01. (IDECAN) Analise o trecho “Foi essa
geração de empregos a maior promotora da redução da desigualdade [...].” (9º§).
Assinale a alternativa que apresenta a classificação adequada da oração quanto ao seu
tipo de sujeito.
A) Sujeito oculto. D) Oração sem sujeito.
B) Sujeito simples. E) Sujeito indeterminado.
C) Sujeito composto.
A) Sujeito oculto. D) Oração sem sujeito.
B) Sujeito simples. E) Sujeito indeterminado.
C) Sujeito composto.
02. (FUNCERN - Assist. Adm. UFRN) Considere o trecho: “E o PIB detesta ler. Então este texto é inútil, já que
dificilmente chegará às mãos de um Perfeito Idiota
Brasileiro legítimo, certo? Errado (1). Qualquer um de nós corre o risco de se comportar assim (2). A relação semântica entre os dois segmentos do trecho será mantida se o ponto que os separa for substituído por
Brasileiro legítimo, certo? Errado (1). Qualquer um de nós corre o risco de se comportar assim (2). A relação semântica entre os dois segmentos do trecho será mantida se o ponto que os separa for substituído por
A) portanto. B)
desde que. C) entretanto. D) uma vez que.
03. (FUNCERN - Assist. Adm. UFRN) Considere o trecho: “Entender que a coisa pública é de todos – e não uma terra de ninguém à sua
disposição para fincar o garfo. [...]. Se algum desses códigos
sociais lhe parecer alienígena em algum momento, cuidado: você pode estar
contaminado pelo vírus do PIB. Reaja, porque, enquanto não
erradicarmos esse mal,nunca vamos ser uma sociedade para valer.” Os elementos linguísticos em destaque estabelecem,
respectivamente, as seguintes relações de sentido:
A) condição, condição, causa e condição.
B) finalidade, comparação, causa e tempo.
C) finalidade, condição, explicação e tempo.
D) condição, comparação, explicação e condição.
04. (IDECAN) Em “sempre pode haver uma oportunidade
melhor”, o termo destacado é:
A)
objeto indireto. B)
objeto direto.
C)
complemento nominal. D)
sujeito.
E)
agente da passiva.
05. (IDECAN) Em “Estrangeiros,
escravos e mulheres não podiam participar dos debates ou julgamentos, nem eram consultados para coisa alguma.”, a
conjunção em destaque confere à oração ideia de
A)
adversidade. B) alternância.
C)
explicação. D) conclusão.
E)
adição.
3 comentários:
Coloque as respostas.
Coloque as respostas.
RESPOSTAS: 1B 2D 3C 4A 5E
Postar um comentário