10 de abr. de 2021

Prof. Cassildo Souza - Minha opinião sobre a prorrogação SISU 2021


Como todos já devem saber, o prazo para as inscrições do SISU foi prorrogado para o dia 14 de abril, quarta-feira próxima. A alegação do Ministério da Educação é a de "atender às demandas dos candidatos", explicação estranha uma vez que mais da metade dos inscritos do ENEM, parâmetro para participar do SISU, não conseguiu realizar a prova em janeiro e fevereiro passados.

Além do mais, boa parte dos candidatos que conseguiram realizar o EXAME não haviam tido acesso a aulas minimamente qualificadas em virtude da pandemia, e estes não terão suas demandas atendidas. Se já nunca tivemos uma educação que atendem às necessidades dos estudantes brasileiros, a situação ficou ainda pior no último ano. Essa prorrogação mais parece uma medida paliativa para dar uma satisfação à sociedade do que uma ação planejada com base em fatos.

Essa decisão certamente acabará por interferir nas colocações dos candidatos com base no que aconteceria até a sexta-feira, dia 09, prazo inicialmente marcado para encerrar as inscrições ao SISU 2021. É possível que possíveis aprovados percam suas vagas e possíveis suplentes passem a aprovação. Serão mais 5 dias de oportunidades e a "dança das cadeiras" poderá acontecer.

Minha posição em relação a esse ato é de estranheza e discordância, mas é um tema complexo demais para emitir pareceres totalmente conclusivos.

Vamos aguardar!

Até breve!

Cassildo Souza.

9 de abr. de 2021

DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA E HETEROIDENTIFICAÇÃO PARA CANDIDATOS APROVADOS NO SISU 2021 (UFRN)

Professor Cassildo Souza faz uma breve explicação sobre a documentação exigida para candidatos aprovados para a UFRN via SISU e fala sobre o procedimento de HETEROIDENTIFICAÇÃO, processo novo para candidatos que se autodeclaram NEGROS ou PARDOS.

Para quem ainda não sabe, este ano as instituições de ensino superior vão receber um vídeo de cada candidato aprovado que tenha optado pelas políticas afirmativas étnico-raciais, a fim de avaliar a legitimidade da etnia informada no ato da inscrição, a qual oferece direito à reserva de vagas no âmbito da Lei 12.711/2012 (Lei de Cotas).

Veja a explicação completa em nosso vídeo do YouTube.

VÍDEO NO YOUTUBE

8 de abr. de 2021

Vídeo muito esclarecedor, para você que é concurseiro! Confira!

MAIOR DIFICULDADE EM CONCURSOS PÚBLICOS

A PANDEMIA, FALTA DE COMPREENSÃO NOS EXTREMOS E AUSÊNCIA DE CONDUÇÃO DO PODER PÚBLICO

 Há mais de um ano, vivemos uma mudança extremamente radical na nossa rotina, na nossa saúde física e mental e nos modos de agirmos no dia a dia. Embora muitas pessoas ainda se considerem imunes e inalcançáveis pela Covid-19, o fato é que a maioria dos cidadãos do mundo que ainda possuem bom senso têm ciência da gravíssima situação em que nos encontramos. Aqui no Brasil, adicionalmente a todos esses problemas, surge a falta de empatia, compreensão e sensatez para com as situações do outro. Uns brigam pelo direito à sobrevivência econômica - o que é justo e legítimo, ainda mais num país com seriíssimos problemas nessa área; outros exigem - com o direito que lhes é assegurado - que a saúde, o bem-estar e a vida devem ser prioridade. Temos que ter vencedor nessa disputa?


O que me espanta não é a luta de ambos os polos por aquilo que lhes cabe; assusta-me é a a ideia de exclusão que pregamos sempre que defendemos uma situação. Não nos damos conta de que a luta para colocar comida na mesa não pode excluir a luta para prevenir a contaminação e/ou morte de pessoas que, segundo os dados oficiais, já ultrapassaram 3 centenas de milhares há alguns dias. Não consideramos, por outro lado, que - apesar de o vírus estar circulando em escala e variantes não previstas - indivíduos das faixas mais carentes em nosso país estão perdendo os seus empregos e sem saberem o que fazer, tornando complexo o que já era problemático.


O fato é que - excetuando-se os negacionistas, a classe política geral e os cidadãos que continuam arrogantes num período de tantas perdas - ambos os extremos têm a sua razão e ao mesmo deixam de tê-la: têm razão de defenderem suas pautas, mas a deixam escapar no momento em que desconsidera o direito da pauta de seu semelhante. E quando isso acontece, o que seria mais prudente para que ambos tivessem os seus direitos respeitados legitimamente?  A resposta é bem óbvia: deveríamos ter, de maneira genérica, políticos responsáveis que não fizessem de um problema tão sério como a pandemia o seu palanque em época indevida; deveríamos ter um representante que conduzisse os outros, uma Corte que não tornasse tão confusa a relação entre municípios, estados e federação, além de pessoas que ouvissem mais e falassem menos, a fim de promover o tal "bem comum". Todos precisam ter as suas lutas respeitadas. A condução para amenizar esse impasse ainda não veio, mas não é deixando de compreender o problema alheio que resolveremos o problema de todos.


É preciso, então, a compreensão de que tudo afeta a todos. É preciso, além de tudo, que os representantes eleitos tomem vergonha e parem de discutir por coisas inúteis, como se estivessem numa briga de criança. Mas é preciso também cobrar, discutir, movimentar uma posição que amenize os impactos econômicos gerados pela redução de recursos financeiros, sem nos esquecer do alto número de pessoas que perdem a vida diariamente nesta fase da pandemia. É preciso uma união nunca vista antes no país, deixando de lado - ainda que temporariamente - o ego político-partidário, o fanatismo e a inoperância do Poder Público. Resumindo: é uma situação complexa, se considerarmos o histórico do país. A questão é que essa doença não escolhe condição financeira, status social ou características pessoais. O vírus sai cortando como "faca na manteiga" e a nós caberá buscar nas instâncias cabíveis o equilíbrio. 


Boa sorte para nós.


Cassildo Souza. 

ACESSE A AULA COMPLETA EM NOSSO CANAL DO YOUTUBE


 

SE O CANDIDATO NÃO FOR CONVOCADO NA CHAMADA REGULAR, COMO PROCEDER NA LISTA DE ESPERA?






 

COMO FUNCIONA A NOTA DE CORTE NO SISU?

 


O QUE DIZER PARA "QUEM NÃO CHEGOU LÁ?"

Bom dia.

Boa tarde.

Boa noite. 


Como todos sabem, estamos na semana decisiva do SISU, sistema pelo qual os candidatos concorrem a vagas em instituições públicas de ensino superior, utilizando a nota do ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio, caso atendam aos pré-requisitos para esse processo.

Muitos, porém, não conseguiram nem mesmo realizar a prova do Exame; outros até fizeram as provas, porém com prejuízo de conteúdo muito acentuado, tendo em vista o ano atípico que vivemos com a pandemia da Covid-19. Esse grupo - geralmente excluído nessa época, mas ainda mais em 2021 - não concorre ao Sistema de Seleção Unificada e muitas vezes é julgado pela família, professores e sociedade em geral, como se tivéssemos vagas para todos (já aumentou consideravelmente na última década) ou como se todos tivessem as mesmas condições.

A eles, deixamos nossa mensagem de apoio, de incentivo e de crença na sua capacidade. Confira nosso vídeo no YouTube.




            

7 de abr. de 2021

ACESSE NOSSAS REDES SOCIAIS (INSTAGRAM E YOUTUBE)

        Aqui, nós disponibilizamos dicas e material (especialmente vídeos) relacionados a Língua Portuguesa e Redação, com foco em concursos, ENEM e outros certames diversos. Confira nossos perfis e explore esse conteúdo gratuito e de qualidade.


        Grande abraço,


        Professor Cassildo.


 PERFIL NO INSTAGRAM


CANAL DO YOUTUBE