19 de dez. de 2014

AULA DA SAUDADE - 9.ºs. ANOS - ESCOLA ESTADUAL "TRISTÃO DE BARROS" - 17.12.2014

PRONTOS PARA CRESCER.

O dia, enfim, chegou. A trajetória de 9 anos de ensino fundamental é concluída com sucesso por todos vocês, que até pouco tempo eram crianças, dependentes dos pais e dos professores para tudo aquilo de que precisavam. O tempo passou e muitos nem viram. Um piscar de olhos e estão todos aqui, prontos para ingressarem no ensino médio. Incertezas, medos, apreensão. Sentimentos naturais num momento como este.
Dificuldades? Como desconsiderá-las? Muitos aqui são vencedores pela persistência, pela superação de muitos obstáculos que vão além da esfera escolar. Sabemos o quanto as famílias hoje sofrem para educar seus filhos, neste mundo tão cruel, violento e excludente; vocês acabam de terminar a primeira grande etapa dos estudos necessários para uma formação digna. São merecedores de todos os aplausos, por vencerem essas barreiras, colocadas diariamente na vida de todos nós. Viver é complexo. Viver para ser correto, ainda mais! Mas estão aqui, finalizando a primeira parte.
Antes crianças, hoje adolescentes. Fase considerada difícil, confusa, inquietante. Mas é inevitavelmente a fase mais linda do ser humano. Marrentos algumas vezes, dóceis em outros momentos; explosivos e carinhosos; obedientes e irreverentes; intensos e reservados. Mas sempre espontâneos, procurando respostas para as inúmeras questões da vida. Estão no ponto de serem cidadãos; estão no tempo de aprender coisas essenciais, sem as quais não poderão continuar vencendo dificuldades, que a partir de então, serão ainda mais evidentes.
Neste período que ora se finaliza, foram muitas as experiências: amizades iniciaram na infância e continuam até este momento; namoros aconteceram, namoros acabaram; a dor de um foi chorada pelo outro como se fosse sua; houve discórdias, divergências, picuinhas; mas houve perdão. Aliás, a maneira como vocês perdoam os erros dos colegas e amigos constitui uma lição de vida para nós, adultos, que nos julgamos muitas vezes os donos da razão.
Vocês aprenderam muito. Alguns aproveitaram mais, outros nem tanto, já que os seres humanos são indivíduos, cada um com suas concepções e preferências. Ainda assim, tiveram oportunidade de demonstrar o crescimento durante inúmeras atividades em sala de aula e fora dela, orgulhando a escola e, ao mesmo tempo, indicando que poderão ser alunos de referência no ensino médio, próxima etapa que se inicia.
Não nos esqueceremos – professores e alunos – da convivência que tiveram até aqui. As aulas diárias – algumas interessantes e outras não tanto – os primeiros medos, as primeiras repreensões, as divergências, as lições de moral, os sermões, as impagáveis demonstrações de afeto e carinho. Não nos esqueceremos das entradas fora de hora na sala dos professores, que provocaram tantas reclamações; também não nos esqueceremos do olhar pela vidraça dessa mesma sala, comunicando-se conosco, querendo de alguma forma nossa presença. Vocês ficarão para sempre em nós.
Alguns mudarão de escola, seja por aprovação em Institutos Federais, seja por motivos pessoais, tendo que ir para outras cidades. Ainda assim, levarão consigo cada lembrança, cada gesto, cada atitude demonstrada pelos colegas e pelos seus mestres. Nunca conseguirão apagar os inúmeros momentos (mais positivos do que negativos) vividos aqui, na escola que tanto amam e que escolheram para a primeira etapa da vida escolar. E nós, professores, jamais nos esqueceremos de cada um, pois ficarão para sempre marcados em nossos corações, onde quer que estejamos.
Vão agora para um novo desafio que os espera. Um desafio para o qual estão prontos. Vocês continuarão a nos orgulhar como sempre fizeram, por uma simples razão: ESTÃO PRONTOS PARA CRESCER.
Deus os acompanhe nesta nova etapa.
A vocês, a nossa eterna gratidão; o nosso eterno amor.
Muito obrigado.
Cassildo Souza

*Mensagem dedicada aos alunos dos 9.ºs. anos "A" e "B", da Escola Estadual "Tristão de Barros", por ocasião da aula da saudade, em 17.12.2014.




Nenhum comentário: