DICAS DE LÍNGUA PORTUGUESA - DÚVIDAS CRUÉIS

DÚVIDAS CRUEIS DE LÍNGUA PORTUGUESA



CESSÃO - SESSÃO - SEÇÃO/SECÇÃO. Como diferenciar?

1. CESSÃO (de ceder = doação, liberação): "A CESSÃO do prédio foi autorizada."
2. SESSÃO (reunião, atividade de entretenimento ou etapa de um tratamento de saúde): "Não pude comparecer à SESSÃO parlamentar de ontem."
3. SECÇÃO/SEÇÃO (parte de um todo, setor, departamento): "A SEÇÃO eleitoral foi aberta." / "A SEÇÃO de carnes fica no final."

MAIS – MAS

Diferenças entre MAIS e MAS = o primeiro é antônio de MENOS: "Quero MAIS carne"; o segundo é sinônimo de PORÉM: "Trabalho muito, MAS ganho pouco."

INICIAL MAIÚSCULA

A palavra Estado é usada com inicial maiúscula quando se referir à organização político-administrativa de uma nação, incluindo o seu governo e seus Poderes: "O Estado deve respeitar o cidadão" (O páis, a nação).

Usa-se inicial maiúscula antes de nomes próprios de pessoas, nomes de empresas, nomes de instituições oficiais, antes das palavras "país", "estado" "município", "cidade", quando estas estiverem em lugar das denominações: Cassildo, Central de Cursos, Instituto Federal de Teconologia do Rio Grande do Norte. O País precisa avançar (Brasil); O Município tem crescido (Natal); O Estado tem muitos turistas (Rio Grande do Norte).

Não se usa inicial maiúscula antes de festas pagãs, antes de nomes de dias da semana, antes das palavras "rua", "bairro", "avenida"ou dos meses do ano: carnaval, sexta-feira, dezembro, rua do Petróleo, bairro JK, avenida Teotônio Freire.

Nos plurais das siglas e abreviaturas, não se utiliza apóstrofo ('), é uma mania antiga, porém equivocada: CPFs (certo); CPF's (errado); RGs (certo); RG's (errado) (sempre iniciais maiúsculas e "s" minúsculo).


PORQUÊS

‎1. POR QUE (separado) = POR QUE RAZÃO: "POR QUE (razão) não vieste logo? / "Não entendo POR QUE (razão) as pessoas são invejosas." Em final de orações, é acentuado: "Não vieste logo POR QUÊ?".

2. PORQUE (junto sem acento) = POIS, EM VIRTUDE DE, POR CAUSA DE (em perguntas ou não): "Não vim logo PORQUE (POIS) me atrasei/ "Não veio logo PORQUE estava doente?"
3. PORQUÊ (junto e acentuado) = MOTIVO, RAZÃO, QUESTÃO. É substantivo, por isso vem, geralmente, acompanhado de artigo: "Não sei o PORQUÊ (o motivo, a razão) de sua atitude." / "Não entendo tantos PORQUÊS" (tantas questões).

ZAR ou ISAR?

Se na palavra original não existe "S", os verbos resultantes serão com "IZAR": ATUALIZAR, ORGANIZAR, SUAVIZAR, ETC.

Não se escreve QUIZER; o certo é QUISER; o certo é AVISAR, de AVISO; IMPROVISAR, de IMPROVISO; PESQUISAR, de PESQUISA; ANALISAR, de ANÁLISE.

TAMPOUCO / TÃO POUCO; SENÃO/SE NÃO; SEQUER/ SE QUER; MAIS/MAS

a) TÃO POUCO = Adv.+pron. indef. Indica intensidade: NÃO FAÇO BRIGA POR TÃO POUCO PROBLEMA (muito pouco problema/problema tão pequeno)
b) TAMPOUCO = Advérbio (também não/nem também): NÃO GANHEI FAMA, TAMPOUCO DINHEIRO. (nem também dinheiro).

a) SE NÃO = Conj.+adv. Indica condição: SE NÃO QUER SAIR, DIGA.
b) SENÃO = Conj./ Prep. (a não ser que): NÃO SABEMOS NADA, SENÃO O PRIMEIRO NOME (a não ser o primeiro nome) .


a) SE QUER = Conj.+verbo. Indica condição: SE QUER SAIR, PEÇA.
b) SEQUER = Advérbio (nem mesmo): NÃO CONSEGUI SEQUER O TELEFONE.


a) MAS = Conj. Advers. = porém: QUERIA VOLTAR, MAS NÃO CONSEGUI;

b) MAIS = pron. Indef. (oposto de MENOS): QUERO MAIS COMIDA.

PLURAIS DE PALAVRAS COM “L” E COM “U”

Nos casos de palavras findas em "L", o plural é feito com "IS" em lugar do próprio "L": CASCAVEL - CASCAVÉIS; TÚNEL - TÚNEIS; Exceção: MAL - MALES.

Cuidado com os plurais: TROFÉU, CÉU, MAUSOLÉU apenas recebem S, portanto ficando: TROFÉUS (não existe TROFÉIS), CÉUS, MAUSOLÉUS, VÉUS.


DUPLA CONCORDÂNCIA – ALGUNS CASOS

A diferença entre os dois casos abaixo é que na primeira frase existe o pronome relativo "QUE"; por isso, é possível as duas concordâncias. No segundo caso, não, o verbo concorda com núcleo do sujeito.

Mas, diferentemente, "Um grupo de engenheiros CHEGOU aqui para fazer vistorias." (Perceba que o núcleo do SUJEITO "grupo" é que faz a concordância).

Dupla concordância: "Há um grupo de engenheiros que VEIO/VIERAM de fora" (Neste caso, ou se concorda com "grupo" ou com "engenheiros").

Nas expressões BOA PARTE DE/MAIORIA/MAIOR PARTE/GRANDE PARTE, concorda-se ou com a unidade (singular) ou com os elementos (plural) do conjunto: A MAIORIA DOS ALUNOS ficou/ficaram em casa.

OUTRAS DICAS

O certo é COMPREENSÃO, nunca COMPREENÇÃO; o mesmo vale para PRETENSÃO, jamais PRETENÇÃO; ANSIEDADE, "never" ANCIEDADE.

DE REPENTE, nunca DIRREPENTE; COM CERTEZA, jamais CONCERTEZA; A PARTIR é o certo, nunca valendo APARTIR.


AO ENCONTRO DE = Concordância, acordo: "Minhas idéias vão AO ENCONTRO DAS suas." (estão de acordo, convergem); DE ENCONTRO A = Discordância: "Minhas idéias vão DE ENCONTRO ÀS suas." (discordam, divergem).

CÍRCULO VICIOSO sempre estará correto em vez de CICLO VICIOSO: "A corrupção no Brasil já virou CÍRCULO VICIOSO" (Ou seja, uma bola de neve, em que tudo volta ao mesmo lugar).
ESTE; ESSE; AQUELE: O primeiro representa proximidade; o segundo média distância; o terceiro, uma distância maior, seja espacialmente, como referência anafórica ou temporalmente.
ESPAÇO: "ESTE lápis é meu." (próximo a quem fala); "ESSA caneta é sua." (próximo a quem ouve); "AQUELE caderno nem era seu nem meu." (distante dos dois)
TEMPO: "ESTE ano está sendo ótimo." (2012, ano presente); "ESSE ano de 2010 foi muito corrido." (ano anterior ao presente); "AQUELE ano de 1985 marcou o fim da ditadura." (ano bem anterior ao presente).
ANÁFORA: "Márcio, João e Pedro são colegas de classe; AQUELE (Márcio) é muito aplicado; ESSE (João), meio preguiçoso; já ESTE (Pedro) fica no meio-termo, oscilando entre interessado e despojado."
HAVER = EXISTIR: Sempre no singular: HAVIA muitas questões a resolver (C); HAVIAM muitas questões a resolver (E).
Verbos DAR, SOAR, BATER, quando significam SER, na indicação de horas, concordam com termo seguinte: "DERAM 5 cinco horas." (C); "DEU 5 horas." (E).
É impressionante como se erram palavras escritas com "C" ou "Ç". Desde cedo, aprendemos que o "Ç" (cê cedilha) só deve ser usado antes de "a", "o", "u", "ão", mas as pessoas insistem em errar nesse quesito básico, escrevendo aconteçe, mereçe, etc. Não errem mais!


NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO

Quando a vogal dos dois elementos forem iguais, a palavra ficará com hífen entre prefixo e o termo seguinte: MICRO-ONDAS, ANTI-INFLAMATÓRIO.

Formas VÊEM, DÊEM, CRÊEM e LÊEM perderão os acentos, devendo ser grafadas: VEEM, DEEM, CREEM, LEEM.

Quando o prefixo terminar em vogal e o 2º elemento iniciar com "s" ou "r", tira-se o hífen e dobra-se a consoante: ANTIRRÁBICO, ULTRASSOM.

Quando o prefixo terminar em vogal diferente da que inicia a segunda palavra, vocábulo será sem hífen: AUTOESCOLA, AUTOESTIMA.

Os ditongos abertos EI e OI das palavras paroxítonas ficarão sem acento:ASSEMBLEIA, PARANOIA, HEROICO. Mas HERÓI continuará acentuada.