30 de mai. de 2011

QUESTÕES RESOLVIDAS

01. PM/RN - A opção que apresenta, respectivamente, as circunstâncias indicadas pelas orações destacadas é:

I – Segundo o FMI afirma, a política econômica do governo é eficiente.

II – Ainda que nossas exportações tenham apresentado um significativo crescimento, não conseguiremos ainda uma certa estabilidade econômica.

III – Como não conhecesse bem nossa língua, apresentou dificuldades em leitura de textos.

(A) tempo, comparação, causa.

(B) conformidade, concessão, causa.

(C) conformidade, concessão, conseqüência.

(D) condição, concessão, comparação.

(E) finalidade, conseqüência, modo.

RESPOSTA: "B". Claramente, observa-se que a oração iniciada por "segundo" poderia ser substituída por "conforme", indicando exatamentea relação de conformidade; o segundo período, iniciado por "ainda que", indica relação de concessão, cujas conjunções poderiam ser "mesmo que", "embora", "apesar", "conquanto", percebendo-se clara idéia de oposição; no terceiro período, a oração destacada indica a causa de se ter apresentado dificuldade na leitura de textos.

02. PM/RN - Transpondo-se corretamente para a voz passiva o verbo da oração “Os reajustes salariais afetaram a previsão orçamentária do Governo Federal”, obtém-se:

(A) era afetada

(B) foi afetada

(C) foram afetadas

(D) foi afetado

(E) foram afetados

RESPOSTA: "B". É só transformar a oração que está na voz ativa em voz passiva. Nesse caso, o OBJETO DIRETO "a previsão orçamentária do governo federal" passará a ser o SUJEITO da oração na voz passiva; o SUJEITO; "Os reajustes salariais" será AGENTE DA PASSIVA; a forma verbal "afetaram" se transformará em locução verbal (SER + VERBO PRINCIPAL NO PARTICÍPIO), concordando com o novo sujeito = FOI AFETADA. A frase resultante seria "A PREVISÃO ORÇAMENTÁRIA DO GOVERNO FEDERAL SERÁ AFETADA PELOS REAJUSTES SALARIAIS.


03. Marque a alternativa correta, quanto à ortografia das orações a seguir:

(A) Saudei todas as dívidas que me estavam atormentando.

(B) Em todos os seguimentos, a humildade faz-se necessário.

(C) O sermão não surtiu os efeitos esperados.

(D) Não olhe para traz; não respondo pelos meus atos.

(E) O réu foi absorvido da acusação de estupro.

RESPOSTA: "C" = O sermão não surtiu (e não "sortiu") os efeitos esperados = frase corretíssima; na "A", "saudei" (cumprimentei) deveria estar como "saldei" (paguei, quitei); na letra "B", a palavra correta seria "segmentos"; na "D", a palavra "traz" vem do verbo trazer, e deveria estar como "trás" (oposto de frente); na alternativa "E", a forma seria "absolvido" (inocentado).

Nenhum comentário: