3 de mar. de 2012

EXERCÍCIOS REFERENTES ÀS PRIMEIRAS AULAS DOS CURSINHOS

EXERCÍCIOS PROPOSTOS

01. Nos textos a seguir, responda quais são os seus possíveis leitores preferenciais. Justifique a resposta.

O PRIMO DAS SELVAS

Análise do genoma do chimpanzé mostra com precisão onde está seu parentesco com o homem

Patrocinada com uma verba de 25 milhões de dólares do governo americano, uma equipe de 67 pesquisadores de várias nacionalidades dedicou os últimos anos a uma tarefa complexa: analisar e decifrar o código genético do chimpanzé, o parente mais próximo do ser humano na árvore evolucionária. O resultado, divulgado na semana passada, representa um importante passo para responder a uma das questões cruciais da biologia: o que nos faz humanos? Depois de mapeado, o DNA do chimpanzé foi comparado, gene por gene, com o genoma humano. A conclusão foi que as duas espécies compartilham 96% de seu código genético. Como boa parcela dos 4% restantes se encontra em partes do genoma aparentemente sem função, os cientistas acreditam que a diferença se concentra em apenas 1% do material genético – uma diferença dez vezes maior que a existente entre dois seres humanos.

(VEJA, agosto, 2005).

Representantes de 190 países acordaram ontem, na Indonésia, diretrizes para um novo regime político contra o aquecimento global. O chamado “mapa do caminho de Bali”, festejado por diplomatas e visto com ceticismo por ambientalistas, foi aceito no encerramento da 13a Conferência do Clima (COP-13). Frente à resistência por ações concretas, o resultado é histórico.

(Cristina Amorim. O Estado de S. Paulo, 16 de dezembro de 2007)

02. Leia os dois versos iniciais do Hino Nacional Brasileiro:

Ouviram do Ipiranga as margens plácidas de um povo heróico o brado retumbante

(Osório Duque Estrada)

a) Baseando-se em duas características próprias do sujeito, explique por que, nesses versos, o termo “de um povo heróico” não está exercendo esta função sintática.

b) Qual é o sujeito de ouviram?

c) Escreva o trecho na ordem direta.

RESPOSTAS:

01. a): O texto teria como leitores preferenciais os cientistas, biólogos, evolucionistas e pesquisadores em geral; b) Este trecho teria os ambientalistas, chefes de estados e geógrafos como leitores preferenciais.

02. a) Em primeiro lugar, o termo “de um povo heróico” está no singular e o verbo da oração está no plural; além disso, o termo é preposicionado o que também não configura caso de sujeito, já que este nunca é acompanhado da preposição; b) “As margens plácidas do Ipiranga”; c) “As margens plácidas do Ipiranga ouviram um brado retumbante de um povo heróico”.

Nenhum comentário: