11 de ago. de 2012

PROPOSTA DE REDAÇÃO - MAIS UMA


PROPOSTA DE REDAÇÃO 

Coordenação: Professor Cassildo Souza  
PRODUÇÃO TEXTUAL  

 

Brasil tem mais de sete mil padres casados ou vivendo em união estável

Redação SRZD | Nacional | 25/04/2010 19:48

De acordo com o Movimento Nacional das Famílias dos Padres Casados, o Brasil possui mais de sete mil padres casados ou vivendo em união estável. Dos cerca de 500 que fazem parte do movimento, 40 são de Fortaleza.
Segundo José Edson da Silva, 41 anos, presidente do movimento, a proibição do casamento por parte da Igreja faz com que os padres não assumam a paternidade, principalmente pelo fato de não querer abandonar os benefícios concedidos pela instituição religiosa.
"O mercado de trabalho é exigente e quando somos padres, temos tudo - carro, casa, emprego e a segurança que a instituição dá. É muito cômodo se manter nessa situação", afirmou.





Há muito discutido, o casamento para padres católicos sempre constitui matéria polêmica, principalmente pelo conservadorismo existente por parte da Igreja, bem como pela sua doutrina, firmada numa tradição milenar. Com base no texto anterior, escreva uma CARTA endereçada ao Papa BENTO XVI, posicionando-se a respeito do casamento envolvendo os citados padres, o que lhes permitiria constituir família e – ao mesmo tempo – continuar exercendo suas funções eclesiásticas. O teor apelativo da carta deverá responder à seguinte questão: A Igreja Católica deve liberar o casamento para seus padres?

(     ) SIM                                 (    ) NÃO                                (    ) EM PARTE



INSTRUÇÕES:



Þ      Evite, ao máximo, rasuras;
Þ      Assine sua Carta Argumentativa com o pseudônimo CATOLICIS MATRIMONUS; a assinatura com o nome original implicará em nota zero;
Þ      Escreva, no mínimo, 15 e, no máximo, 40 linhas;
Þ      Escreva seu texto, PREFERENCIALMENTE, no verso desta proposta;
Þ      Serão analisados os seguintes aspectos: emprego adequado da norma culta; análise correta e coerente do tema proposto; aspectos coesivos; estrutura textual adequada à tipologia e ao gênero textual.







Nome do aluno: ___________________________________________________________________

Nenhum comentário: