1 de dez. de 2011

REDAÇÃO DA COMPERVE ABORDA TEMA EDUCACIONAL



Artigo de opinião. Foi esse o gênero textual escolhido pela COMPERVE para a redação do vestibular / 2012 da UFRN. De maneira inovadora, a banda ofereceu 5 desafios que a educação do século XXI deveria enfrentar e solicitou que os candidatos desenvolvessem seus argumentos utilizando pelo menos 2 deles.

A escolha por tal assunto demonstra a preocupação em se discutir temas relevantes e atemporais. Como sempre falamos, ao longo da preparação de 2011, a COMPERVE costuma cobrar temáticas que afetem diretamente a sociedade, e o candidato a uma vaga no ensino superior deve ter capacidade de debater tais fatos.Como no processo de 2010, em que também fora cobrado o artigo, a proposta não indicou pseudônimo para assinar o texto, aproximando-o ainda mais da DISSERTAÇÃO ARGUMENTATIVA. Outro detalhe que não deve passar despercebido é o fato de que não foi solicitado título, embora o gênero artigo já presuma a sua colocação. Porém, a não colocação do título não constitui motivo para anular o texto, como muitos temem.

Boa sorte a todos os candidatos, torcendo para que as suas redações sejam corrigidas e que os examinadores utilizem critérios concretos na hora da correção.


2 comentários:

Eu disse...

Desculpe-me, mas não consegui ler nada: fonte azul em fundo preto.

CASSILDO SOUZA disse...

Caro Sérgio, perdoe-me, pois eu não tinha observado. Eu fiz a correção. Não deixe de acessar o nosso canal CASSILDO SOUZA (www.youtube.com/user/CASSILDOGRS) e tenha acesso a videoaulas de assuntos diversos, inclusive os gêneros CARTA e ARTIGO, cobrados pela COMPERVE no concurso público para Téc. Administrativo em Educação da UFRN. Muito obrigado por acessar.

Prof. Cassildo Souza.