11 de fev. de 2016

SÉRIE ACORDO ORTOGRÁFICO - PARTE I (INTRODUÇÃO)


Preliminarmente previsto para iniciar em 2013, o governo brasileiro adiou por três anos o início da vigência do ACORDO ORTOGRÁFICO DA LÍNGUA PORTUGUESA - promulgado em 2008 e em uso desde 2009 - visando alinhar os cronogramas  de Brasil e Portugal. Assim, desde 1.º de janeiro de 2016, a nova grafia já está valendo como oficial em situações comunicativas formais escritas. 

As mudanças incidem em aproximadamente 0,8% dos vocábulos no Português do Brasil e em 1,3% das palavras do idioma em Portugal. A intenção principal do acordo é padronizar a língua (matéria que provoca muitas discussões e questionamentos entre os linguistas), facilitando o intercâmbio cultural e econômico entre os país que a tem como oficial.

Os concursos e vestibulares - nos últimos 6 anos - poderiam exigir tanto a versão antiga quanto a versão em vigor do Acordo Ortográfico, desde que deixassem isso claro em seus editais. Em relação aos acentos gráficos, foram modificadas apenas as palavras PAROXÍTONAS. Palavras derivadas por prefixação tiveram considerável revisão em relação ao emprego do hífen. Muita gente ainda não domina as alterações, algumas das quais exploraremos numa série de orientações. As primeiras são as seguintes:

O ALFABETO 

O alfabeto era formado por 23 letras, mais as letras chamadas “especiais” k, w, y. Agora, essas letras integram o alfabeto definitivamente, passando-se a constituir 26 sinais gráficos. São usadas em siglas, símbolos, nomes próprios e seus derivados. Exemplos: km, watt, Byron, byroniano.

EMPREGO DO TREMA 

O trema é eliminado em palavras portuguesas e aportuguesadas, mas a pronúncia permanece. 

Exemplos: 

aguentar, consequência, cinquenta, quinquênio, frequência, frequente, eloquência, tranquilo, pinguim, linguiça

ACENTUAÇÃO DOS DITONGOS ABERTOS "EI"

Não se acentuam os ditongos abertos -ei e -oi nas paroxítonas. Exemplos:


assembleia, plateia, ideia, colmeia, boleia, panaceia, Coreia, hebreia, boia, paranoia, jiboia, apoio(forma verbal), heroico, paranoico.  

Nenhum comentário: