10 de abr. de 2021

Prof. Cassildo Souza - Minha opinião sobre a prorrogação SISU 2021


Como todos já devem saber, o prazo para as inscrições do SISU foi prorrogado para o dia 14 de abril, quarta-feira próxima. A alegação do Ministério da Educação é a de "atender às demandas dos candidatos", explicação estranha uma vez que mais da metade dos inscritos do ENEM, parâmetro para participar do SISU, não conseguiu realizar a prova em janeiro e fevereiro passados.

Além do mais, boa parte dos candidatos que conseguiram realizar o EXAME não haviam tido acesso a aulas minimamente qualificadas em virtude da pandemia, e estes não terão suas demandas atendidas. Se já nunca tivemos uma educação que atendem às necessidades dos estudantes brasileiros, a situação ficou ainda pior no último ano. Essa prorrogação mais parece uma medida paliativa para dar uma satisfação à sociedade do que uma ação planejada com base em fatos.

Essa decisão certamente acabará por interferir nas colocações dos candidatos com base no que aconteceria até a sexta-feira, dia 09, prazo inicialmente marcado para encerrar as inscrições ao SISU 2021. É possível que possíveis aprovados percam suas vagas e possíveis suplentes passem a aprovação. Serão mais 5 dias de oportunidades e a "dança das cadeiras" poderá acontecer.

Minha posição em relação a esse ato é de estranheza e discordância, mas é um tema complexo demais para emitir pareceres totalmente conclusivos.

Vamos aguardar!

Até breve!

Cassildo Souza.

Nenhum comentário: