30 de abr. de 2015

SÉRIES QUESTÕES DE CONCURSOS: PRONOMES (04)

1. (FUVEST) Conheci que (1) Madalena era boa em demasia... A culpa foi desta vida agreste que (2) me deu uma alma agreste. Procuro recordar o que (3) dizíamos. Terá realmente piado a coruja? Será a mesma que (4) piava há dois anos? Esqueço que (5) eles me deixaram e que (6) esta casa está quase deserta. Nas frases acima o que aparece seis vezes; em três delas é pronome relativo. Quais?
a) 1, 2, 4
b) 2, 4, 6
c) 3, 4 , 5
d) 2, 3, 4
e) 2, 3, 5

2. (ETF-SP) Estamos certos de que V. Exa. .......... merecedor da consideração que......... dispensam .......... funcionários.
a) é - lhe - vossos
b) é - lhe - seus
c) é - vos - vossos
d) sois - lhe - seus
e) sois - vos - vossos.

3. (UFP-CURITIBA) Complete com os pronomes e indique a opção correta, dentre as indicadas abaixo:
1. De repente, deu-lhe um livro para .......... ler.
2. De repente, deu um livro para .......... .
3. Nada mais há entre .......... e você.
4. Sempre houve entendimentos entre .......... e ti.
5. José, espere vou .......... .
a) ele, mim, eu, eu, consigo
b) ela, eu, mim, eu, contigo
c) ela, mim, mim, mim, com você
d) ela, mim, eu, eu, consigo
e) ela, mim, eu, mim, contigo

4. (UF-MA) Identifique a oração em que a palavra certo é pronome indefinido:
a) Certo perdeste o juízo.
b) Certo rapaz te procurou.
c) Escolheste o rapaz certo.
d) Marque o conceito certo.
e) Não deixe o certo pelo errado.

5. (UNIRIO) Assinale o item que completa convenientemente as lacunas do trecho: A maxila e os dentes denotavam a decrepitude do burrinho; .........., porém, estavam mais gastos que .......... .
a) esses, aquela
b) estes, aquela
c) estes, esses
d) aqueles, esta
e) estes, esses

Um comentário:

CASSILDO SOUZA disse...

Gabarito: 01-D (para definir o "que" como não sendo pronome relativo, basta que ele esteja após um verbo; neste caso, estará introduzindo oração substantiva; para defini-lo como pronome relativo, basta que seja possível trocá-lo por O QUAL e suas flexões); 02-B (pronome de tratamento concorda em 3.ª pessoa); 03-C (pronome "mim" usa-se após preposição ou no final de oração; "eu" usa-se como sujeito da oração seguinte, geralmente com infinitivo: "..para eu ler."); 04-B ("certo" é pronome indefinido quando substituível por "algum": "Algum rapaz te procurou."); 05-B ("estes" refere-se a "dentes", termo mais próximo, enquanto "aquela" refere-se a "maxila", termo mais distante).