CONTEÚDOS DE LÍNGUA INGLESA


ENGLISH - SIMPLE PRESENT (3rd. PERSON OF SINGULAR)
AFFIRMATIVE FORM

SCHEME:

I, WE, YOU THEY
+ FORMA VERBAL SEM TO

We like music programs.
(Nós gostamos de programas musicais).

HE, SHE, IT + FORMA VERBAL SEM TO + S

She likes music programs.
(Ela gosta de programas musicais).

Observations:
1.
Como observado acima, no SIMPLE PRESENT, quando o sujeito de uma oração afirmativa estiver na terceira pessoa do singular (HE/SHE/IT e pronomes indefinidos somebody, nobody, everybody, nothing, everything), acrescenta-se - normalmente - a letra "s" ao verbo.

2. Quando os verbos terminarem em "y" precedido por consoante, eli

She studies very much.
(Ela estuda muito).

3. Quando os verbos terminarem em "ch", "sh", "ss", "x", "z", "o", acrescenta-se "es" à forma verbal.
Mário goes to school by feet.
(Mário vai à escola a pé).

She dresses herself very well.
(Ela se veste muito bem).

4. Quando se tratar do verbo have (ter), apresentar-se-á uma conjugação especial, nas terceiras pessoas do singular.
The dog has a beautiful house.
(O cão tem uma bela casa).

USO DO SIMPLE PRESENT

  • Descreve ações rotineiras, as quais normalmente exigem o emprego dos advérbios de tempo ALWAYS (sempre), SOMETIMES (às vezes, algumas vezes), USUALLY (usualmente), OFTEN (freqüentemente), EVERY DAY (todos os dias): I teach English every day (Eu ensino inglês todos os dias).
  • Indica fatos reais e irreversíveis: The teacher teaches. The pupil studies. Babies cry. (O professor ensina. O aluno estuda. Os bebês choram).
INGLÊS - AUXILIARES DO E DOES (SIMPLE PRESENT NEGATIVE AND INTERROGATIVE)
Em primeiro lugar, verbos auxiliares, pela própria designação, geralmente vêm ligado a um verbo principal, com a função de reforçá-los em algum aspecto. Normalmente esses auxiliares são empregados nos casos de NEGAÇÃO e INTERROGAÇÃO. A forma AFIRMATIVA, em Língua Inglesa, tende a permanecer invariável, seguindo um padrão parecido com a nossa Língua Portuguesa.

They work at a supermarket. (Eles trabalham em um supermercado)

FORMA AFIRMATIVA (AFFIRMATIVE FORM)
O verbo work (trabalhar) permanece numa posição que se assemelha à da Língua Portuguesa. Isso ocorre porque a frase é afirmativa. Mas, se quiséssemos convertê-la para a NEGAÇÃO ou INTERROGAÇÃO, seria assim:

FORMAS INTERROGATIVAS (INTERROGATIVE FORMS)
DO They WORK at a supermarket? (Eles trabalham em um supermercado?)
DOES She WORK at a supermarket? (Ela trabalha em um supermercado?)
Esquema: AUXILIAR + PRONOME + VERBO PRINCIPAL

*Na forma INTERROGATIVA dos verbos que não são auxiliares utiliza-se DO (pronomes I, YOU, WE, THEY) ou DOES (HE, SHE, IT), no início da frase, acrescentando-se o sinal de interrogação ao final. É uma frase utilizada para perguntar. Agora, vamos observar:
FORMAS NEGATIVAS (NEGATIVE FORMS)
They DO NOT (DON'T) WORK at a supermarket. (Eles NÃO trabalham em um supermercado)
She DOES NOT (DOESN'T)WORK at a supermarket (Ela não trabalha em um supermercado)
Esquema: PRONOME + AUXILIAR + NOT + VERBO PRINCIPAL

Na forma NEGATIVA dos verbos não-auxiliares utiliza-se DO (I, WE, YOU, THEY) ou DOES (HE, SHE, IT), seguidos da partícula de negação NOT (NÃO). Na composição, pode haver contração das formas DO NOT para DON'T e de DOES NOT para DOESN'T.
Devemos lembrar que isso ocorre com a maioria dos verbos e no SIMPLE PRESENT TENSE (PRESENTE SIMPLES).

PASSIVE VOICE
A PASSIVE VOICE (Voz Passiva) apresenta, em Inglês, a mesma estrutura do Português, geralmente com a presença do Agente da Passiva. Significa o fato de o sujeito vir como PACIENTE da ação em oposição à Voz Ativa, em que o sujeito é AGENTE.
Do mesmo modo que se tem em Português, é formada por VERB TO BE (IS, AM, ARE, WAS, WERE, WILL/WOULD/CAN/SHOULD/MAY BE) + VERBO PRINCIPAL NO PAST PARTICIPLE (Particípio Passado). Vejamos os exemplos, que neste primeiro momento, enfatizam PRESENT TENSE, PAST TENSE e FUTURE TENSE:

1. Simple Present Tense

Active voice

THE STUDENTS call THE TEACHER (Os alunos chamam o professor).

Passive Voice

THE TEACHER is called BY THE STUDENTS (O professor é chamado pelos alunos).

2. Simple Past Tense

Active voice

THE STUDENTS called THE TEACHER (Os alunos chamaram o professor).

Passive Voice

THE TEACHER was called BY THE STUDENTS (O professor foi chamado pelos alunos).

3. Simple Future Tense
(Neste caso, e em todos os outros tempos restantes, o uso de auxiliares se faz tanto na voz ativa como na passiva. Aqui, especificamente, será utilizado o auxiliar WILL, que converte o verbo ao SIMPLE FUTURE TENSE).

Active voice

THE STUDENTS will call THE TEACHER (Os alunos chamarão o professor).

Passive voice

THE TEACHER will be called BY THE STUDENTS (O professor será chamado pelos alunos).

* Na PASSIVE VOICE, o Sujeito sofre a ação (was called - foi chamado). O verbo TO BE sempre segue o tempo do verbo principal da voz ativa. Por isso, no exemplo 1, a forma CALL, no PRESENT TENSE da voz ativa, exige que o verbo TO BE também esteja no PRESENT TENSE, na voz passiva (IS); No exemplo 2, a forma CALLED, no PAST TENSE da voz ativa, exige o verbo TO BE no PAST TENSE da voz passiva (WAS); No exemplo 3, a forma WILL CALL, no FUTURE TENSE da voz ativa, exige o verbo TO BE também no FUTURE TENSE da voz passiva (WILL BE). E assim por diante.

INGLÊS - USOS DO AUXILIAR DID
A Língua Inglesa, diferentemente da nossa, tem em sua gramática uma característica peculiar: utilizar-se de auxiliares na construção das frases verbais, com raras exceções ( verbos TO BE e modais TO HAVE, SHOULD, OUGHT TO, CAN, COULD, MAY, MIGHT).
Essa estrutura muitas vezes indica a temporalidade do verbo, como no caso da partícula DID, a qual converte o verbo para o tempo passado (PAST TENSE/SIMPLE PAST), nas formas INTERROGATIVA e NEGATIVA:

Exemplos:

AFIRMATIVA: Mary washed the car last week ( Mary lavou o carro semana passada).

A frase acima encontra-se no PAST TENSE, fato percebido pela presença do ED, típica dos verbos regulares. Caso desejássemos transformar a oração em pergunta ou em negação, obrigatoriamente, utilizaríamos o auxiliar DID. Vejamos:

INTERROGATIVA: DID Mary wash the car last week? (Mary lavou o carro semana passada?)

*Acrescenta-se DID no início da oração e o sinal "?" ao final da sentença. o verbo, no entanto, volta para sua forma de tempo presente (neste caso, retira-se o ED, por o ser o verbo regular), mas a tradução será sempre no passado, em virtude da palavra DID.

NEGATIVA: Mary DID NOT (DIDN'T) wash the car last week.
(Mary não lavou o carro semana passada.)

*Acrescenta-se DID + NOT ou simples DIDN'T antes do verbo da sentença, que é empregado no tempo presente (retira-se o ED), contudo a tradução para Português é feita com o verbo o passado.

No caso dos verbos irregulares, o aluno precisará conhecer as suas formas para PRESENT TENSE e PAST TENSE.
Exemplos:
AFIRMATIVA: Mary forgot her books on the table. (Mary esqueceu seus livros sobre a mesa.)
INTERROGATIVA: DID Mary forget her books on the table? (Mary esqueceu seus livros sobre a mesa?)
NEGATIVA: Mary DIDN'T forget her books on the table (Mary esqueceu seus livros sobre a mesa.)

Vamos, agora, praticar:

Passe as orações a seguir para as formas INTERROGATIVA e NEGATIVA no SIMPLE PAST TENSE.

1. Cassildo posted contents of English on the blog.

2. Barack Obama received the World Piece Nobel.

3. The students went to the Math class.

4. People spoke many bad words about him.

5. Michael Jackson sang and danced very much well.

HOW MUCH e HOW MANY
Para início de conversa, MUCH e MANY significam MUITO, respectivamente com substantivos INCONTÁVEIS e CONTÁVEIS. O mesmo ocorrerá com HOW MUCH e HOW MANY, que significam QUANTO:

1. HOW MANY STUDENTS ARE THERE AT CLASSROOM?
(Quantos estudantes existem na sala de aula?)
2. HOW MUCH MILK DO YOU NEED TO THE CAKE?
(Quanto leite você precisa para o bolo?)
Em Inglês, diferentemente de Língua Portuguesa, os substantivos contáveis (COUNTABLE NOUNS) e INCONTÁVEIS (UNCOUNTABLE NOUNS) são tratados de forma diferente. Os substantivos contáveis são aqueles que podem ir para o plural, que são concretos, como FRIEND (amigo), CAR (carro), PENCIL (lápis) etc. Os substantivos incontáveis são os que não aparecem com uma forma definida, como MILK (leite), MONEY (dinheiro), WATER (água), SAND (areia), etc.

Percebam que na oração n.º 1, o HOW MANY foi utilizado levando-se em conta que STUDENTS é substantivo contável; no segundo caso, HOW MUCH foi utilizado considerando que MILK é substantivo incontável.
Os dois termos são utilizados também em frases afirmativas.

I KNOW HOW MANY PEOPLE WERE AT THE PARTY (Eu sei quantas pessoas estavam na festa).
I DON'T KNOW HOW MUCH SADNESS THERE IS IN HIS HEART. (Não sei quanta tristeza há em seu coração).
PRONOMES RELATIVOS "WHO", "WHOM", "THAT" E "WHICH"
Os pronome reelativos são termos que se relacionam com palavras antecedentes. Em português são representados pelas palavras: QUE (O QUAL e flexões, DE QUE e flexôes, EM QUE e flexôes), CUJO/CUJA, ONDE. Em Inglês, são representados por WHO, WHOM, WHICH, THAT.

A. WHO = QUE, O QUAL, A QUAL, OS QUAIS, AS QUAIS. Tem como antecedente uma pessoa e funciona como SUJEITO. Usado em frases restritivas e explicativas:

The man WHO works hardly is a good man ( O homem QUE trabalha duro é um homem bom).
The man, WHO is a very contraditory being, destroy the nature (O homem, QUE/O QUAL é um ser contraditório, destrói a natureza).

B. WHOM = QUE, O QUAL, A QUAL, OS QUAIS, AS QUAIS. Tem como antecedente uma pessoa e funciona como OBJETO do verbo seguinte.


The man WHOM I visited was very well (O HOMEM que eu VISITEI estava muito bem).
*Note que, diferentemente, do caso anterior, há duas pessoas envolvidas e uma delas é OBJETO DIRETO do verbo VISITEI (visitei quem?).


C. WHICH = QUE, O QUAL, A QUAL, OS QUAIS, AS QUAIS. Tem como antecedente coisas ou animais e funciona como SUJEITO ou OBJETO do verbo seguinte, tanto em orações restritivas como explicativas.

The thing WHICH I like best is playing guitar (A coisa QUE eu mais gosto é tocar violão).
The dog, WHICH is man's friend, sometimes doesn't behave itself well (O cão, QUE/O QUAL é amigo do homem, às vezes não se comporta bem).

The dog WHICH is black is not here anymore (O cachorro QUE é preto não está mais aqui).

D. THAT = QUE, O QUAL, A QUAL, OS QUAIS, AS QUAIS. Tem como antecedente pessoas, coisas ou animais e pode ser utilizado como SUJEITO ou OBJETO do verbo seguinte. Nunca é utilizado em orações explicativas.

The man THAT works hardly is a good man.
( O homem que trabalha duro é um bom homem).
*Neste caso, note que o pronome THAT substitui corretamente o pronome WHO, funcionando como SUJEITO e tendo como antecedente uma pessoa.

The man THAT I visited was very well (O homem que eu visitei estava muito bem).
*Neste caso, perceba que o pronome THAT substitui corretamente o pronome WHOM, funcionando como OBJETO e tendo como antecedente uma pessoa.

The thing THAT I like best is playing a guitar (A coisa que eu mais gosto é tocar violão).
*Registre-se, no presente caso, que o pronome THAT substitui corretamente o pronome WHICH, funcionando como OBJETO e tendo como antecedente uma coisa.

The chair THAT is broken isn't mine (A cadeira que está quebrada não é minha).
*Veja que o pronome THAT funciona como SUJEITO do verbo, relaciona-se a uma coisa e substitui adequadamente o pronome WHICH.
*Como THAT não funciona em orações explicativas, os períodos abaixo precisariam ser reformulados:

1. The man, THAT is a contraditory being, destroy the nature (ERRADO).
2. The dog, THAT is man's friend, sometimes behave himself well (ERRADO).

Na oração 1, o correto seria WHO em vez de THAT; na oração 2, a forma adequada seria WHICH, em vez de THAT.

E. Pronome zero: Quando os pronomes relativos funcionarem como OBJETO do verbo seguinte, poderão ser omitidos, sem prejuízo de significado. A omissão só poderá acontecer em frases restrititivas, não-explicativas.

The man (THAT) I visited was well.
The dog (WHICH) is black is not mine. 


ENGLISH EXAM - 2nd GRADE 

9ª DIRETORIA REGIONAL DE ENSINO
ESCOLA ESTADUAL “TRISTÃO DE BARROS”
3rd. ENGLISH EXAM – GRADE: 2nd.  CLASS: “A” (    )  “C” (    )
DATE: ____________________ Middle: ______

NAME:_______________________________________________________________



Read the questions below and answer the questions 1 to 3:

HEALTH

Doctors have warned their patients about the dangers of high blood pressure, a generally symptomless condition that increases the risk of heart disease, kidney failure, stroke and even blindness.
Coronary heart disease is the world’s biggest killer, as a result of an inadequate diet and lack of exercise.
To reduce the risk of a heart attack you should quit smoking as nicotine decreases the oxygen supply to the heart, follow a diet low in cholesterol and saturated fat, reduce your intake of salts and take aerobic exercise at least three times a week.

Warn – alertar, orientar
Salt – sal
Quit – deixar de, parar
Kidney – renal
Stroke – derrame
Blind – cego . 
Lack – falta
Decrease – diminuir

1. Os fragmentos afirmam que (1,0):
a) A pressão alta provoca doenças nos rins, em virtude da falta de sangue. 
b) Os médicos descobriram que pressão alta nem sempre provoca doenças cardíacas.
c) Hipertensão é a maior causa de mortes em todo o mundo.
d) A ingestão de sal, o hábito de fumar, gorduras saturadas e colesterol alto podem provocar ataques cardíacos. 

2. Segundo as informações contidas nos trechos (1,0):
a) A pressão alta é detectada com facilidade, dada a clareza dos sintomas.
b) A pressão alta é uma doença que nunca apresenta sintomas.
c) A pressão alta é uma doença que geralmente não apresenta sintomas aparentes. 
d) A pressão alta não aumenta os riscos de um ataque no coração.

3. “Coronary heart disease is the world’s biggest killer, as a result of an inadequate diet and lack of exercise”. O vocábulo “biggest” encontra-se flexionado no grau (1,0):
a) superlativo
b) comparativo de superioridade
c) comparativo de inferioridade
d) comparativo de igualdade                 

Read the questions below and answer the questions 4 to 6:

Literature is the only place in any society where, within the secrecy of our own heads, we can hear voices talking about everything in every possible way. The reason for ensuring that privileged arena is preserved is not that the writers want the absolute freedom to say and do whatever they please. It is that we, all of us, readers and writers and citizens and generals and godmen need that little, unimportant looking room. We do not need to call it sacred, but we need to remember it is necessary.

within– dentro
Godmen – deuses
Sacred – sagrado
Secrecy – segredo


4. Segundo o texto, a literatura é (1,0):
a) necessária.                         b) inútil
c) um mistério                         d) uma arena social

5.  Conforme o texto (1,0):
a) nós todos nos preocupamos com liberdade.
b) os escritores são muito privilegiados.
c) generais não gostam de literatura.
d) a literatura deveria ser preservada em qualquer sociedade.

6. O pronome they refere-se ao vocábulo (1,0):
a) “readers” (l. 6)                    b) “writers” (l. 6)
c) “heads” (l. 2)                       d) “citizens” (l. 6)

Nas questões 7 e 8, marque a alternativa que preenche as lacunas corretamente, em relação ao INDEFINITE PRONOUNS (1,0):

7. Do you have _____ money to spend with me? If you have ______, I will buy a new car (1,0).
a) any – any                                           b) any – some
c) some – some                                     d) no – any

8. Do you want _________________ to eat? (1,0)
a) something                                          b) nothing
c) anything                                             d) no one

9. Escreva o seu entendimento sobre os trechos a seguir (2 x 1,0 = 2,0):

a)
“Coronary heart disease is the world’s biggest killer, as a result of an inadequate diet and lack of exercise.”




b)
“We do not need to call it sacred, but we need to remember it is necessary”



Good luck!!

LÍNGUA INGLESA - ADJECTIVES / COMPARATIVE


Observe os exemplos nesta frase:
         The paradox of our time in history is that we have taller buildings but shorter tempers, wider freeways, but narrower viewpoints.
        Apresenta-se  uma série de comparações (de superioridade) entre fatos, hábitos, realizações, exemplos da vida moderna em contraste com o passado.
        Em inglês, a formação do grau COMPARATIVO DE SUPERIORIDADE dos adjetivos é feita das seguintes maneiras:
  •  Nos adjetivos curtos, de uma sílaba, adiciona-se er. Quando o adjetivo termina em –e adiciona-se apenas –r:
         tall – taller   
         short – shorter   
         small – smaller    
         wide – wider      
         large – larger
         Michael is TALLER than Peter. (Michael é mais alto do que Peter).

  • Nos adjetivos de duas sílabas terminados em -y, troca-se o –y por –I e acrescenta-se er:
        easy – easier   
        funny – funnier   
        dirty – dirtier   
        pretty – prettier   
        happy – happier
        English is EASIER than Portuguese (Inglês é mais fácil do que Português).

  • Com alguns adjetivos de duas sílabas, em geral acrescenta-se more antes do adjetivo para formar o comparativo de superioridade:         
           beautiful - more beautiful
           populous - more populous    
           interesting - more interesting
         English is MORE INTERESTING than Mandarim. (Inglês é mais interessante do que   Mandarim).
  • Com alguns adjetivos de duas sílabas, as duas formas são possíveis:
           narrow – narrower ou more narrow
           polite – politer ou more p¨olite
           common – commoner ou more common
           pleasant – pleasanter ou more   pleasant
        Mary is POLITER (ou MORE POLITE) than Meg. (Mary é mais educada/fina do que   Meg).

  • Nos adjetivos de uma sílaba terminados em consoante + vogal + consoante, sobra-se a consoane final antes do acréscimo de er.
          big – bigger   
         hot – hotter 
         thin - thinner  
         fat – fatter  
         wet - wetter 
       Caicó is HOTTER than Currais Novos. (Caicó é mais quente do que Currais Novos).

  •  Alguns adjetivos de formas irregulares no comparativo de superioridade. Os mais comuns são:
          good – better 
          bad – worse
          far – farther/further
          much/many – more 
          little – less
         English is BETTER than Japanese (Inglês é melhor do que Japonês).

  • Importante: Nas comparações de superioridade em que se mencionam expressamente os dois elementos comparados, a palavra que segue o adjetivo é than (do que) e não that (que).
          Freeways are wider than streets. (Estradas são mais extensas do que ruas.)
          Values are more important than possessions. (Valores morais são mais importantes do que posses.) 


LÍNGUA INGLESA - ADJECTIVES / SUPERLATIVE


Observe os exemplos nesta frase:
         The oldest man in a Chinese town was old and ill.  

    Apresenta-se  uma qualidade de um acima da de muitos outros, configurando um SUPERLATIVO.
        Em inglês, a formação do grau SUPERLATIVO dos adjetivos é feita das seguintes maneiras:
  •  Nos adjetivos curtos, de uma sílaba, adiciona-se est. Quando o adjetivo termina em –e adiciona-se apenas st:
         tall – tallest
         short – shortest
         small – smallest  
         wide – widest     
         large – largest
         Michael is the TALLEST boy in his classroom. (Michael é o garoto mais alto de sua sala).

  • Nos adjetivos de duas sílabas terminados em -y, troca-se o –y por –I e acrescenta-se est:
        easy – easiest
        funny – funniest  
        dirty – dirtiest  
        pretty – prettiest  
        happy – happiest
        English is the EASIEST subject I know. (Inglês é a matéria mais fácil que eu conheço).

  • Com alguns adjetivos de duas sílabas, em geral acrescenta-se the most antes do adjetivo para formar o comparativo de superioridade:         
           beautiful - the most beautiful
           populous - the most populous    
           interesting - the most interesting
         English is the MOST INTERESTING subject I know. (Inglês é a matéria mais interessante que eu conheço).
  • Com alguns adjetivos de duas sílabas, as duas formas são possíveis:
           narrow – narrowest ou most narrow
           polite – politest ou most polite
           common – commonest ou most common
           pleasant – pleasantest ou most pleasant
        Mary is the POLITEST (ou MOST POLITE) girl I know. (Mary é a garota mais educada/fina que eu conheço).

  • Nos adjetivos de uma sílaba terminados em consoante + vogal + consoante, sobra-se a consoane final antes do acréscimo de est.
          big – biggest  
         hot – hottest 
         thin - thinnest 
         fat – fattest 
         wet - wettest 
       Caicó is the HOTTEST city in Seridó. (Caicó é a cidade mais quente que eu conheço).

  •  Alguns adjetivos de formas irregulares no comparativo de superioridade. Os mais comuns são:
          good – best  
          bad – worst
          far – farthest / furthest
          much/many – most 
          little – least
         English is the BEST subject I know. (Inglês é a melhor matéria que eu conheço).

  • Importante: na formação do grau superlativo, acrescenta-se o artigo definido the (o, a, os, as) antes do adjetivo.
          Values are the most important things we have. (Valores morais são as coisa mais importantes que temos).

 LÍNGUA INGLESA - DON'T / DOESN'T


DON'T (DO NOT) e DOESN'T (DOES NOT) nada mais significam do que NÃO. A negação, em inglês, no SIMPLE PRESENT (PRESENTE SIMPLES).

DON'T para I, YOU, WE, THEY ou correspondentes; DOESN'T para HE, SHE, IT ou correspondentes.

1. You and I (WE) DON'T know the boss. (Você e eu NÃO conhecemos o chefe.)
2. Jessica (SHE) DOESN'T know the boss. (Jessica NÃO conhece o chefe.)

DON'T é também utilizado no IMPERATIVO NEGATIVO:

"DON'T speak loud!" (NÃO fale alto!)