro disse...

Olá, prestei um vestibular essa semana e a proposta de redação era uma carta, mas acabei esquecendo a estrutura de uma carta e coloquei a data no final e não no começo, é muito grande a chance de eu ter zerado por causa do erro?

CASSILDO SOUZA disse...

Johny Kokeiro, não se preocupe, você apenas inverteu o local da data. Há, inclusive, estrutura de carta com local e data ao final, como é o caso da CARTA ABERTA tradicional. Por causa disso, você não zera. Pode sossegar. Obrigado por acessar!

Anônimo disse...

Olá. Eu fiz a redação do enem e por ter dado muitas linhas acabei n pulando uma linha entre o título e a introdução da redação - mesmo assim minha redação ficou no limite da folha. Queria saber se isso desconta pontos ou pode até anula-la ( o ato de n dar espaço entre o título e a redação).Obrigado.

Anônimo disse...

Olá. Eu fiz a redação do enem e por ter dado muitas linhas acabei n pulando uma linha entre o título e a introdução da redação - mesmo assim minha redação ficou no limite da folha. Queria saber se isso desconta pontos ou pode até anula-la ( o ato de n dar espaço entre o título e a redação).Obrigado.

Anônimo disse...

Olá. Eu fiz a redação do enem e por ter dado muitas linhas acabei n pulando uma linha entre o título e a introdução da redação - mesmo assim minha redação ficou no limite da folha. Queria saber se isso desconta pontos ou pode até anula-la ( o ato de n dar espaço entre o título e a redação).Obrigado.

Péricles disse...

Olá. Eu fiz a redação do enem e por ter dado muitas linhas acabei n pulando uma linha entre o título e a introdução da redação - mesmo assim minha redação ficou no limite da folha. Queria saber se isso desconta pontos ou pode até anula-la ( o ato de n dar espaço entre o título e a redação).Obrigado.

CASSILDO SOUZA disse...

Péricles, sossegue. Por essa razao, você não perderá ponto, nem tampouco terá sua redação anulada. O ENEM avaliará o todo textual.
Grande abraço.

Anônimo disse...

Olá. Em um artigo de opinião em que pedia para que eu me referisse aos estudantes de uma universidade como se eu fosse uma estudante, para ser publicado em um jornal, ao final do artigo eu escrevi: " obrigada, editora do jornal da universidade ( e escrevi o meu nome)."
Isso fará com que a minha prova seja zerada?

Bruno S. disse...

Ola prof. Eu fiz a prova da UEA e pediram que eu elaborasse um texto dissertativo, na norma-padrão da língua, mas nao citaram que tinha que possuir titulo, só disseram isso, pela ausencia do meu titulo, vou ser zerado??

CASSILDO SOUZA disse...

Caro Bruno, se não pediram título, ele era FACULTATIVO, isto é, você colocava se quisesse. Sossegue, que isso não terá problemas. É igual à proposta do ENEM, que também não pede títulos e, por isso, é facultativo.
Grande abraço.

CASSILDO SOUZA disse...

Ao internauta que perguntou sobre o ARTIGO DE OPINIÃO: Normalmente, a colocação do nome próprio faz zerar a redação. Mas eu não tenho a proposta de redação em mãos para fazer uma análise mais aprofundada. Se possível, envie esta proposta para o e-mail duvidasnoar@hotmail.com

Anônimo disse...

olá Cassildo,há um dia fiz uma prova de vestibular no qual tinha uma redação que teriamos que escrever uma carta pseudonima com tema que era pra escolher um Super herói ou uma Super Heroina que pudesse mudar alguns dos problemas pelo qual o pais está passando estava claro que não podia falar de Deus ou deuses,fiz minha redação sobre a presidente Dilma rousseff e não sobre o super herois como pedia porém não fugi do tema e usei a linguagem culta, não assinei com meu nome porém me indentifiquei apenas como cidadã brasileira,por não ter posto o super herói e ter colocado a presidente no lugar isso pode fazer com que eu zere a redação?? agradeço a atenção

Anônimo disse...

Ola fiz uma redacao em uma univ privada. Eu so coloquei o primeiro paragrafo. Há risco de ser anulada a redacao?

CASSILDO SOUZA disse...

Ao anônimo que perguntou sobre a carta, pelo seu relato eu também precisaria ver a proposta de redação, com os textos-base para melhor análise. Normalmente, quando se pede para assinar com PSEUDÔNIMO, ele já vem indicado na própria proposta. Envie, se possível, a proposta para duvidasnoar@hotmail.com. Abraço e obrigado por acessar.

CASSILDO SOUZA disse...

Douglas, é preciso saber, com exatidão: você só fez um parágrafo, ou fez um texto completo e só indicou o primeiro parágrafo? Grato.

Anônimo disse...

Olá, preciso tirar uma dúvida: fiz concurso recentemente para Analista, cujo tema da redação era "Desenv. sustentável: crescimento econômico, equidade social e preservação ambiental,
uma conjugação possível?". No desenvolvimento do texto, abordei os tripé, mas no título cometi, digamos, uma falha, porque só mencionei a economia e o meio ambiente, foi mais ou menos assim: "desenvolvimento econômico e meio ambiente: aliança imprescindível".
Minha angústia é se isso pode prejudicar minha redação ou tirar pontos preciosos?

CASSILDO SOUZA disse...

Meu caro, evidentemente que o título - por fazer parte do texto - deve ter ligação direta com ele. Mas isso não chega a ser um erro grotesco, faz parte do todo textual. Se o seu corpo (desenvolvimento) foi bom, isso será apenas um detalhe.
Fique tranqüilo, haverá algum desconto, mas muito pouco.
Grande abraço.

Anônimo disse...

Olá, fiz uma redacao, e coloquei o título na primeira linha, e nao coloquei na parte em que diz
TÍTULO:______________________
corre o risco de zerar minha nota ?

CASSILDO SOUZA disse...

Não vai zerar a redação por esse motivo. O texto deverá ser analisado pelo sua totalidade. Fique tranqüilo.
Grande abraço;

Anônimo disse...

Fiz uma redação para o concurso de agente penitenciário e não sei o que aconteceu que coloquei a palavra responsável com dois ss responssável. E ainda rasurei a primeira frase com um risco, pois esqueci de uma palavra. Minha prova será zerada?


CASSILDO SOUZA disse...

Fique tranquilo, você não zerará a redação por causa disso.
Grande abraço.

lais disse...

Fiz o vestibular da PUC CAMP esse fim de semana e entre os quesitos estava pra por o número da proposta que eu havia escolhido na folha de redação. Acabei me esquecendo de por. Minha redação será anulada?

CASSILDO SOUZA disse...

Só seria anulada se isso estivesse claro na proposta, se houvesse por exemplo um tópico que informasse que a redação, caso não tivesse o número, seria anulada. Eles vão apenas ficar um pouco perdidos sobre que linha de raciocínio você adotou. Se você foi claro nos argumentos, isso não deverá prejudicá-lo.

Anônimo disse...

Olá Cassildo,eu fiz recentemente o vestibular da Unicamp 2013,a proposta era uma carta ao leitor,o vestibular pedia para assinar com as iniciais do nome,porém ao passar o texto para a folha de redação coloquei a despedida cordial mas não assinei o remetente,isso pode zerar minha redação?

CASSILDO SOUZA disse...

Não é caso para zerar, pelas experiências de outros exames dessa natureza. Você deverá ter descontos na nota, mas não será eliminada por essa razão. Tranquilidade, boa sorte e grande abraço!

Anônimo disse...

recentimente fiz um concurso da fCC e na folha de redação esqueci de colocar o numero da proposta que escolhi. ( eram três propostas 1,2 e 3). Minha redação será anulada? obrigado!!

Anônimo disse...

recentimente fiz um concurso da fCC e na folha de redação esqueci de colocar o numero da proposta que escolhi. ( eram três propostas 1,2 e 3). Minha redação será anulada? obrigado!!

admin disse...

Boa tarde;

Por gentileza, preciso que me tire uma pequena dúvida.

Fiz minha redação e dei o espaço de duas linhas para colocar o titulo, só que acabei esquecendo de coloca-lo.
É muito grave? Como o corretor pode querer avaliar? Posso correr o risco de zerar?

Banca: FCC.
PMBA 2012

Edu disse...

Olá Cassildo, como vai?

Eu prestei o vestibular da UERJ e a proposta pedia uma argumentação em prosa, porém eu não sabia que se tratava de uma dissertação comum. Eu irei perder muitos pontos por ter usado palavras na primeira pessoa do plural, ou até mesmo posso zerar minha redação devido a isso? Desde já agradeço e o parabenizo pela boa iniciativa de ajudar a todos. Grande abraço, Eduardo.

CASSILDO SOUZA disse...

Admin, isso é um detalhe que às vezes nem se leva em conta. Fique sossegado, você nunca zeraria a redação por este motivo.

CASSILDO SOUZA disse...

Edu, no geral, o uso da 3ª pessoa é recomendado para esse tipo de texto. No entanto, o fato de ter usado 1ª pessoa do plural não o fará ser eliminado, de forma alguma. Você será analisado no todo, na capacidade de desenvolver bem o tema, utilizando adequadamente os argumentos.Grande abraço e boa sorte.

Edu disse...

No caso Cassildo, vc acha que a redução da minha nota devido ao uso da primeira pessoa do plueral será muito grande ou depende de um todo?

admin disse...

Obrigado Cassildo pela atenção.
Deus abençoe!

admin disse...

Obrigado pela atenção.
Deus abençoe!

Anônimo disse...

Recentemente fiz a redação da UFRN, onde pedia um artigo de opinião só que fiz sem percebe um texto dissertativo argumentativo! Sera que eu zerei a redação?

CASSILDO SOUZA disse...

Edu,só seria uma redução grande caso isso interferisse nas ideias do texto. Dependendo do caso talvez nem haja esse desconto todo. Fique tranquilo,que isso não deverá alterar nada. Grande abraço!

CASSILDO SOUZA disse...

Edu,só seria uma redução grande caso isso interferisse nas ideias do texto. Dependendo do caso talvez nem haja esse desconto todo. Fique tranquilo,que isso não deverá alterar nada. Grande abraço!

CASSILDO SOUZA disse...

O artigo de opinião é praticamente uma dissertação argumentativa. Apenas, a dissertação exige uso da terceira pessoa e o artigo admite a primeira. Além disso, no artigo poderá haver a assinatura com pseudônimo e na dissertação, não. No mais, tudo é igual. A estrutura de introdução, desenvolvimento e conclusão, posicionamento claro e tudo mais. Não se preocupe quanto a isso.

Anônimo disse...

Olá Cassildo, fiz uma redação hoje pra IFMG e pediu pra coloca pseudonimo VESTIBULANDO, eu assinei como Diogo Sales que foi um pseudonimo que eu Criei, Meu nome verdadeiro nao é esse, posso tirar zero por isso?

Anônimo disse...

Olá Cassildo, fiz uma redação pra IFMG que estava pedindo pseudonimo VESTIBULANDO, eu nao coloquei esse pseudonimo e sim um nome que nao é o meu, posso zerar por isso?

Anônimo disse...

Olá Cassildo, fiz uma redação pra IFMG que estava pedindo pseudonimo VESTIBULANDO, eu nao coloquei esse pseudonimo e sim um nome que nao é o meu, posso zerar por isso?

Anônimo disse...

Olá Cassildo, fiz uma redação pra IFMG que estava pedindo pseudonimo VESTIBULANDO, eu nao coloquei esse pseudonimo e sim um nome que nao é o meu, posso zerar por isso?

Anônimo disse...

Se esquecer o nome ou numero de inscrição vc pode ser eliminado de uma redação?

CASSILDO SOUZA disse...

Nesse caso, sim, porque faltará a identificação para atribuir as notas. É preciso ficar antenado sobre isso.

Unknown disse...

Fiz um artigo de opinião na federal de santa catarina UFSC fiz tudo certinho mas estava tão nervoso que acabei por não botar o pseudonimo que eles pediram para botar, simplesmente não o coloquei. Isso pode ser considerado um motivo para o zeramento da redação?

Bruno R.L disse...

Fiz a prova da federal de santa catarina(ufsc) nesse final de semana, fui muito bem, mas estou com medo, pois na redação fiz um artigo de opinião e a proposta pedia para por um título e um pseudonimo para assinar, entretanto esqueci de assinar o texto, acha que posso zerar esta redação ou só me descontarão pontos?

CASSILDO SOUZA disse...

Bruno e Unknown. Os seus casos são semelhantes, vocês esqueceram-se de colocar o pseudônimo, mas não assinaram com o próprio nome, o que seria grave se acontecesse. Deverão ser penalizados, mas não vão zerar o texto. Fiquem aliviados.
Grande abraço!

Anônimo disse...

Professor durante uma redação sobre manifestacoes em estãdios de futebol violante, no qual a ufpr pedia para se posicionar contra ou a favor e ainda citar fatos, eu fiz tudo certo poré, citei um fato errado, que nao aconteceu, será descontado muita nota por isso?

CASSILDO SOUZA disse...

Depende se você citou isso muitas vezes, se isso foi um dos exemplos principais para sustentar os argumentos. Mas se foi um fato, no meio de muitos, citado como exemplo, não deverá ser penalizado tanto assim.
Grande abraço!

Anônimo disse...

Então professor, citei 2 exemplos, e somente 1 deles estava errado, o outro estava certo a data e o ocorrido e teve coerencia com o que foi pedido, somente o outro foi errado.

HarD I GhoSTz disse...

Fiz a prova da Universidade de Brasília, e a redação pedia uma carta de resposta ao leitor. Segui a estrutura de carta no que se refere a data, vocativo, etc. No entanto, no nervosismo, na hora de passar a redação a limpo, acabei fazendo um parágrafo único. Isso é motivo para zerar a redação? Também não fugi do tema e penso que o texto conseguiu manter um inicio, meio e fim. Grato desde já.

Bhernardo Jardini disse...

Fiz a prova da Universidade de Brasília, e a redação pedia uma carta de resposta ao leitor. Segui a estrutura de carta no que se refere a data, vocativo, etc. No entanto, no nervosismo, na hora de passar a redação a limpo, acabei fazendo um parágrafo único. Isso é motivo para zerar a redação? Também não fugi do tema e penso que o texto conseguiu manter um inicio, meio e fim. Grato desde já.

CASSILDO SOUZA disse...

Bhernardo, não será eliminado por causa disso. Em alguns manuais de redação, já aparecem textos sem aquele espaço do parágrafo. É importante apenas verificar se, mesmo como um parágrafo só, a introdução, o desenvolvimento e a conclusão ficaram bem definidos. Isso é mais importante.
Grande abraço!

Anônimo disse...

ola! recentemente fiz um vestibular em que uma das propostas de redação era uma carta, eu fiz tudo como tem que ser feito, so que esqueci de colocar o local. isso vai me prejudicar?

CASSILDO SOUZA disse...

É um erro comum. Serão descontados alguns décimos, mas nada que comprometa a redação como um todo.
Grande abraço e obrigado por acessar.

Unknown disse...

Boa tarde Cassildo? é a primeira vez que acesso este blog e vejo que é bastante conceituado no assunto, fiz o último concurso do Banco do Brasil pela FCC e cometi um erro imperdoável, assinei meu nome ao final da redação ( uma dissertação) fiquei em dúvida pelo fato de estar escrito que seria atribuída nota zero a redação que fosse assinada fora do local apropriado e isso estava escrito no verso co cartão resposta acima de onde eu deveria escrever a redação, isso anulará a mesma ou será entendido como mudança na estrutura?

Anônimo disse...

Boa tarde Cassildo? é a primeira vez que acesso este blog e vejo que é bastante conceituado no assunto, fiz o último concurso do Banco do Brasil pela FCC e cometi um erro imperdoável, assinei meu nome ao final da redação ( uma dissertação) fiquei em dúvida pelo fato de estar escrito que seria atribuída nota zero a redação que fosse assinada fora do local apropriado e isso estava escrito no verso co cartão resposta acima de onde eu deveria escrever a redação, isso anulará a mesma ou será entendido como mudança na estrutura?

Anônimo disse...

Entendi da mesma forma que a Ada Aguiar. O anverso era o gabarito e havia um espaço para assinatura. No verso havia borda com espaço de trinta linhas. No cabeçalho da Redação dizia: "será atribuída nota zero a redação que for assinada fora do campo apropriado". Deu a entender que a redação poderia ser assinada, desde que fosse dentro do campo da Redação e não em bordas, dentro do texto, etc.

CASSILDO SOUZA disse...

Ada Aguiar e o outro internauta, Gostaria muito de ver essa proposta, porque pelo que vocês afirmam ela induz ao erro. Se se trata de dissertação, o texto não se assina, nem mesmo com pseudônimo. Pode ter havido um erro na elaboração da proposta. Resta saber se esta assinatura à qual a proposta se refere é para identificar o candidato na hora da correção. Está meio obscuro. Repito, em DISSERTAÇÃO ARGUMENTATIVA, não se assina o texto, de forma alguma. Em CARTAS ou ARTIGOS, sim, mas com pseudônimo indicado pela própria banca; isso pode dar recursos contra a empresa.
Grande abraço e obrigado por acessar.

Anônimo disse...

Boa tarde Cassildo, também entendi como os dois, de qualquer forma seria possível eles saberem que aquela redação fora escrita por mim pois o espaço oficial para escrever a redação estava no verso do cartão resposta onde constava o local para a minha assinatura, não havia a necessidade de colocarem no verso deste cartão acima do campo para a redação que seria zerada a redação que fosse assinada fora do campo apropriado dando se a entender que a redação também deveria ser assinada, o problema é que acertei 75% da prova objetiva sendo que das 15 questões de português todas de interpretação de texto errei apenas 3 e posso perder minha vaga por ter sido induzida ao erro pela tal observação. Devemos entrar com provididências agora ou esperar o resultado da próxima fase

Anônimo disse...

Boa tarde Cassildo, também entendi como os dois, de qualquer forma seria possível eles saberem que aquela redação fora escrita por mim pois o espaço oficial para escrever a redação estava no verso do cartão resposta onde constava o local para a minha assinatura, não havia a necessidade de colocarem no verso deste cartão acima do campo para a redação que seria zerada a redação que fosse assinada fora do campo apropriado dando se a entender que a redação também deveria ser assinada, o problema é que acertei 75% da prova objetiva sendo que das 15 questões de português todas de interpretação de texto errei apenas 3 e posso perder minha vaga por ter sido induzida ao erro pela tal observação. Devemos entrar com providências agora ou esperar o resultado da próxima fase?

Anônimo disse...

DISCURSIVA-REDAÇÃO
Instruções: De acordo com o Capítulo 9, item 9.9, do Edital de Abertura de Inscrições − Na Prova Discursiva-Redação,
deverão ser rigorosamente observados os limites mínimo de 20 (vinte) linhas e máximo de 30 (trinta) linhas,
sob pena de perda de pontos a serem atribuídos à Redação.
Considerando o que se afirma acima, redija um texto dissertativo-argumentativo, posicionando-se a respeito
do seguinte tema:
Conciliar as necessidades dos consumidores aos objetivos da empresa
Em uma relação comercial, há sempre duas partes envolvidas: a empresa e o
consumidor. O acordo entre os interesses de cada uma dessas partes é um desafio a
ser superado quando se quer transformar intenções em realidade.

"A proposta estava na folha de rascunho da prova, conforme acima. O comentário sobre assinatura estava somente no verso do gabarito, cabeçalho da redação, exatamente como transcrevemos acima". Que acha?

Anônimo disse...

Boa tarde Cassildo, o fato de terem assinado o nome ao final muda a estrutura do texto? Pois se mudar consta no edital que mudança na estrutura terá penalidade de até 30 pontos, Agradeço se puder responder pois também fiquei em dúvida quanto a isso. Obrigada

Anônimo disse...

Ficou tudo tão confuso que tem candidato achando que zerou porque não assinou.

CASSILDO SOUZA disse...

Realmente, ficou confuso mesmo. Após ler o conteúdo das instruções, acredito que isso tenha sido um erro na elaboração da proposta, um modelo de proposta de artigo de opinião que foi aproveitado para a dissertação. Repito, DISSERTAÇÃO ARGUMENTATIVA não é assinada, sob nenhuma hipótese. Portanto, induz-se ao erro ao se colocar essa mensagem. Recomendo que tentem dirimir essas dúvidas junto à Comissão do Concurso, não deixando para última hora. Caso eles assegurem que ninguém zerará por causa disso, tudo bem. Mas é preciso verificar com eles até que ponto isso interferirá do resultado da prova. Em todo caso, o aluno que sabe que não era para assinar, não deveria ter assinado, mesmo com essa mensagem, pois quando se pede a assinatura, eles indicam pseudônimo.
Grande abraço.

CASSILDO SOUZA disse...

Se há uma instrução dessas, a assinatura não deverá inteferir na estrutura do texto, desde que vocês façam como sugeri na outra postagem: chequem com os organizadores as conseqüências dessa orientação equivocada por parte deles.

Anônimo disse...

Então, por favor, aqueles que tiveram o mesmo problema, enviem e-mail para a FCC. Quanto mais pessoas estiverem questionando a instrução, mais chances teremos de ter a redação corrigida. Do contrário, estaremos fora antes de 18/03.

Anônimo disse...

Boa tarde internautas, entrei em contato com a FCC para obter maior clareza a respeito do assunto e não quiseram se manifestar, disseram para esperar o resultado e somente depois
entrar com recurso. Peço a todos que se sentirem prejudicados por essa indução a erro causada pela banca fiquem atentos e busquem informações a respeito até mesmo se for o caso entrar com recurso dentro do prazo, pois não é justo estudarmos durante meses na busca por uma vaga e sermos prejudicados a ponto de sermos eliminados do concurso, tendo em vista que já provamos nossa capacidade e conhecimento na prova objetiva. Obrigada

Anônimo disse...

Nosso amigo tem razão, devemos questionar a FCC o quanto antes para não sermos prejudicados, caso contrario devemos lutar por nossos direitos mesmo que judicialmente

Anônimo disse...

Pessoal tive o mesmo problema com a redação e fiquei muito chateada pelo fato de poder ser eliminada, quem quiser entrar em contato para discutirmos mais a respeito segue e mail
marcella_xp@hotmail.com

CASSILDO SOUZA disse...

Vocês têm razão, isso pode custar uma aprovação num concurso de alto nível. Sempre achei a FCC uma boa empresa, mas erros podem acontecer, desde que não prejudiquem os candidatos, alguns dos quais dão duro para pagar cursinhos preparatórios, perdem horas de sono para se preparar, além dos custos financeiros. É um erro trivial, mas que pode valer um emprego estável.

Anônimo disse...

Cassildo, agradeço sua ajuda, pois, já tinha perdido a esperança de classificação, apesar de ter alcançado média nas provas obj/espec. Ao meu e-mail, a FCC também não se manifestou, apensas colou e enviou o texto do Edital, onde diz que o resultado preliminar será divulgado dia 18/3. Mas, acho que se todos enviarem mensagens, solicitando esclarecimentos, eles estarão atentos previamente ao "erro" da instrução e isso poderá nos ajudar.

Anônimo disse...

Comigo aconteceu o seguinte: Prestei concurso recente e no ítem XI estava escrito o seguinte: "O caderno não ser dobrado, manchado ou rasurado. Exceto sua assinatura, nada deve ser escrito fora dos campos destinado as respostas...".
Daí isso me induziu a assinar a redação "no final".
Pelo fato de eu ter assinado, pode ser atribuída nota zero à minha redação??? Obrigado.

Anônimo disse...

Comigo aconteceu o seguinte: Prestei concurso recente e no ítem XI estava escrito o seguinte: "O caderno não ser dobrado, manchado ou rasurado. Exceto sua assinatura, nada deve ser escrito fora dos campos destinado as respostas...".
Daí isso me induziu a assinar a redação "no final".
Pelo fato de eu ter assinado, pode ser atribuída nota zero à minha redação??? Obrigado.

CASSILDO SOUZA disse...

Depende do tipo textual orientado e das instruções da proposta de redação. Sempre há um lugar para assinatura no caderno de redação e não ao final. Eu precisaria ter acesso à proposta de redação para responder-lhe com mais clareza, ok? Se puder enviá-lo para o e-mail duvidasnoar@hotmail.com eu te darei uma resposta breve. Grande abraço!

rodrigo oliveira disse...

OLÁ CASSILDO FIZ A REDAÇÃO DO CONCURSO DE AGENTE PENITENCIARIO E ESTOU PREOCUPADO SE VAO ZERAR MINHA REDAÇÃO, PQ LA NO EDITAL FALA Q SERÁ ATRIBUIDO NOTA ZERO A REDAÇÃO QUE:
TIVER REDIGIDA EM FORMA DE SIMBOLOS DESENHOS E OUTRAS COISAS QUE POSSIBILITE A INDENTIFICAÇAÕ DO CANDIDAO, E EU COLOQUEI O TITULO E COMECEI A ESCREVER A REDAÇÃO NA LINHA SEGUINTE, COMO EU ESQUECI DE SALTAR UMA LINHA DO TITULO, EU PARA IDENTIFICAR O TITULO GRIFEI O TITULO, SERÁ QUE ISSO PODERÁ ZERAR MINHA REDAÇÃO? DESDE JÁ OBRIGADO!

CASSILDO SOUZA disse...

Não, cara, de forma alguma, Rodrigo. Você apenas o fez para destacar, e fez correto, em meu entender, para que os avaliadores identifiquem como título e não pensem se tratar já do texto em si. Fique sossegado que esse detalhe não o prejudicará.Grande abraço.

Unknown disse...

olha gostaria de saber si serei eliminado no vestibular da ifg por nao ter colocado o titulo no artigo de opinião lá na fala nada de titulo ..............apenas de numero de linhas si puder me ajuda envie uma mensagem para meu hotmail!.. pedro.h.g.m@hotmail.com

Unknown disse...

Ontem fiz um concurso público e tenho grandes chances de ir para a correção da redação, o problema foi que, fiz um risco embaixo do"trinta linhas" das instruções da redação.
E para ajudar mais ainda, terinei a prova muito cedo e só podia sair as 16 hrs, fui riscar minha prova e acabei fazendo um "A" na capa do gabarito da minha redação.(sofro de hiperatividade)
Posso dizer ADEUS ao concurso e a possibilidade de uma aprovação, ou tem alguma medida judicial para que eles corrijam minha prova?

Unknown disse...

Olá, ontem prestei um concurso público e tenho grandes chances de ir para correção da redação, entretanto eu fiz um risco________ embaixo do trinta linhas na folha do gabarito da redação e para completar(sofro de hiperatividade e síndrome de ansiedade generalizada) terminei a prova cedo demais e começei a riscar a prova(rascunho)acabei sem ver fazendo um "A" na minha prova de redação no gabarito oficial. Posso dizer Adeus ao meu concurso e uma possível aprovação ou ainda cabe alguma medida judicial para que corrijam minha redação?

CASSILDO SOUZA disse...

Pedro, não se preocupe. O título é obrigatório quando pedem para colocar. Você não vai zerar por causa disso. Grande abraço!

CASSILDO SOUZA disse...

Sarah. Em relação ao risco que você fez, não vejo nenhum problema. Em relação ao "A", eles podem achar que isso seja um código para identificá-la. Mas isso é muito subjetivo, às vezes passa até despercebido. Depende muito da banca. Eu, em seu lugar, ficaria tranqüilo, mas como você diz ser muito ansiosa..rs. É um caso novo, inusitado, mas pela experiência que eu tenho, você não será eliminada por causa disso. Fique tranqüila.
Grande abraço!

Anônimo disse...

Boa noite, fiz um concurso e acabei colocando título na redação. Será que podem considerar como uma marca de identificação e posso zera-la? Não me recordo se havia escrito na prova que não era para colocá-lo ou se este apenas não era solicitado... Desde ja obrigada

Anônimo disse...

Boa noite, professor!
Estou perdendo a paz! Fiz uma prova de concurso para o Tribunal Regional do Trabalho TRT-Rio e na redação (não sei o que deu na minha cabeça), comecei escrevendo na folha oficial como se fosse rascunho. Na primeira linha, eu risquei uma palavra e coloquei uma seta levando para a parte de cima da linha (fora da margem da redação - pois achava que era rascunho), e continuei escrevendo até chegar na terceira linha da prova. Foi ai que me dei conta da besteira que fiz! Daí dei um risco simples em tudo o que escrevi (nas três linhas e na palavra escrita fora da margem - acima da primeira linha da folha de prova); pulei uma linha e comecei escrevendo a minha redação. Daí em diante, sem erro algum. No edital está escrito assim: "Será atribuída nota ZERO à redação que:

(b) Apresentar texto sob forma não articulada verbalmente (apenas com desenhos, números e palavras soltas ou em versos), ou qualquer fragmento de texto escrito fora do local apropriado"

E aí, professor? Acha que eles saberão que errei por ter achado que se tratava de rascunho e relevarão, ou receberei ZERO na minha redação? Estou péssimo por isso! Fiz uma ótima prova objetiva e cometi esta gafe na redação. Peço sua opinião, diante de sua experiência. Grato!

Thyago Santos disse...

Boa noite, professor!
Estou perdendo a paz! Fiz uma prova de concurso para o Tribunal Regional do Trabalho TRT-Rio e na redação (não sei o que deu na minha cabeça), comecei escrevendo na folha oficial como se fosse rascunho. Na primeira linha, eu risquei uma palavra e coloquei uma seta levando para a parte de cima da linha (fora da margem da redação - pois achava que era rascunho), e continuei escrevendo até chegar na terceira linha da prova. Foi ai que me dei conta da besteira que fiz! Daí dei um risco simples em tudo o que escrevi (nas três linhas e na palavra escrita fora da margem - acima da primeira linha da folha de prova); pulei uma linha e comecei escrevendo a minha redação. Daí em diante, sem erro algum. No edital está escrito assim: "Será atribuída nota ZERO à redação que:

(b) Apresentar texto sob forma não articulada verbalmente (apenas com desenhos, números e palavras soltas ou em versos), ou qualquer fragmento de texto escrito fora do local apropriado"

E aí, professor? Acha que eles saberão que errei por ter achado que se tratava de rascunho e relevarão, ou receberei ZERO na minha redação? Estou péssimo por isso! Fiz uma ótima prova objetiva e cometi esta gafe na redação. Peço sua opinião, diante de sua experiência. Grato!

CASSILDO SOUZA disse...

Thyago, isso não é motivo para zerar. Você pode acabar comprometendo a compreensão, coisa do tipo. Mas isso não caracteriza motivo para ser eliminado, ocorre com freqüência esse tipo de situação. Se, por acaso, você tiver escrito alguma coisa fora do espaço, simplesmente não será considerado, mas não vai zerar a redação.
Grande abraço.

Anônimo disse...

olá professor, prestei um concurso feito pela UEG e no caderno de redação, na capa, sem querer fiz um pequeno rascunh sem, contudo, capaz de me identificar. apesar de previsto no edital, isso é levado ao pé da letra? serei eliminado do concurso?

Anônimo disse...

olá professor, prestei um concurso feito pela UEG e no caderno de redação, na capa, sem querer fiz um pequeno rascunho sem, contudo, capaz de me identificar. apesar de previsto no edital, isso é levado ao pé da letra? serei eliminado do concurso?

CASSILDO SOUZA disse...

Apesar de não saber exatamente qual foi o rascunho que você fez, não vejo isso como fato para identificar; acredito que isso será levado como uma rasura normal. Não há registros de candidatos que tenham obtido a nota zero por tais razões. Fique tranquilo.Grande abraço.

Thyago Santos disse...

Professor, percebi agora que faltou um dado no que escrevi. Quando eu falei que estava na primeira linha da redação na folha oficial e risquei uma palavra, fazendo uma seta pra cima (fora do espaço reservado para a redação), foi para colocar uma outra palavra que achei mais adequada, como se faz em uma folha de rascunho. Mas, como falei, esta palavra também recebeu um risco simples, assim como as três linhas iniciais da folha de redação. Ocorre que, como descrevi, o edital diz que será dado zero à redação que apresentar QUALQUER FRAGMENTO DE TEXTO ESCRITO FORA DO LOCAL APROPRIADO. Como eu escrevi esta palavra acima da margem da redação e depois a risquei, não sei se me darão zero por isso. Entendeu?

Anônimo disse...

Olá professor,

Estou desesperada. Fiz uma redação e uma palavra passou daquela linha escrita, não passando da margem. Será que posso zerar?
A banca falava "for assinada fora do local apropriado", mas isso não foi uma assinatura e sim um erro de cálculo rs.
Estou com muito medo!
Obrigada,
Maria

CASSILDO SOUZA disse...

Thyago, eu estou estranhando essa instrução na proposta, porque é muito rigorosa. Geralmente, aquilo que é colocado fora do espaço é apenas desconsiderado, mas nunca é motivo para zerar a redação. Pelo que você me relara agora, neste post mais recente, a situação muda. Por essas orientações, você corre o risco de zerar, mas - repito - são muito rigorosas para uma prova de redação. Vamos aguardar agora!

CASSILDO SOUZA disse...

Ao anônimo que postou por último, se não foi assinatura e a proposta não remetia nada sobre isso, sossegue. Não zerá eliminado.

jeremias disse...

nossa, fiz uma prova e a proposta era uma carta, na prova pedia para colocar data, mas fiz errado e nao coloquei o lugar e coloquei a data em barras 31/01/2013 depois em baixo coloquei o vocativo... será que vou zerar minha redação por ter colocado desse jeito???

natanael pessoa disse...

posso ter zerado minha carta por ter colocado a data em barras? (31/01/2013) e nao ter colocado o local???
coloquei o vocativo sem pular linhda da data de barras tbem... poutz eu sou mto burro kkkkkkk
ajuda ae professorrrrrrrr

Anônimo disse...

Professor, eu passei um pouco da linha, mas não passei da margem e fiz a mesma prova do Thyago e tem escrito no edital: apresentar qualquer fragmento de texto escrito fora do local apropriado. To mt preocupada tb!

CASSILDO SOUZA disse...

Jeremias, você deverá ser penalizado, não vai zerar por esses motivos, já que o texto será analisado integralmente. Se era carta, eles analisarão o diálogo com o receptor, a maneira peculiar de como um gênero dessa natureza deve ser construído. Fique tranqüilo em relação a esse aspecto. Grande abraço!

CASSILDO SOUZA disse...

Natanael, mesmo caso de Jeremias que comentei há pouco. Deverá haver penalizações, mas não a ponto de zerar. Grande abraço!

CASSILDO SOUZA disse...

É normal vocês que fizeram a prova da FCC ficarem preocupados porque a proposta não dava espaços para nenhuma rasura. No entanto, acredito que o bom senso da FCC vai prevalecer e vocês não zararão a prova, se o texto - no todo - estiver bem articulado.

Gerffeson disse...

Professor, em uma prova de concurso, iniciei minha introdução em uma linha não numerada superior a linha número um do caderno de resposta. Além, de esquecer de transcrever uma palavra também na introdução, sem a qual o sentido não ficou alterado! Corro o risco de zerar minha redação... Agradeço sua resposta! Abraço.

Anônimo disse...

Professor, fiz uma prova recentemente e comecei escrever minha introdução antes da linha número 1, o caderno de resposta tinha uma linha não numerada na qual iniciei, além de esquecer de uma palavra na introdução, sendo que o sentido não se alterou! Meu temor foi ter iniciado na linha não numerada!! Corro o risco de zerar minha redação Agradeço sua resposta! Abraços

Unknown disse...

Professor, fiz uma prova recentemente e comecei escrever minha introdução antes da linha número 1, o caderno de resposta tinha uma linha não numerada na qual iniciei, além de esquecer de uma palavra na introdução, sendo que o sentido não se alterou! Meu temor foi ter iniciado na linha não numerada!! Corro o risco de zerar minha redação Agradeço sua resposta! Abraços

Unknown disse...

boa noite cassildo, fiz um concurso da pm onde era obrigatorio uma redação q fosse narrativa, não prestando atenção neste detalhe fiz uma boa redação dissertativa mas com uma pequena parte narrativa,e para passar no concurso tenho que tirar pelo menos 50% nesta redação...o q acha?

Unknown disse...

professor fiz uma boa redação discursiva com uma pequena parte narrativa mas era pra ser obrigatoriamente narrativa, preciso de 50%...tenho chance?

Letícia disse...

Fiz vestibular pra UFG, optei por carta, só que não coloquei a data, ou seja, dia, cidade, ano, etc... Posso zerar ? "/

CASSILDO SOUZA disse...

Gerffeson, não há motivos para zerar a sua redação. Se não tinha nada dizendo sobre isso na proposta, pode ficar sossegado. Grande abraço!

Fernando Lemos disse...

Olá professor, cometi alguns erros na redação e gostaria de saber na sua opnião se dar para tirar pelo menos a media que é 5..

TEMA : Os efeitos da recente ascensão social

Na nossa sociedade contemporânea , segundo especialistas houve um aumento significativo acerca do consumo, visto que o capitalismo priorizou o lucro em busca pela a produtividade em detrimento do conforto humano, entretanto existe uma grande preocupação, pois muitas empresas não tem o compromisso com o meio ambiente, e isso tem acarretado vários problemas ecológicos.
É notório por todos que há muitas facilidades e incentivos para que o consumidor compre algo, como: reduções de impostos, como tem feito o Governo com empresas automobilísticas e eletrodomésticas, áreas que o consumo está em alta, não só pelo conforto e sim por fatores de facilidade de compra e de necessidade de milhares de pessoas.
Mas toda ação tem uma reação, e os reflexos do capitalismo já são notáveis na natureza, visto que as matérias primas são retiradas da natureza e não são repostas, ocasionando sérios desastres ambientais em virtude do desiquilíbrio que são causados pelas grandes indústrias, que além de explorar os meios naturais, ainda lançam gases altamente tóxicos, causando mudanças no clima e doenças respiratórias.
É incrível como o homem tem sobreposto o lucro e o conforto acima da sua própria vida, deixando de herança para as futuras gerações fenômenos de desastres ambientais. Medidas como catalizadores nas indústrias e matérias primas com base em fontes renováveis seria bastante benéfico para mudar essa realidade que ameaça o futuro do nosso planeta.


Desde já agradeço!

CASSILDO SOUZA disse...

Fernando, eu não vi a proposta de redação, sei apenas do tema, mas o seu texto, se foi escrito assim, tem tudo para passar à próxima fase, sim. Apenas esclareço que, no último parágrafo, a proposta de intervenção (solução) poderia ter sido mais concreta, mais contundente. No mais, a estrutura está correta. Grande abraço!

Unknown disse...

Professor, bom dia, domingo passado fiz uma prova de concurso, para meu infortúnio escrevi duas palavras erradas por uma falta de atenção absurda. No quesito domínio da norma culta posso zerar ou perder muitos pontos por conta disso??
Agradeço sua resposta, abraços

Unknown disse...

Cara, domingo agora (07/04) entrei em desespero. Por conta de desavenças no tempo restante de prova informado pelo fiscal e o tempo real restante, acabei que não consegui passar a redação inteira a limpo e entreguei faltando dois parágrafos (ao invés de 3 argumentos, só entreguei com 2, e ainda ficou faltando a conclusão). A mesma tinha como pontuação máxima 25 pontos. Estou muito triste, pois fui bem na prova objetiva. Fora isto, a redação estaria perfeita. Quantos pontos posso perder ou ainda posso zera-la???

Unknown disse...

Cara, domingo agora (07/04) entrei em desespero. Por conta de desavenças no tempo restante de prova informado pelo fiscal e o tempo real restante, acabei que não consegui passar a redação inteira a limpo e entreguei faltando dois parágrafos (ao invés de 3 argumentos, só entreguei com 2, e ainda ficou faltando a conclusão). A mesma tinha como pontuação máxima 25 pontos. Estou muito triste, pois fui bem na prova objetiva. Fora isto, a redação estaria perfeita. Quantos pontos posso perder ou ainda posso zera-la???

Unknown disse...

Cara, domingo agora (07/04) entrei em desespero. Por conta de desavenças no tempo restante de prova informado pelo fiscal e o tempo real restante, acabei que não consegui passar a redação inteira a limpo e entreguei faltando dois parágrafos (ao invés de 3 argumentos, só entreguei com 2, e ainda ficou faltando a conclusão). A mesma tinha como pontuação máxima 25 pontos. Estou muito triste, pois fui bem na prova objetiva. Fora isto, a redação estaria perfeita. Quantos pontos posso perder ou ainda posso zera-la???

Unknown disse...

Cara, domingo agora (07/04) entrei em desespero. Por conta de desavenças no tempo restante de prova informado pelo fiscal e o tempo real restante, acabei que não consegui passar a redação inteira a limpo e entreguei faltando dois parágrafos (ao invés de 3 argumentos, só entreguei com 2, e ainda ficou faltando a conclusão). A mesma tinha como pontuação máxima 25 pontos. Estou muito triste, pois fui bem na prova objetiva. Fora isto, a redação estaria perfeita. Quantos pontos posso perder ou ainda posso zera-la???

CASSILDO SOUZA disse...

Gerffeson, não se preocupe. Você terá pontos descontados, mas não zerará a redação só por causa disso. Terá, sim, pontos descontados no quesito "norma culta", mas o texto - como um todo - será analisado.Grande abraço!

CASSILDO SOUZA disse...

Wallyson. Você perderá pontos, sim. Há o risco de zerar, mas não há uma definição de ser eliminado só com base no número de parágrafos, a não ser que houvesse lá na prova tal orientação; o mais grave, em meu entender, é a conclusão faltar. Já nos argumentos, que eram 3, isso é menos complicado, porque de certa forma, haverá desenvolvimento. O controle do tempo é um dos grandes problemas na hora da redação. É um dos pontos que também precisam ser exercitados. Grande abraço!

Anônimo disse...

Fiz um concurso recentemente e minha redação foi eliminada por que eu coloquei um título.Só que na redação não tava falando se podia ou não colocar um título.Isso está corrento?

CASSILDO SOUZA disse...

Em qualquer redação, o título só precisa ser atribuído se ele for solicitado. Mas no caso de colocá-lo isso não deveria fazer o candidato ser eliminado, a não ser que estivesse claro no edital ou instruções. É estranho zerar uma redação por se colocar o título. No ENEM, por exemplo, como não se pede, o aluno tem a liberdade de acrescentá-lo ou não. É bom ver o edital. Se existia nada abordando, a prova deveria ser recorrigida. Grande abraço!

Anônimo disse...

Bom dia Cassildo,
Estou sinceramente muito aflita, fiz um concurso e fui relativamente bem, no entanto, na redação sublinhei o título, no edital não diz nada sobre sublinhar, mas ao pesquisar na net, informa que não há necessidade de tal ação. Corro risco de ter a prova zerada?
Agradeço desde já pela informação.
Abraço
Priscilla

CASSILDO SOUZA disse...

Não há necessidade de sublinhar, mas também não vai zerar por causa disso. Pode ficar tranqüila que isto não será um problema. Boa sorte no concurso. Grande abraço!

Unknown disse...

Bom dia,prestei concurso no último domingo (pucpr) e utilizei duas expressões "penso que e acredito que " em uma dissertação argumentativa, isso pode zerar minha redação? A utilização destas podem desconfigurar meu texto e torná-lo outro gênero? Pois no edital está dizendo que serão zerados textos q nao forem dissertativo argumentativo
Agradeço se puderes me auxiliar.
Ana

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Ola, fiz um concurso este final de semana e na hora de passar a redação a limpo eu esqueci de colocar o titulo. E na prova exigia titulo na redação. Gostaria de saber qual punição eu posso receber por isso, obrigado

Jefferson disse...

boa noite cassildo .. meu nome eh jefferson e prestei um concurso na cidade de barueri .. e passei na prova mas .. fiz minha redação e coloquei meu titulo no final? .. isso poderia zerar minha prova? deus lhe abençoe

Anônimo disse...

boa noite cassildo .. tdu bem? prestei um concurso para a cidade de barueri e passei na prova .. mas na hora de fazer a redação .. eu coloque o titulo no final ... isso poderia zerar minha prova? q deus lhe abençoe .. abraço

CASSILDO SOUZA disse...

Ana Cristina, o fato de ter usado tais expressões, desde que tenha sido em trechos isolados causa penalização mas nunca eliminação. O texto será analisado completamente e não apenas por um segmento específico. Fique tranquila. Grande abraço e obrigado por acessar.

CASSILDO SOUZA disse...

Em relação ao "anônimo" que postou sobre o título, não há registros de redações anuladas por não colocação do título. No entanto, você será penalizado por não ter adicionado uma parte importante do texto, já que a proposta solicitava. Será considerado um erro e haverá diminuição no número de pontos. Grande abraço e obrigado por acessar.

CASSILDO SOUZA disse...

Caro Jefferson, zerar eu não acredito, isso não seria motivo, até porque no edital não estava previsto que isso causaria eliminação. Já houve, inclusive, registro de redações da FUVEST com título no final que ficaram entre as 50 melhores. Depende da banca, mas não será eliminado do processo por esse fato. Grande abraço e obrigado por acessar.

«Mais antigas ‹Antigas   1 – 200 de 413   Recentes› Mais recentes»