DICAS DE TÍTULOS

1. Esta gramática é linda, tanto no seu conteúdo quanto no aspecto gráfico. Direcionada ao Ensino Médio, volume único. Editora FTD, Mauro Ferreira. Nem parece que os assuntos nela são gramaticais, pela maneira contemporânea de abordar os temas. Top!



2. Esta gramática é sensacional. Alinhada às novas tendências de texto. Totalmente contextualizada e de acordo com o Novo Acordo Ortográfico. Eu a vi no Sebo Amorim (Nova Descoberta), em Natal, e dei umas folheadas e adquiri. Muito boa e com bastante exercício. Editora Scipione, Ulisses Infante.


3. Boa gramática, para quem quer começar nos estudos de língua portuguesa para concursos. É realmente objetiva, com linguagem simples e com mais de 800 questões de múltipla escolha. Editora CAMPUS, Renato Aquino. Recomendo!


4. Coleção INSIGHT - Inglês. Livro especialíssimo como suporte para Língua Inglesa do Ensino Médio. Editora Richmound, o selo da MODERNA para inglês. Bem contextualizado e com alusão a vários gêneros textuais, inclusive das tecnologias virtuais. Uma ponte bem interessante entre informática e língua inglesa.




5. Esta gramática é muito prática, para aqueles que querem estudar se preparando aos mais diversos concursos públicos. Teoria sucinta, 1.800 questões, das quais 400 estão relacionadas a grandes textos. Tenho e considero uma de minhas relíquias. Editora CAMPUS, Jorge Vicente.


6. Não confundam com a Gramática Objetiva, item 3 destas dicas, que tem a capa com mesma cor e mesma editora. Os autores são diferentes. Esta é uma das primeiras publicações recentes da CAMPUS para concursos. Boa opção, mas nas duas primeiras edições, existem alguns erros de impressao, inclusive nos gabaritos. CAMPUS, Marcelo Rosenthal. São 1.000 questões, algumas delas comentadas.



7. Muito boa esta gramática para Língua Inglesa, série QUESTÕES. O seu autor tem formação em economia e os textos aqui, em sua maioria, estão relacionados a termos de economês, de concursos ligados a áreas auditoriais. O desafio vale a pena. Editora CAMPUS, Carlos Augusto.


8. São 815 questões em mais de 100 textos. Totalmente ligada à interpretação, conteúdo com maior porcentagem nos concursos realizados hoje em dia. Ainda apresenta uma introdução com teorias do texto e todas as respostas são comentadas. Recomendo! Editora IMPETUS (primeira edição pela CAMPUS), Renato Aquino, mesmo autor da Gramática Objetiva.





9. Gramática que valoriza os aspectos lingüísticos para poder explicar os elementos estruturais do português. Conteúdos teóricos e exercícios de fixação. Grande ênfase em assuntos alinhados com a nova proposta dos principais vestibulares do país, inclusive o ENEM: funções da linguagem, variações lingüísticas, língua e linguagem, morfologia, sintaxe, fonologia, semântica e estilística. Recomendadíssima! ATUAL Editora. 2.ed.(3ª reimpressão), CEREJA, William Roberto; MAGALHÃES, Thereza Cochar, 2007. 






10. Marchuschi é um grande estudioso dos gêneros textuais, sendo alvo de várias pesquisas universitárias a nível de mestrado e doutorado. Titular da UFPE, o linguista faz um panorama sobre produção textual, compreensão, tipologias, gêneros, mas antes - na introdução - realiza uma retrospectiva histórica com base nos diversos momentos que a lingüística atravessou. Livro muito bom, especialmente para quem deseja aprofundar-se na vertente do GÊNERO TEXTUAL! Parábola Editoral, São Paulo, 2008. 4ª reimpressão da 1ª edição).




11.Livro muito bom para quem gosta do inglês eficiente: aquele que une teoria e prática. Aqui, Ron Martinez aborda diversos aspectos, desde o vocabulário, pronúncia, expressões idiomáticas, falsos cognatos, resultado de experiências práticas que o professor vivenciou. Este é o nível avançado, portanto, é preciso ao leitor ter uma base sólida da língua inglesa, para tornar útil a obra. Parábola Editoral, São Paulo, 2008. 4ª reimpressão da 1ª edição).

As imagens aqui divulgadas têm fins meramente educativos, relacionados ao teor do blog, que é discutir a Língua Portuguesa. Todos os direitos são reservados aos respectivos proprietários.)