16 de nov. de 2014

JORNADA DE EDUCAÇÃO DE NATAL (RN) - 13 e 14.11.2014

Estes dois últimos dias (13 e 14.11), 01 equipe de 10 professores da Escola Estadual Tristao De Barros participou da Jornada de Educação de Natal/RN, na Escola de Governo. Diversos temas tratados pelos mais renomados conferencistas da atualidade que, com clareza, simplicidade e empatia, nos fizeram refletir acerca das práticas na educação brasileira: formação, avaliação, planejamento, dentre outros.
Sem fazer juízo de valor, chamaram-me atenção 3 palestras: a da Prof.ª Thereza Firme, com 86 anos de idade e em plena atividade, mostrando como o modelo de avaliação brasileiro ainda é equivocado; a de César Nunes, com uma linda história de vida e de superação, tendo sido também vítima do modelo de avaliação que julga e não analisa; a da Prof.ª Emília Cipriano, que encerrou o evento, fazendo um resumo de todos os temas trabalhados.
Em todas as conferências, ficou clara a necessidade de sermos mais humanizados enquanto educadores, de nos qualificarmos mais e de observar mais o outro a nossa volta. Foram depoimentos retratando lições de vida, experiências ricas e enriquecedoras, informações atualíssimas sobre os documentos orientadores. Um evento marcante que nos faz pensar que as coisas podem melhorar, caso estejamos dispostos.
A equipe da escola faz uma avaliação extremamente positiva dessa formação. Esses momentos são cada vez mais necessários para que possamos nortear o trabalho docente.






Nenhum comentário: