24 de out. de 2010

CONCURSO PARA TÉCNICO ADMINISTRATIVO DA UFRN COBRARÁ REDAÇÃO

Como de costume, a COMPERVE cobrará redação no concurso para Técnico-Administrativo da UFRN. O texto a ser produzido pelos candidatos será do tipo ARGUMENTATIVO EM PROSA, que equivale à DISSERTAÇÃO, em que o autor expõe sua opinião com base em argumentos. Isso confirma a tese de que cada vez mais aqueles que não se preocupam em exercitar a escrita tende a perder espaço nas seleções para empregos públicos.

No caso das questões objetivas, mais noções sobre redação serão cobradas: o candidato deverá estar preparado para as características da correspondência oficial, estruturada sob a forma de OFÍCIO, MEMORANDO, AVISO, REQUERIMENTO, PORTARIA, ATESTADO, DECLARAÇÃO, RELATÓRIO, etc.

Como profissional dessa área, vejo como muito inteligente a abordagem da escrita pela COMPERVE, sempre que abre edital de algum concurso ou vestibular. Isso significa que a era da informação não prescinde o ato de produzir textos, muito pelo contrário, deve ser uma aliada, pois a quantidade de informações nunca foi tão grande.

Então, muito exercício para enfrentar o concurso da UFRN, mas lembre-se: isso não se aprende da noite para o dia. É um processo, e quem já tem o hábito de ler e escrever, larga muitíssimo bem.

2 comentários:

Unknown disse...

muito boa sua orientação.
se não é abusar demais vc sabe me informar de o fato da redação estar em letra de forma perde ponto tanto para esse concurso como também no vestibular

CASSILDO SOUZA disse...

Kátia. O mais importante é a clareza no texto. Mas, se você utilizar letra de forma, crie uma maneira de identificar as letras maiúsculas. Você pode fazer isso colocando-as em tamanho maior, para indicar que se trata de maiúsculas em oposição às minúsculas. Não há registros de textos eliminados ou que perderam pontos em virtude de letra de forma em concursos ou vestibulares.