27 de out. de 2011

PROPOSTA DE REDAÇÃO - CADERNOS CENTRAL E CEDAP / 2011

PRODUÇÃO TEXTUAL E CORREÇÃO TEXTUAL

14.(CS / 2010) O texto a seguir apresenta INTRODUÇÃO e DESENVOLVIMENTO. Com base nos elementos contidos nesses dois primeiros segmentos, construa uma CONCLUSÃO coerente e coesa para o texto a seguir, com título original Os paradoxos do mundo virtual.


INTRODUÇÃO – TESE

Vivemos um período em que quase tudo é virtual: compras on-line, músicas em formato MP3, livros armazenados em dispositivos portáteis, valores guardados em caixas eletrônicos, identificados por uma senha e retirados com um cartão. O advento tecnológico trouxe mudanças radicais, obrigando as pessoas a uma adaptação para a qual nem sempre estão preparadas.

DESENVOLVIMENTO – 1º ARGUMENTO

É importante ressaltar que, como todos os segmentos, a “virtualidade” tem seus pontos positivos e negativos: Numa das instâncias, facilita nossas vidas, evita deslocamentos gigantescos, permitindo comunicação intercontinental, inclusive com grande utilidade na área medicinal, em que laudos e exames médicos são transferidos via on-line em segundos, evitando a demora da entrega de uma correspondência pelo serviço postal até se conhecer o resultado de um exame.

DESENVOLVIMENTO – 2º ARGUMENTO

No entanto, também não podemos nos esquecer da vulnerabilidade que é a dependência das redes de informação. Comumente, os hackers roubam dados importantes como n.ºs. de documentos, cartão de crédito e data de nascimento, clonam cartões com senhas subtraídas de quem está fazendo uma transação na Internet, pirateiam CDs e DVDs, tudo pela facilidade digital que nossa época permite.

CONCLUSÃO – SOLUCÃO / SUGESTÃO / RETOMADA DA TESE

Nenhum comentário: