4 de ago. de 2010

QUESTÕES TRABALHADAS NO AULÃO DE 1º DE AGOSTO - CC

Foi realizado, último dia 1º de agosto, o I Domingo de Aulões da Central de Cursos, com abordagem de todas as disciplinas do vestibular e ENEM. Na oportunidade, alguns números foram apresentados pelos professores, num período compreendido entre 8h30 e aproximadamente 20h. Disponibilizo, a seguir, questões de concordância verbo-nominal utilizadas na aula de Língua Portuguesa, ministrada por mim, no período da tarde:

01.(CS/2008) Marque a alternativa em que a concordância verbal apresenta-se de acordo com as normas gramaticais em vigor:
a) O conjunto de leis que existem no Brasil são muito complicadas.
b) Todas as leis contém algo que não atenda aos interesses da população.
c) Os poderosos acreditam que as pessoas nunca vão perceber a obscuridade das leis.
d) É igual as leis do Brasil e dos Estados Unidos no que diz respeito à falta de interesse em ajudar a população.

Resposta: C
. Na concordância, devem-se observar os seguintes aspectos: Se verbal, núcleo do sujeito e verbo devem concordar; em sendo nominal, os adjetivos, pronomes, artigos e numerais devem concordar com o substantivo. Na letra "A", o núcleo do sujeito é CONJUNTO, portanto a concordância adequada seria no singular: "é muito complicado"; na letra "B", o núcleo do sujeito é LEIS, portanto a forma verbal correta deveria ser CONTÊM (com circunflexo); na letra "D", o núcleo do sujeito LEIS exige a concordância com seus referentes SÃO IGUAIS. Na letra "C", ACREDITAM concorda com PODEROSOS e a locução VÃO PERCEBER concorda com PESSOAS, portanto resposta correta.

02. (TTN ) Assinale a alternativa correta quanto à concordância verbal
.
a) Soava seis horas no relógio da matriz quando eles chegaram.
b) Apesar da greve, professores, diretores, funcionários, ninguém foram demitidos.
c) José chegou ileso a seu destino, embora houvessem muitas ciladas em seu caminho.
d) Fomos nós quem resolvemos aquela questão.
e) O impetrante referiu-se aos artigos 37 e 38 que ampara sua petição.

Resposta: "D".
Os verbos SOAR, BATER e DAR, quando indicam horas (em substituição ao verbo SER) sempre concordam com o termo seguinte, por isso, na alternativa "A", o correto seria SOAVAM; na letra "B", o termo NINGUÉM é sempre singular, exigindo que o verbo e o adjetivo também o sejam: FOI DEMITIDO seria a construção adequada; na opção "C", a forma verbal deveria ser HOUVESSE, pois se encontra no sentido de EXISTIR; na letra "E", são os ARTIGOS 37 e 38 que AMPARAM (e não ampara) "sua petição". Na letra "D", como se trata do pronome relativo QUEM, a concordância é dupla: FOMOS NÓS QUEM RESOLVEMOS/RESOLVEU, qualquer uma delas estaria correta. Se, em vez de QUEM, tivéssemos QUE, a concordância seria, obrigatoriamente, com o pronome: "Fomos NÓS QUE RESOLVEMOS a questão".

03 (VUNESP / 2007) Na língua, a concordância diz respeito à acomodação da flexão das palavras que se relacionam entre si, como no exemplo: “Os financistas cultivam um novo fetiche”. Com base nessa informação, assinale a frase cuja concordância se faz corretamente.

a) Mais de duzentos clientes saíram satisfeitos do Banco.
b) Um e outro teria que investir na Bolsa de Valores.
c) Haja visto a orientação da Diretoria do Banco, todos os clientes foram bem informados.
d) Acontece coisas estranhas nas agências bancárias dos municípios brasileiros.
e) Por falta de funcionários, foi suspensa as experiências e os estudos sobre investimentos bancários.

Resposta simples: "A".
Se são MAIS DE DUZENTOS CLIENTES, o verbo só poderia ficar no plural, SAÍRAM: verbo concorda com sujeito; na letra "B", o sujeito é composto e anteposto ao verbo, então a forma verbal correta deveria ser TERIAM; na letra "C", a expressão deve concordar com o termo seguinte, que é feminino, portanto HAJA VISTA; na letras "D" e "E", os verbos vêm antes dos respectivos sujeitos, que estão no PLURAL: "ACONTECEM coisas estranhas...", porque, igualmente seria COISAS ESTRANHAS ACONTECEM; FORAM SUSPENSAS AS EXPERIÊNCIAS..., porque, em igual raciocínio, AS EXPERIÊNCIAS FORAM SUSPENSAS.

Nenhum comentário: