2 de set. de 2011

ALGUNS TEMAS QUE PODEM CAIR NA REDAÇÃO DO VESTIBULAR

Listo e detalho alguns temas que podem ser cobrados pelo Vestibular e ENEM 2011/2012

ASCENSÃO FEMININA:
A mulher tem ocupado espaços cada vez mais generosos na sociedade. Por mais que as mudanças ainda não representem uma consolidação dessa nova realidade, caminha-se a passos cada vez mais largos para que a figura feminina seja efetivada como nova agente de transformações no mundo, nas mais diversas áreas.

LEGALIZAÇÃO DA MACONHA: Defendida por pessoas públicas e políticos de peso, a discussão - não tão nova assim - ganhou força este ano, especialmente com a participação do ex-Presidente FHC em documentário que defende a descriminalização da droga. Cantores como Lobão e Zé Ramalho, além do Deputado Fernando Gabeira são alguns ícones favoráveis à mudança na legislação.

LEGALIZAÇÃO DO ABORTO: Outra temática bastante polêmica, exige conhecimentos que vão da Biologia ao Direito. Vários segmentos da sociedade reconhecem a necessidade de modificação na lei. O debate sobre o tema teve seu auge recente durante a Campanha Eleitoral para Presidente em 2010, o que dividiu a opinião de muitos eleitores.

UNIÃO CIVIL DE HOMOSSEXUAIS: Outro tema que foi bastante discutido durante a Campanha Eleitoral, à época ainda não havia sido sancionada a lei que garante a união estável entre pessoas do mesmo sexo. Este ano, o STF aprovou o dispositivo e, dessa forma, o assunto ganha ainda mais probabilidade de ser tema dos vestibulares e ENEM.

GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA: Temática que incide diretamente sobre nossa sociedade, uma vez que jovens grávidas tornaram-se comuns, por mais que haja informações disponíveis nas escolas e nos meios de comunicação. Talvez a ação da família, muitas vezes ineficaz, contribua para uma incidência tão alta. Tais informações precisam estar guardadas na cabeça do candidato, para produzir uma proposta de intervenção solidária coerente no seu texto.


8 comentários:

ELBA ALVES disse...

Cassildo;
Quanta riqueza seu blog!!!Parabéns!!!
Não sei porquê você não havia me dito esta dica. É ótimo, todos os seus alunos sabem? Precisam visitá-lo.
Suas reflexões em tons de crônicas são barra! Adorei também as letras de músicas. Que compositor!!!?

Elba Alves disse...

Cassildo;
Quanta riqueza seu blog!!!Parabéns!!!
Não sei porquê você não havia me dito esta dica. É ótimo, todos os seus alunos sabem? Precisam visitá-lo.
Suas reflexões em tons de crônicas são barra! Adorei também as letras de músicas. Que compositor!!!?

CASSILDO SOUZA disse...

Obrigado, Elba. Sou mesmo um privilegiado, receber um elogio desses de você, que é um ícone da Língua Portuguesa em nossa cidade, com toda a sinceridade. Alguns alunos conhecem, sim, mas não todos. Divulgo na medida do possível, para não forçar a barra. Você sabe o que é isso, trabalhamos nisso porque gostamos e fazemos com prazer. Que bom que gostou. Agradeço demais as palavras e coloco o espaço à sua disposição para qualquer texto que queira publicar.

izabely disse...

É tambem um tema muito comentado no momento o Abuso Infantil já que varias pessoas estão deixando o medo pra lá e abrindo pra todos seus tralmas passados.

Diôgo Galhardo disse...

Cassildo;
Também gostei bastante do seu blog, você ainda não me conhece, mais gostaria de saber se você poderia me ajudar com alguns textos, já estou na faculdade, mais vou prestar vestibular esse ano pra federal aqui no meu estado e estou um pouco sem tempo de entrar em um cursinho.

CASSILDO SOUZA disse...

Obrigado, Diogo. Quanto à ajuda com os textos, pode me contactar pelo e-mail duvidasnoar@hotmail.com. Um abraço.

Anônimo disse...

KKKKKKKKK..Caiu redes sociais..fui eu quem fiz a proposta de radação já sabaria que vocês iriam se desligar desse tema já que por sua vez caiu no ano passado!

CASSILDO SOUZA disse...

Sinto muito, amigo. Você está comentando uma postagem de 2011 para o vestibular 2012. Estamos vivendo o vestibular / 2013, com outra realidade. Acho que você não observou este detalhe. A postagem tem mais de um ano e não se aplicava ao processo de 2013. Outra coisa: ninguém tem obrigação alguma de acertar temas; quem trabalha com redação tem a função de orientar seus alunos a serem críticos na hora de abordar qualquer tema, além de utilizar bem os argumentos.
Grande abraço!