24 de jul. de 2009

Diferenças entre "História", "história" e "estória"

Qual seria a diferença entre esses três vocábulos?

1. "História", com inicial maiuscula, significa a ciência oficial que trata dos acontecimentos no tempo e sua repercussão, como a História Geral, História do Brasil, etc.

Eu prefiro estudar História do Brasil a Matemática.

2. O vocábulo "história", com inicial minúscula, significa um relato verdadeiro, real, mas que não se enquadra na ciência oficial. É um fato, acontecimento.

A minha história de vida é algo muito particular.

3. A palavra "estória" remete à ficção ou a um relato do qual não se tem certeza sobre sua veracidade.

As estórias da nossa literatura têm muita qualidade. São narrativas de ficção muito interessantes.

Pedro é muito criativo. O menino vive com várias estórias "cabeludas".

Portanto, deve-se ter cuidado ao utilizar qualquer um desses vocábulos, pois, como vimos, possuem significações diferentes e que dependem do contexto situacional.

Um abraço.

Cassildo.

24 comentários:

Anônimo disse...

muito boa a pesquisa me serviu muito para um trabalho

Anônimo disse...

Valeu mesmo, pois muitas vezes confundimos e acabamos empregando a forma equivocada da palavra, sem nos dar conta do seu real significado.

Obrigada.

Paola disse...

legal, gostei da pesquisa, sempre é bom saber das coisas pra um dia se precisar a gente saber

Paola disse...

gostei, sempre é bom saber as coisas, pra um dia se precisar a gente ja saber e nao escrever errado né ?
obrigada.

Isadora disse...

Eu estava em uma verdadeira guerra com meu pai para saber a verdade e assim eu pesquisei e eu estava correta!

yasmin disse...

nossa godtei muinto e muinto bom seu blog amei mim ajudou muinto no meu trabalho

thcau... bjsssssss

yasmin disse...

amei d ++

CASSILDO SOUZA disse...

Muito obrigado por acessar, Yasmin. Apesar de as redes sociais estarem mais em moda do que blogs, eu continuarem postando, vou usá-lo com site e os conteúdos de língua portuguesa serão prioridade. Um abraço!

Anônimo disse...

Legal! muito boa a pesquisa. Na escola em que leciono uma professora me fez essa pergunta, e realmente fiquei sem saber responder. Valeu! Muito obrigado, me ajudou muito. bjs até mais!!!!

alberto Dias disse...

valeu gostei muito dessa história de aprender...
parabêns pelo seu trabalho muito obrigado!!!

Anônimo disse...

Obrigada Cassildo, pois seu blog é muito interessante e me ajudou muito
Valeu!
Um abraço

joseane disse...

Adorei, claro e rápido parabéns!!!

Anônimo disse...

Gostei mto da explicação, pois é clara e direta. Procurei em outros sites mas só encontrava os dois tipos ( História e estória) e eu precisava saber dos três tipos ( História, história e estória) Obrigado!

Anônimo disse...

Só consegui postar como anônimo mas... meu nome é Danielle Barros e gostaria de lhe dar os parabéns e o meu mt obrigada. Estava procurando justamente essas diferenças para explicar ao meu filho e n há explicação mais clara q a sua. Excelente!

CASSILDO SOUZA disse...

Muito obrigado, Danielle, procuramos fazer deste espaço exatamente um ambiente para esclarecer dúvidas e somar conhecimento. Grande abraço!

Paulo disse...

Gostei muito das definições e exemplos, com exceção ao fato de que a História foi definida como uma "ciência". A definição de ciência exige que se formule uma hipótese e um experimento que a comprovem, o que não é possível neste caso.

CASSILDO SOUZA disse...

Obrigado pelas ponderações, caro Paulo. No entanto, a definição de História como ciência não foi criada por mim e o seu conceito de ciência parece ser limitado. A história é uma CIÊNCIA HUMANA. A Wikipedia (maior enciclopédia eletrônica do mundo) conceitua a História como "...a CIÊNCIA que estuda o Homem e sua ação no tempo e no espaço, concomitante à análise de processos e eventos ocorridos no passado." É preciso estabelecer de que tipo de ciência se trata para poder enquadrar certos conceitos. Grande abraço!

Jose disse...

Explanação muito boa.

Nara disse...

É muito bom quando se sabe o significado e como se escreve....

Anônimo disse...

Me serviu muito

Suzi disse...

Muito bom!
Mas agora, com o novo Acordo Ortográfico/2012, "História" (a Ciência, a disciplina acadêmica) pode ser escrita também com letra minúscula: "história". O uso de maiúscula, nesse caso, passou a ser facultativo (e eu, valendo-me da faculdade, continuo usando, porque para todos os outros casos eu uso "história" com letra minúscula. rs).

De outro lado, embora o VOLP aceite "estória", eu (que nem curto muito o Aurélio) fico com os linguistas que não usam o vocábulo, e se valem de "história" para aquelas reais e as de ficção/tradição. Faço isso porque considero "estória" um anglicismo - story x history. Quem pensa diferente também está muito bem acompanhado - de Guimarães Rosa, por exemplo.

Veja:

http://veja.abril.com.br/blog/sobre-palavras/consultorio/historia-x-estoria-um-conflito-historico/

e

http://www.linguabrasil.com.br/mural-consultas-detail.php?id=69&busca=est%F3ria

Grande abraço!!

Jsp disse...

Gostei muito de poder ter sido esclarecida

Pollyana disse...

Boa tarde.

Agradeço pelo material disponibilizado. Foi apresentado, de maneira bem sucinta, a qual contribuiu para esclarecer a dúvida que me surgiu, na elaboração de um enunciado, no qual iria necessitar das duas formas de escrita, da palavra em questão.

CASSILDO SOUZA disse...

Muito obrigado aos comentários positivos acima. Fazemos esse trabalho voluntário aqui, na página do Face, no Insta e no YouTube. Ficamos felizes que esse material seja de bom uso. Grande abraço a todos.