26 de ago. de 2016

CARTA ABERTA: FORMATAÇÃO E EXEMPLO (EDITAL 005/2016-COMPERVE)

Já disponível a videoaula sobre a CARTA ABERTA, um dos gêneros trabalhados pela Comperve/UFRN como ramificação da carta argumentativa comum. Confiram!



PREPARANDO ALGUMAS VIDEOAULAS. AGUARDEM!


22 de ago. de 2016

Ed. PM/CE - Ed. Comperve/UFRN - TIPOLOGIA TEXTUAL - VIDEOAULA 06

TIPOLOGIA TEXTUAL. Confiram este assunto extremamente relevante para exames dos IFs, concursos públicos e Enem. Prof. Cassildo Souza explica-o de modo claro e objetivo!


19 de ago. de 2016

O que faz zerar uma redação do Enem? - VIDEOAULA 05 no YouTube - Confiram!


           Confiram o vídeo, em nosso canal CASSILDO SOUZA no YouTube, no qual explicamos os motivos que levam à nota zero na prova de redação do Enem. Aqui neste blog, temos postagem relacionada ao assunto, a qual pode ser acessada pelo link: O QUE FAZ ZERAR UMA REDAÇÃO.


13 de ago. de 2016

PÁTRIA OLÍMPICA?


Tomara que o legado das Olimpíadas - se houver algum - seja a consciência de que um evento dessa natureza une (ou pelo menos é a intenção que una) os esportes.
Vejo pessoas exaltando esportes em detrimento de outros, como se os Jogos Olímpicos fossem uma gincana para decidir qual esporte é mais importante, qual raça é superior ou qual gênero merece mais honras. Estamos misturando as coisas. Todos merecem torcida e respeito, indistintamente.
A falta de investimento em educação e esporte como mecanismos de inclusão ( e não necessariamente para descobrimento de talentos de alto rendimento) explica a situação social do Brasil. A situação social reflete-se na situação esportiva, que a cada quatro anos vemos apagada, nos últimos degraus da tabela de medalhas.
A falta de cultura esportiva - costumamos valorizar apenas alguns esportes ou os esportes que "curtimos" - também constitui um problema revelado nos atuais Jogos. Estamos individualizando as conquistas, como se uma fosse mais relevante do que outra, por questões alheias ao espírito do evento.
Olimpíadas constituem a confraternização de todos os esportes e não a incitação da rivalidade entre eles, independentemente do motivo alegado.
Algumas pessoas - antes de emitirem certas opiniões sobre esporte - poderiam antes se aculturar esportivamente. Gente que nunca assistiu sequer a uma partida de qualquer modalidade se aventura a comentar os Jogos, desviando o foco total do que eles realmente são.

Cassildo Souza, 13 de agosto de 2016.

11 de ago. de 2016

MAL - MAU - MÁ - CASOS ESPECIAIS DE GRAFIA - VIDEOAULA 03 - Prof. Cassildo Souza


Videoaula em que o Professor Cassildo explica as diferenças de uso entre MAL, MAU e MÁ, de maneira prática e objetiva. Confiram!


6 de ago. de 2016

VIDEOAULA 02 - DIFERENÇAS ENTRE CARTA ARGUMENTATIVA E ARTIGO DE OPINIÃO

Já disponível em nosso canal a videoaula com diferenças entre CARTA ARGUMENTATIVA e ARTIGO DE OPINIÃO, gêneros cobrados pela UFRN, em seu edital COMPERVE 005/2016, com explicações do professor Cassildo Souza.