3 de fev. de 2010

INGLÊS - AUXILIARES DO E DOES

Como o blog trata das letras, não se assustem meus leitores se encontrarem por aqui, também, algumas lições gramaticais de Língua Inglesa. Hoje, falaremos um pouco sobre os auxiliares DO e DOES, utilizados no tempo PRESENTE.

Em primeiro lugar, verbos auxiliares, pela própria designação, geralmente vêm ligado a um verbo principal, com a função de reforçá-los em algum aspecto. Normalmente esses auxiliares são empregados nos casos de NEGAÇÃO e INTERROGAÇÃO. A forma AFIRMATIVA, em Língua Inglesa, tende a permanecer invariável, seguindo um padrão parecido com a nossa Língua Portuguesa.

They work at a supermarket. (Eles trabalham em um supermercado)
FORMA AFIRMATIVA (AFFIRMATIVE FORM)

O verbo work (trabalhar) permanece numa posição que se assemelha à da Língua Portuguesa. Isso ocorre porque a frase é afirmativa. Mas, se quiséssemos convertê-la para a NEGAÇÃO ou INTERROGAÇÃO, seria assim:

DO They WORK at a supermarket? (Eles trabalham em um supermercado?)
DOES She WORK at a supermarket? (Ela trabalha em um supermercado?)
Esquema: AUXILIAR + PRONOME + VERBO PRINCIPAL
FORMAS INTERROGATIVAS (INTERROGATIVE FORMS)

*Na forma INTERROGATIVA dos verbos que não são auxiliares utiliza-se DO (pronomes I, YOU, WE, THEY) ou DOES (HE, SHE, IT), no início da frase, acrescentando-se o sinal de interrogação ao final. É uma frase utilizada para perguntar. Agora, vamos observar:
They DO NOT (DON'T) WORK at a supermarket. (Eles NÃO trabalham em um supermercado)
She DOES NOT (DOESN'T)WORK at a supermarket (Ela não trabalha em um supermercado)
Esquema: PRONOME + AUXILIAR + NOT + VERBO PRINCIPAL
FORMAS NEGATIVAS (NEGATIVE FORMS)

Na forma NEGATIVA dos verbos não-auxiliares utiliza-se DO (I, WE, YOU, THEY) ou DOES (HE, SHE, IT), seguidos da partícula de negação NOT (NÃO). Na composição, pode haver contração das formas DO NOT para DON'T e de DOES NOT para DOESN'T.

Devemos lembrar que isso ocorre com a maioria dos verbos e no SIMPLE PRESENT TENSE (PRESENTE SIMPLES).

Um abraço.

Cassildo.

Um comentário:

Unknown disse...

Cassy obg pelas dicas!