7 de jan. de 2011

UM NOVO TEMPO ESTÁ POR VIR (AOS VESTIBULANDOS)

Dia de resultado do vestibular. A atmosfera muda, tudo é diferente, pessoas na expectativa de um resultado que - positivo ou negativo - mudará vidas, trará elementos novos para os próximos passos. Eu, que nem sou estudante (apenas professor) pareço estar esperando também a hora de ver meu nome na lista. O envolvimento é total.

Aconteceu hoje, dia 07 de janeiro de 2011: data mágica para muitos jovens que sonharam durante todo o ano de 2010 com o ingresso no sistema de seleção mais injusto do mundo, o qual justifica tamanha comemoração. Foram meses de esforço mental, de cobranças, de expectativa. Valeu a pena, pois aqueles que conseguiram tal dádiva merecem receber todas as congratulações possíveis e imagináveis. O sistema é cruel, passar por ele é uma vitória.

Na qualidade de professor tanto da escola regular quanto das escolas preparatórias ao vestibular, sinto-me orgulhoso, feliz, amplo, maior do que o universo, ao saber dessa conquista de nossos "meninos". E percebo o quão gratificante é estar nessa função, porque nós incorporamos alguns sentimentos que seriam típicos dos vestibulandos. No dia em que não sentir mais isso, pedirei para sair.

Parabenizo de coração a todos os que foram bem-sucedidos nessa jornada tão complexa e contagiante. Mas não me esqueço daqueles que não alcançaram ainda suas metas. Estarão sempre em minha memória também e o novo tempo, o que está por vir, os abrange. Uma vida nova começará, inevitavelmente, para os que foram aprovados já agora, e para os que apenas adiaram esse feito, num sinal de que a conquista será ainda mais festejada do que seria agora.

Um grande abraço a todos os vitoriosos e esperança para todos os que adiaram o sonho.

Professor Cassildo.

Nenhum comentário: