15 de jan. de 2015

REDAÇÕES NO ENEM 2014!


Apenas 250 candidatos conseguiram nota máxima no ENEM. Num exame com 6 milhões e 100 mil participantes, esse número é equivalente a 0,0041% do total. É um número pequeno e alguns textos, ainda assim, nem sempre apresentam-se perfeitamente redigidos.
No geral, as redações com nota máxima atendem aos critérios: não apresentam desvios gramaticais relevantes, posicionam-se claramente e com capacidade de síntese (são apenas 30 linhas para a redação) e seguem uma linha de raciocínio única, ou seja, apresentam unidade.
É mais do que comum, especificamente na prova do ENEM, que um texto com nota máxima tenha algum erro como, por exemplo, a não colocação do acento grave em uma ocorrência. As redações com nota máxima SEMPRE são redações bem redigidas. A linha de raciocínio é livre, porque há incontáveis possibilidades de se abordar os temas sugeridos na proposta de redação, a qual norteia o candidato sobre o que discorrer. Desconsiderar isso é fazer uma redação "no escuro".
Há, por outro lado, textos muito bons que chegam a zerar, uma vez não atendidos os critérios solicitados. O texto pode ser coeso, coerente e claro, mas fugir totalmente ao tema sugerido. É raro? Nem tanto! Se o candidato escrever algo que desrespeite os DIREITOS HUMANOS, o seu texto valerá zero. Isso é trabalhado anualmente pelos professores das escolas e dos cursinhos, mas a falta de atenção ou de prática nos meses que antecedem à prova normalmente se revela no momento crucial.

Nenhum comentário: