19 de set. de 2012

COMO PRODUZIR UM PARÁGRAFO CONCLUSIVO



COMO FINALIZAR UMA REDAÇÃO – PARÁGRAFO CONCLUSIVO

Assim como a INTRODUÇÃO, um dos sérios problemas enfrentados por alunos pré-vestibulares no texto DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO é a CONCLUSÃO.
Algumas formas de se construir um parágrafo conclusivo são indicadas. Destaque para RETOMADA DA TESE e SOLUÇÃO PARA A PROBLEMÁTICA DEBATIDA, uma vez que o último parágrafo precisa ter conexão lógica com o primeiro.

1. RETOMADA (REFORÇO DA TESE)

Exemplo 01

Diante dos fatos expostos, reafirmamos a dificuldade em se controlar a incidência do crack no Brasil, uma vez que políticas públicas com esse objetivo têm sido pouco produtivas ou quase inexistentes; precisamos estar cientes dessa situação, para – quem sabe assim – buscarmos os devidos meios, compreendendo que discursos superficiais ou utópicos não resolverão um problema complexo e, portanto, preocupante.
(Cassildo Souza)

Exemplo 02


Nos dias atuais, o profissional que quiser ser bem-sucedido precisa reunir uma série de características, trabalhar em vários campos, relacionar-se bem com as pessoas e ser completamente dedicado. A situação em que se encontra a economia não dá chances a deslizes, por menores que sejam, e cabe a todo profissional a busca incessante para que o tal mercado de trabalho deixe de ser um monstro e passe a ser a solução.
(Cassildo Souza)

2. SOLUÇÃO PARA A PROBLEMÁTICA DEBATIDA

Exemplo 01

A população precisa arregaçar as mangas e tomar uma posição frente ao descaso da segurança. Chega de ser lesado o tempo todo, com falácias superficiais, que não eliminam tal realidade. Mobilizar-se, cobrar das autoridades, organizar-se civilmente poderiam ser sugestões interessantes a se seguir. Caso contrário, daqui a dez anos, talvez nem estejamos vivos para reivindicar.
(Cassildo Souza)
Exemplo 02

É assim que me pronuncio, respeitando os preceitos que orientam a religião católica.  Penso, Santo Padre, que o tema é deveras árduo, mas precisa ser discutido. Ao liberar o casamento para os sacerdotes da Igreja, o Vaticano poderia, quem sabe, estar contribuindo para que alguns escândalos vivenciados pela Instituição fossem amenizados. Padres são seres comuns, de carne e osso, ainda que tenham o dom espiritual e retórico de nortear o bom caminho a seus seguidores. Precisam ter esposa, filhos, uma família própria, vivendo com consciência tranqüila e necessidades satisfeitas.
(Cassildo Souzao Souza)

Nenhum comentário: