26 de jul. de 2013

PARÁGRAFOS ARGUMENTATIVOS - CONSTRUINDO DUPLA ABORDAGEM - TEMA 01

Nesta seção, abordaremos alguns temas polêmicos, sempre construindo um parágrafo A FAVOR e outro CONTRA a respeito da proposta de produção textual, no intuito de orientar a abordagem de alunos do ensino médio para a redação do ENEM / 2013, seja qual for o seu posicionamento.

UNIÃO CIVIL HOMOSSEXUAL

A favor


Todo cidadão - não importando-lhe suas peculiaridades - tem o direito de constituir família  e união legalmente. Se aos casais heterossexuais a Constituição assegura tal benefício, e se todos os cidadãos são iguais diante da Lei, nada é mais justo do que o reconhecimento a essa união. O reconhecimento oficial ajusta-se aos preceitos do século XXI, indicando um avanço da sociedade e, portanto, ocorre de modo oportuno, demonstrando que os preconceitos, aos poucos, estão acabando. No fim, todos acabam ganhando.

Contra

Compreender a prática homossexual - ou, mesmo não compreendendo, respeitar - indica tolerância esperada em toda sociedade dita evoluída. Entretanto, é razoável entender que o Brasil, no presente momento, ainda não está amadurecido suficientemente para uma mudança tão complexa, a qual ainda precisaria ser melhor debatida em todos os níveis e segmentos sociais.  É preciso respeitar os homossexuais, assim como todo e qualquer ser humano, mas não necessariamente apoiar a oficialização da união homoafetiva, que - como se sabe - envolve outros aspectos, especialmente a adoção de crianças. 


2 comentários:

Helenice disse...

Bom Dia!! Acabei de ler esta postagem e me ocorreu o seguinte , faltava clareza nas minhas redações ora eu concordava com o tema , ora eu discordava na mesma redação e no final concluia , e ai o leitor não sabia se eu estava a favor ou contra rsrsrsrsrsr , esclarecedor !!! entro sempre a prática o exercício a reflexão ajuda muito !! Obrigada!!

CASSILDO SOUZA disse...

Muito obrigado sempre, por nos prestigiar, Helenice. Grande abraço!