26 de mai. de 2010

QUESTÕES COMENTADAS - ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO IFRN 2010

Publico, a seguir, algumas questões comentadas do Concurso do IFRN, realizado dia 23-05-2010, para o cargo de Técnico Administrativo em Educação - Assistente em Administração. As provas desse exame foram realizadas pela COMPERVE / UFRN.


01. (IFRN - COMPERVE / 2010). Na construção da coesão textual por elipse, verifica-se a supressão de uma ou mais palavras que podem ser, contudo, inferidas pelo contexto semântico e sintático. Constitui exemplo desse processo:
A) “As taças têm formato diferente do copo [...]” (texto 1-linha 2).
B) “É uma situação complicada ficar toda hora pensando assim [...]” (texto 2-linha 1).
C) “[...] mas seria a vitória do grupo, e não apenas a individual” (texto 2-linhas 3 e 4).
D) “Mas a caminhada é longa” (texto 2-linha 5).
RESPOSTA: "C". Coesão por ELIPSE caracteriza-se pela omissão de um termo que está subentendido e que já foi citado anteriormente, para não haver repetição desnecessária. Neste caso, em todas as outras opções, o termo referente está claro: na letra "A", taças; na letra "B", "ficar a toda hora pensando assim"; na letra "D", o termo referente é caminhada. Portanto, a letra "B", o termo subentendido é vitória, antes de "individual".

02 (IFRN - COMPERVE/2010). Considere o seguinte fragmento do texto: “Sei que seria o destaque naquele momento [...]”
O enunciado em que a oração sublinhada exerce função sintática idêntica à da oração destacada no fragmento é
A) Os turistas podem ficar tranquilos, que o país da Copa lhes preparou uma ótima recepção.
B) Nem todos os torcedores têm a certeza de que o Brasil será o campeão.
C) Os estádios que serão utilizados na Copa da África do Sul estão com as obras bastante adiantadas.
D) O técnico da Seleção Brasileira, durante uma entrevista, afirmou que o esquema tático já está definido.
RESPOSTA: "D". Trata-se de uma questão de período composto, mesmo que não haja referência sobre isso. A oração subordinada destacada no enunciado completa do sentido da forma verbal "Sei", que é transitiva direta, portando é SUBSTANTIVA OBJETIVA DIRETA. Na alternativa "A", a oração subordinada é ADVERBIAL CAUSAL, o termo QUE é substituível por POIS; na alternativa "B", a oração subordinada completa do sentido do nome abstrato CERTEZA, portanto é SUBSTANTIVA COMPLETIVA NOMINAL; na alternativa "C", A oração é SUBORDINADA ADJETIVA RESTRITIVA, pois qualifica o substantivo "estádios". A alternativa restante traz uma oração nos moldes da que está enunciado, pois a subordinada completa o sentido da forma "afirmou" (VTD) e por isso atua como OBJETO DIRETO (ORAÇÃO SUB. SUBST. SUBST. DIRETA).

03 (IFRN - COMPERVE/2010). Sem prejuízo ao sentido original, pode-se reescrever a oração “Virei-lhe o listrado do peito”, substituindo o pronome oblíquo destacado, da seguinte forma:
A) Virei todo o listrado do peito.
B) Virei esse listrado do peito.
C) Virei algum listrado do peito.
D) Virei o listrado do seu peito.
RESPOSTA: "D". O pronome oblíquo LHE, quando não desempenha função de OBJETO INDIRETO, pode substituir os pronomes possessivos, atuando como ADJUNTO ADNOMINAL. É o que acontece na presente questão. Isso ocorre em expressões como Tiraram-LHE a gratificação (Tiraram a SUA gratificação). Nos outros casos, os pronomes são, respectivamente, indefinido (todo), demonstrativo (isso) e indefinido (algum), sobrando tão-somente a alternativa "D".

2 comentários:

Anônimo disse...

Uma dúvida. Na questão 01 letra A não teria uma elipse com a palavra formato? Formato da taça, formato do copo.
Att.

CASSILDO SOUZA disse...

Respondendo à dúvida do comentário anônimo, realmente se poderia pensar nessa possibilidade, mas isso não está claro, pois tanto se pode dizer FORMATO DA TAÇA DIFERENTE DO FORMADO DO COPO como da maneira que está: FORMATO DA TAÇA DIFERENTE DO COPO. Não é obrigatório, neste caso, considerar a palavra FORMATO, por isso, não há elipse. Já no caso da alternativa da resposta, sim, o termo "DO GRUPO" automaticamente exige considerar "VITÓRIA", pois ficaria sem sentido. Por isso, a resposta foi a letra "D".