tag:blogger.com,1999:blog-1593774372806769105.post979011375787925574..comments2023-09-18T09:09:46.253-03:00Comments on NA PONTA DOS DEDOS E NA PONTA DA LÍNGUA: Paradoxo necessário: melhor reprovar ou avançar sem saber?CASSILDO SOUZAhttp://www.blogger.com/profile/18424789617090029659noreply@blogger.comBlogger2125tag:blogger.com,1999:blog-1593774372806769105.post-89292686298823827072012-05-14T11:04:05.964-03:002012-05-14T11:04:05.964-03:00Verdade. Os professores é que têm de arcar com tod...Verdade. Os professores é que têm de arcar com todos os ônus e não com os bônus. Mas nós nao podemos nos curvar diante de certas pressões. Não sei como é a realidade de sua escola, mas aqui na nossa esse diálogo é aberto e entendo que - por isso - no geral, temos tido bons frutos. A discussão tem de haver sempre. Grande abraço!CASSILDO SOUZAhttps://www.blogger.com/profile/18424789617090029659noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1593774372806769105.post-35428340829991326202012-05-13T11:45:27.612-03:002012-05-13T11:45:27.612-03:00Nossa... estou respirando profundamente e lento pa...Nossa... estou respirando profundamente e lento para poder deixar meu comentário a respeito. Compartilho a sua posição com relação a esta problemática, de fato, é de se considerar a dualidade existente. Porém, gostaria de, por um instante, não ter o olhar para o aluno, mesmo sem esquecê-lo, mas sim para o professor. O que motivará ou desmotivará esse mestre diante de inúmeras aulas planejadas, pesquisadas, estudadas, discutidas se, após uma prova, também planejada, sempre pensando no aluno, diga-se de passagem,é entregue em menos de 30 min? Ao analisá-la é notória a falta de compreensão pelos alunos que não correspondem, alguns em quase nada, onde até o próprio nome não é identificado na prova. Como pode se estimular um professor que, diante de tantas causas, é questionado por uma supervisão por que o aluno não alcançou tal média e aquela nota não pode permanecer pois irá desmotivá-lo aos estudos? Como fica a consciência desse professor que sabe que não está contribuindo para uma educação de qualidade visto que interesses dominantes lhe pressiona e lhe sufoca, pois o mais interessantes são números hipócritas nas estatísticas para uso da demagogia em massa. Colega, lembro do poema que li esta semana encontrado no próprio livro didático "QUIPROQUÓ". Sinto, vivemos num quiproquó, e que quiproquó...<br /><br />Parabéns pelas suas deixas. Adoro essas reflexões, embora corroam minh'alma.Linguistas Afinshttps://www.blogger.com/profile/09968355575569031639noreply@blogger.com