17 de mar de 2010

PRONOMES RELATIVOS "WHO", "WHOM", "THAT" E "WHICH"

Os pronome reelativos são termos que se relacionam com palavras antecedentes. Em português são representados pelas palavras: QUE (O QUAL e flexões, DE QUE e flexôes, EM QUE e flexôes), CUJO/CUJA, ONDE. Em Inglês, são representados por WHO, WHOM, WHICH, THAT.

A. WHO = QUE, O QUAL, A QUAL, OS QUAIS, AS QUAIS. Tem como antecedente uma pessoa e funciona como SUJEITO. Usado em frases restritivas e explicativas:

The man WHO works hardly is a good man ( O homem QUE trabalha duro é um homem bom).
The man, WHO is a very contraditory being, destroy the nature (O homem, QUE/O QUAL é um ser contraditório, destrói a natureza).

B. WHOM = QUE, O QUAL, A QUAL, OS QUAIS, AS QUAIS. Tem como antecedente uma pessoa e funciona como OBJETO do verbo seguinte.


The man WHOM I visited was very well (O HOMEM que eu VISITEI estava muito bem).
*Note que, diferentemente, do caso anterior, há duas pessoas envolvidas e uma delas é OBJETO DIRETO do verbo VISITEI (visitei quem?).


C. WHICH = QUE, O QUAL, A QUAL, OS QUAIS, AS QUAIS. Tem como antecedente coisas ou animais e funciona como SUJEITO ou OBJETO do verbo seguinte, tanto em orações restritivas como explicativas.

The thing WHICH I like best is playing guitar (A coisa QUE eu mais gosto é tocar violão).
The dog, WHICH is man's friend, sometimes doesn't behave itself well (O cão, QUE/O QUAL é amigo do homem, às vezes não se comporta bem).

The dog WHICH is black is not here anymore (O cachorro QUE é preto não está mais aqui).

D. THAT = QUE, O QUAL, A QUAL, OS QUAIS, AS QUAIS. Tem como antecedente pessoas, coisas ou animais e pode ser utilizado como SUJEITO ou OBJETO do verbo seguinte. Nunca é utilizado em orações explicativas.

The man THAT works hardly is a good man. ( O homem que trabalha duro é um bom homem).
*Neste caso, note que o pronome THAT substitui corretamente o pronome WHO, funcionando como SUJEITO e tendo como antecedente uma pessoa.

The man THAT I visited was very well (O homem que eu visitei estava muito bem).
*Neste caso, perceba que o pronome THAT substitui corretamente o pronome WHOM, funcionando como OBJETO e tendo como antecedente uma pessoa.
The thing THAT I like best is playing a guitar (A coisa que eu mais gosto é tocar violão).
*Registre-se, no presente caso, que o pronome THAT substitui corretamente o pronome WHICH, funcionando como OBJETO e tendo como antecedente uma coisa.
The chair THAT is broken isn't mine (A cadeira que está quebrada não é minha).
*Veja que o pronome THAT funciona como SUJEITO do verbo, relaciona-se a uma coisa e substitui adequadamente o pronome WHICH.
*Como THAT não funciona em orações explicativas, os períodos abaixo precisariam ser reformulados:

1. The man, THAT is a contraditory being, destroy the nature (ERRADO).
2. The dog, THAT is man's friend, sometimes behave himself well (ERRADO).

Na oração 1, o correto seria WHO em vez de THAT; na oração 2, a forma adequada seria WHICH, em vez de THAT.

E. Pronome zero: Quando os pronomes relativos funcionarem como OBJETO do verbo seguinte, poderão ser omitidos, sem prejuízo de significado. A omissão só poderá acontecer em frases restrititivas, não-explicativas.

The man (THAT) I visited was well.
The dog (WHICH) is black is not mine.

Um abraço e até a próxima postagem.

Cassildo.

2 comentários:

Yago Mariano disse...

Cassildo, parabéns li alguns de seus textos e gostei muito, sou universitario e estou no 1 semestre de Publicidade e Propaganda.
Nunca tive o habito de escrever muito, mas hoje enquanto escrevia um texto sobre Lei Antifumo para a faculdade e lendo a sua dissertaçao me deparei que realmente isso pode ser prazeroso.
Vou estar sempre atento a suas atualizacoes, obrigado.

Yago Mendes Mariano, Campinas SP

CASSILDO SOUZA disse...

Muitíssimo obrigado, Yago. Faço isso com todo o prazer e é bom saber que pessoas esclarecidas (como no seu caso) apreciam meu trabalho. É uma forma de estarmos contribuindo para aquilo em que acreditamos ser correto e necessário a uma mudança lenta de nossa sociedade.
Um abraço.