23 de nov de 2009

VESTIBULAR UFRN - 2º DIA: DE NOVO, UM ARTIGO.

Uma dúvida muito grande pairava na cabeça dos alunos que fariam a prova redação hoje, dia 23-11-2009. Será cobrado um artigo ou uma carta argumentativa? Como havíamos antecipado durante o ano nas aulas e, agora, na revisão de de véspera, o fato de o ano passado ter sido exigido um Artigo não impedia que ele fosse repetido esse ano. Não havia uma regra estipulando qual gênero textual seria pedido.
Para aqueles que temiam a carta, nesse aspecto houve alívio. Em relação ao tema, houve uma inovação, preferindo-se abordar a invasão de privacidade, a eterna vigilância que o contexto do mundo atual nos trouxe.
Na prova objetiva de Língua Portuguesa, nada de novidades. Utilizaram-se os textos literários tanto para a parte de Literatura quanto para a Gramática. O acento indicativo de crase foi objeto de uma questão, enquanto que parônimos/homônimos foram o objeto de outra. Na parte interpretativa, tirinha. Quantas vezes orientamos para que observassem bem esse gênero textual e outros correlatos como a charge e o cartum!
Em resumo, quem fez uma preparação correta, assistindo a todas as aulas só terá motivos para comemorar. Agora é esperar o resultado.
Boa sorte a todos. Amanhã ainda haverá as provas discursivas das disciplinas específicas.
Um abraço!
Cassildo.

9 comentários:

FERNANDO disse...

Olá Cassildo.

Tenho uma dúvida.

Como minha redação deveria ser estruturada em relação a essa última redação proposta no Vestibular da UFRN ?

Poderia ser feito uma dissertação argumentativa ?

Abraço.

CASSILDO SOUZA disse...

Veja bem, Fernando. Não podemos confundir DISSERTAÇÃO-ARGUMENTATIVA com ARTIGO DE OPINIÃO, embora a intenção da UFRN seja aproximar os dois gêneros. Nessa proposta de 2010, deveria ser feito um ARTIGO, apenas não poderia ser assinado. A diferença básica é que você teria de escrever em 1ª pessoa do singular ou d plural, enquanto que a DISSERTAÇÃO escreve-se em 3ª pessoa.

Fernando disse...

Se eu tiver escrito o têxto predominantimente na 3ªpessoa e impessoal. Corro o risco de zerar a redação ? ( Todos os meus amigos que perguntei fizeram a redação parecida com a minha =( )

CASSILDO SOUZA disse...

Fernando, não tem nem perigo de zerar por isso. Apenas você pode ter sido muito impessoal, fugindo um pouco do posicionamento que deve ser seu. Até porque na proposta de redação, os motivos para se zerar não incluiam IMPESSOALIDADE. Fique tranqüilo, pode dormir sossegado, que por causa disso você não zera.
Um abraço.

Anônimo disse...

Caro Cassildo, cheguei ao seu blog através da busca "zerar redação UFRN" e já encontrei aqui algumas informações úteis, mas gostaria de uma ajuda específica.

Prestei o último vestibular da UFRN em Natal e pontuei muito bem nas objetivas, acredito ter produzido um bom texto na redação e também gostei bastante das provas abertas.

Como não sou do RN, aqui em meu estado a universidade federal não pede a inserção de um título nos textos. Dessa forma, mesmo tendo atentado para o espaço reservado ali, na hora da prova, aconteceu de eu esquecer de incluir o título no artigo sobre privacidade.

Não há na prova indicação expressa de que isso seja motivo para zero, mas fiquei muito preocupado, pois disputo vaga para medicina e cada ponto é fundamental.

Você tem uma idéia, mensurada mesmo, de qual a consequência da falta do título naquele texto? Quanto da pontuação é descontada?

Obrigado e parabéns pelo ótimo blog.

CASSILDO SOUZA disse...

Existia o pedido para se colocar título e quando há uma solicitação expressa, é importante observá-la. No entanto, você não zera a redação, vai apenas ter alguns décimos descontados (creio que não seja mais de 1,0 ponto). É um prejuízo, mas nada que justifique o desespero. Fique tranqüilo que, por causa disso, você não zera.
Um abraço.

Anônimo disse...

É... são aqueles vacilos do nervosismo mesmo. Ninguém tá imune a eles. Muito obrigado pelo esclarecimento. Tirou um grande peso que ia ficar nas minhas costas até janeiro.

Se eu passar, apareço por aqui para avisá-lo.

Abraço.

Anônimo disse...

QUERO TIRAR UMA DUVIDA SOBRE O VESTIBULAR DA UFRN.A REDAÇAO VEM COM O TEMA CERTO, ENTÃO EU DEVO FAZER MINHA REDAÇAO ENCIMA DO TEMA E COLOCAR UM TITULO E DEPOIS NA OUTRA LINHA COMECAR MINHA REDAÇAO?.NUNCA FIZ VESTIBULAR VOU TENTAR ESSE ANO 2010 PARA 2011 E GOSTARIA QUE ME TIRASSE ESSA DUVIDA QUE EU TENHO E NÃO SEI QUE ASSUNTOS DEVO ESTUDAR EM TODAS AS MATÉRIAS,JA QUE FAZ 5 ANOS QUE EU TERMINEI O ENSINO MEDIO E NÃO PEGUEI EM NENHUM LIVRO.POR FAVOR SE PODER ME AJUDAR MANDE PARA ESSE EMAIL: edson.andre@yahoo.com.br obrigado agradeço muito.

Anônimo disse...

Olá gostaria de tirar uma dúvida. A redação da UFRN 2011 foi uma carta, endereçada a sociedade de Natal. Até ai tudo bem, mas fiquei com medo depois que coloquei no cabeçalho da carta a data e cidade. Eu coloquei a cidade de onde eu estava fazendo a prova, e não era Natal, tem algum perigo de eles entenderem como se eu estivesse querendo me identificar na prova?
E acabar zerando a redação?
RESPOSTA PARA monna-mc@hotmail.com