8 de mai de 2011

PROPOSTA DE REDAÇÃO EM SALA - CENTRAL DE CURSOS (02.05.2011)

A publicação da proposta de redação a seguir refere-se a produção textual em sala, na Central de Cursos, em 02.05.2011. A tarefa foi um sucesso, tendo participado 63 alunos da tarde e 48 da noite, totalizando 111 redações produzidas. Acabei há pouco de corrigi-las todas elas (levei o dia todo). Foi cansativo, mas valeu a pena, pela maneira como a maioria encarou a sugestão da atividade em sala de aula. Alguns chegaram, inclusive, a apostar que não daria quorum. Está disponível para quem quiser redigir e enviar para o em-mail duvidasnoar@hotmail.com.

Parabéns a todos os alunos que participaram, compreendendo a essência do trabalho.


CENTRAL DE CURSOS – OS CAMPEÕES EM APROVAÇÃO

PROPOSTA DE REDAÇÃO ESPECIAL – 02.05.2011

Coordenação: Professor Cassildo Souza (REDAÇÃO)

PRODUÇÃO TEXTUAL EM SALA

Brasil tem mais de sete mil padres casados ou vivendo em união estável

Redação SRZD | Nacional | 25/04/2010 19:48

De acordo com o Movimento Nacional das Famílias dos Padres Casados, o Brasil possui mais de sete mil padres casados ou vivendo em união estável. Dos cerca de 500 que fazem parte do movimento, 40 são de Fortaleza.

Segundo José Edson da Silva, 41 anos, presidente do movimento, a proibição do casamento por parte da Igreja faz com que os padres não assumam a paternidade, principalmente pelo fato de não querer abandonar os benefícios concedidos pela instituição religiosa.

"O mercado de trabalho é exigente e quando somos padres, temos tudo - carro, casa, emprego e a segurança que a instituição dá. É muito cômodo se manter nessa situação", afirmou.

http://www.sidneyrezende.com/noticia/83439+brasil+tem+mais+de+sete+mil+padres+casados+ou+vivendo+em+uniao+estavel

Há muito discutido, o casamento para padres católicos sempre constitui matéria polêmica, principalmente pelo conservadorismo existente por parte da Igreja, bem como pela sua doutrina, firmada numa tradição milenar. Com base no texto anterior, escreva uma CARTA endereçada ao Papa BENTO XVI, posicionando-se a respeito do casamento envolvendo os citados padres, o que lhes permitiria constituir família e – ao mesmo tempo – continuar exercendo suas funções eclesiásticas. O teor apelativo da carta deverá responder à seguinte questão: A Igreja Católica deve liberar o casamento para seus padres?

( ) SIM ( ) NÃO ( ) EM PARTE

INSTRUÇÕES:

Þ Evite, ao máximo, rasuras;

Þ Assine sua Carta Argumentativa com o pseudônimo CATOLICIS MATRIMONUS; a assinatura com o nome original implicará em nota zero;

Þ Escreva, no mínimo, 15 e, no máximo, 40 linhas;

Þ Escreva seu texto, PREFERENCIALMENTE, no verso desta proposta;

Þ Serão analisados os seguintes aspectos: emprego adequado da norma culta; análise correta e coerente do tema proposto; aspectos coesivos; estrutura textual adequada à tipologia e ao gênero textual.

Nome do aluno: ___________________________________________________________________

( ) VESPERTINO ( ) NOTURNO



Nenhum comentário: