25 de abr. de 2012

PROPOSTA DE REDAÇÃO CESGRANRIO - CAIXA ECONÔMICA FEDERAL

Proposta de redação interessante, como costumeiramente faz a CESGRANRIO. Muito parecida com a da prova para Professor do Estado do Rio Grande do Norte, à qual também concorri.

O aluno tinha de debater o tema com base numa contradição, o que também corriqueiramente acontece em textos dessa natureza. O pradoxo DESENVOLVIMENTO X SUSTENTABILIDADE está presente na proposta e os argumentos poderiam seguir nessa linha de raciocínio. Assunto bom de se abordar, no entanto exige conhecimento e capacidade de articulação das idéias, especialmente se observando a estrutura INTRODUÇÃO, DESENVOLVIMENTO e CONCLUSÃO. Poder-se-ia dar destaque ao fato de a reciclagem não ser um procedimento unânime, o que torna mais difícil destinar o lixo eletrônico.

Seria recomendado fazer um texto com 4 parágrafos, sendo o primeiro e o último com INTRODUÇÃO E CONCLUSÃO, mais 2 de desenvolvimento (3º e 4º), com um argumentando sobre os aspectos positivos da modernidade e o outro sobre os aspectos negativos, para compor exatamente essa contradição.

O parágrafo conclusivo deveria consolidar a tese que se tem sobre os equipamentos eletrônicos (ligados ao consumismo) e sugerir soluções para a destinação do lixo de forma salutar.

Aquelas exigências tradicionais de não assinar o texto, não fazer em versos, dentre outras, estavam bem claras na proposta de redação que reproduzo abaixo, com direitos reservados à CESGRANRIO.


5 comentários:

Anônimo disse...

olá, gostei muito do blogger.

fiz a prova da Caixa e deixei pra colocar o tótulo depois, deixei duas linhas só que acabei usando as duas, terminei o título na linha que iria pular para começar o texto, ou seja não pulei linha do título para o texto e comecei o texto na linha seguinte. Gostei muito da minha redação. posso ser eliminado por isso?

Anônimo disse...

Acho que segui todas as recomendações, a única coisa que não fiz foi pular uma linha do título para começar o texto. Posso ser eliminado por isso?

CASSILDO SOUZA disse...

Isso jamais o faria ser eliminado. Talvez você nem seja penalizado por isso. Quando se corrige um texto, analisa-se o todo: a estrutura, as ideias, a norma culta, o enquadramento no tema sugerido. Sossegue, sua prova será corrigida. Um abraço!

Anônimo disse...

Cassildo, boa tarde !
Gostaria de tirar algumas dúvidas sobre minha redação da CEF contigo. Mandei um e-mail que consta no blog mas não obtive resposta. Você terial algum e-mail para que eu pudesse conversar com você ?
Ficaria muito grato de ouvir sua opinião quanto à minha redação pois estou super preocupado, me dei bem na prova e dependo da redação, por favor.

CASSILDO SOUZA disse...

Tenho, sim. Envie sua dúvida para o e-mail duvidasnoar@hotmail.com. Abraço!