5 de nov. de 2011

A HORA DA AFIRMAÇÃO


Chegada a decisiva, um filme digno de muitos prêmios Oscar vem à nossa mente: a preparação ao vestibular tem exigido um esforço super-humano durante o ano, em que incertezas surgem e a pressão sobre os candidatos aumenta. Todo o período que antecede o processo seletivo parece, momentaneamente, virar slides que deslizam o tempo todo diante de nós.

É preciso estabelecer, em primeiro lugar, que o sistema de acesso ao ensino superior público no Brasil é injusto. Então, isso significa que não conseguir uma vaga para a universidade em dado momento, não quer dizer que o candidato seja incapaz, caso ele tenha consciência de cumprir os compromissos de estudo. É necessário deixar essas questões para depois, e concentrar-se no que será solicitado nos três dias de prova.


Acreditar em si próprio, tendo a consciência do dever cumprido ajuda a tranqüilizar a cabeça; a fé, nessas ocasiões, nunca terá sido tão importante; lembrar das dificuldades, das noites de sono, do cansaço físico-mental, daquela matéria mais importante, viver o momento chamado vestibular considerando-o uma oportunidade rara de se encaminhar para as realizações pessoal e profissional: todas essas atitudes são relevantes e devem
ser praticadas.

Como professor de cursinhos preparatórios, minha mensagem não poderia ser mais otimista: não tenha medo de vencer, utilize seus conhecimentos adquiridos, sua capacidade de superação; pense naqueles que torcem por você, nos que acreditam em seu potencial, independentemente da situação exposta. Pense que os caminhos tortuosos tornarão ainda mais prazeroso o momento de triunfo.


A virada está próxima: confirme seus propósitos, pois os sonhos serão concretizados em breve; falta pouco para sair comemorando uma etapa concluída com muita dedicação, renúncia, abnegação. Esse estágio está apenas esperando que você diga SIM e inicie um período diferenciado, talvez o mais importante de toda a sua vida, a qual estará apenas iniciando após essa iminente conquista.

Nenhum comentário: