27 de out. de 2013

LISTA DE APROVADOS DO TRISTÃO DE BARROS - PERÍODO 2011 - 2013



LISTA DE APROVADOS DA ESCOLA ESTADUAL “TRISTÃO DE BARROS”, PARA INSTITUIÇÕES PÚBLICAS (FEDERAIS E ESTADUAIS) DE ENSINO SUPERIOR – PERÍODO 2011 A 2013 (UFRN, UFCG, UFPB, UFERSA, IFRN, UERN, UEPB).

2011                          

Nome
Instituição
Curso
Ord
1.      Ana Clara Melo Marcolino
2.      Aylla Arli Araújo Souza
3.      Beatriz Paôla Dantas de Macedo
4.      Breno Ramon Dantas Romão
5.      Douglas Alves Mendes de Castro
6.      Eduardo Augusto Azevedo Lima Soares
7.      Elainne Jéssica dos Santos Barbosa
8.      Hígor Matheus de Azevedo Araújo
9.      Jéssica Maria Fontes Gonzaga
10.  Jéssyka Camylla de Alcântara
11.  Laylla Rafaela Dantas Silva
12.  Mayara Katiele Silva
13.  Nailton Benjamim De M. Júnior
14.   Raí Gomes Leopoldo
15.  Renatha Paulianny Silva Macena
16.  Dayene Louíse Lírio Dantas  
17.  Fernanda Raphaela Alves Dantas
18.  Fernando Artur Alves Dantas
19.  José Matheus M. Santos
20.  Judson Rodrigo
21.  Joafranklin Dantas de Andrade
22.  Ronillo Azevedo dos Santos
23.  Tayse Cristina Monteiro Ferreira
24.  Shirley Araújo de Lima
25.  Stefanny Suely Venceslau de Oliveira
UERN
UFRN/UERN
UFRN
UFRN
UFRN
UFRN

UFRN
UFRN
UFRN
UFRN
UFRN
UERN
UFRN
UERN
UFRN
UFRN
UFRN
UFRN
UFRN
UFRN
UFRN
UFRN
UFRN
UFCG
UFRN

Serviço social
Administração
Administração
Administração
C&T
Administração

Letras Português / Inglês
Turismo
Enfermagem
Administração
Nutrição
Letras
Fisioterapia
Educação Física
Nutrição
Nutrição
Turismo
Turismo
Geografia
Geografia
Fisioterapia
História
Letras
Enfermagem
Pedagogia

45ª
30ª
53ª
33ª


21ª
42ª
16ª

32ª

13ª


10ª





2012
NOME
Instituição
Curso
Ord
1. Abner Paulo de Araújo
UFRN
Direito
29ª
2. Alian Carlos Diniz Souza
UFRN
Administração
46ª
3. Amoysa Araújo Ribeiro
UFRN
Nutrição
29ª
4. André Augusto Lucena de Souza
UFRN
Letras / Língua Espanhola
11ª
5. Bárbara Deisy dos Santos
UFRN
Letras / Português
6. Bruno Rafael Góis de Oliveira
UFRN
Administração
10ª
7. Cintya Andrade de Medeiros
UFRN
Ciências e Tecnologias

8. Dayane Karla de Macedo Araújo
UFRN
Letras / Português
28ª
9. Dayse Flávia de Oliveira Batista
UFRN
Enfermagem 
26ª
10. Débora Raquel Guedes
UFRN
Letras / Língua Espanhola

11. Edijane Salviano da Silva
UFRN
Administração
27ª
12. Felipe Augusto de Medeiros Bezerra
UFRN
Letras / Espanhol

13. Francisca Yasmim Alves de Medeiros
UFRN
Serviço Social
19ª
14. Geyse Alves de Oliveira
UFRN
Letras / Português
19ª
15. Ingrid Louhanne Alves de Araújo
UFRN
Fisioterapia 
16. Jadson Lucas Gomes de Souza
UFERSA
Ciências e Tecnologias

17. Jallian Athos Araújo de Santana
UFRN
Nutrição
39ª
18. Jorge Luis Dantas de Medeiros
UFRN
Fisioterapia
4ª’
19. José Ricardo da Silva Campelo
UFRN
Sistemas de Informação
24ª
20. Joyce Raquel Cândido de Medeiros
UFRN
Fisioterapia
21. Juliana Simonelly Félix dos Santos
UFRN
Fisioterapia
20ª
22. Karyelle Paula Conceição da Silva
UFRN
Geografia

23. Manuela Marília da Silva
UFRN
Turismo

24. Marcos Vinícius de Araújo Cavalcante
UFRN
Enfermagem 
29ª
25. Maria Sollange Araújo da Silva
UFRN
Ciências Econômicas
58ª
26. Patrick Nunes Fonseca
UFRN
Sistemas de Informação
22ª
27. Paulo Anderson da Silva Araújo
UFRN
Ciências e Tecnologias
315ª
28. Raí Gomes Leopoldo
UFRN
UFCG
Ciências e Tecnologias Matemática
207ª
10ª
29. Rayssa Cristina Medeiros Lima
UFCG
Ciências Biológicas
20ª
30. Susana Lorena de Medeiros Sousa
UFRN
Letras / Português
31. Yasmim Ellen Dantas Pereira
UFRN
Letras / Português
32. Alisson de Oliveira Alves
UERN
Ciência da Computação
18ª
33. Felipe Alan de Souza Silva
IFRN
Sistemas para Internet / Tecnologias de Alimentos

34. Cainã de Andrade Moura
IFRN
Tecnologias de Alimentos


2013 – UFRN / ENEM (SISU) 

                            Nome
Instituição
Curso(s)
Ord
1. Amanda Waleska Bernardo Silva
IFRN
Química Licenciatura

2. Ana Larissa Silva de Farias
UFCG / IFRN
Ciências Contábeis / Licenciatura em Química

3. Aretusa Santos Silveira
UFCG
Medicina Veterinária

4. Daniella Kênia da Silva
IFRN
Química Licenciatura

5. Joyce Karoliny Leopoldo Costa
IFRN
Química Licenciatura

6. Laíse Galgane Araújo Silva  
UFRN
História

7. Renato de Medeiros Dantas
UFRN
Matemática

8. Maria do Socorro da S. dos S. Neta
IFRN
Química Licenciatura

9. Tayná dos Santos Mendes
UFRN/
UERN
Letras /Espanhol
Ciências da Religião

10. Paulo Diego Varelo de Oliveira
UFERSA
Ciência e Tecnologias

11. Ádylla Aléxya Santos Medeiros
UERN
IFRN
Enfermagem
Química Licenciatura

12. Cínthia Paloma Farias de Almeida
IFRN
UFCG
Licenciatura em Química
Enfermagem

13. Giselle Fernanda Silva de Medeiros 
IFRN
Química Licenciatura

14. Íkaro Felipe Soares de Lima
IFRN
Tecnologias de Sistemas para Internet

15. Heitor Alves de Souza Santos
UFERSA
IFRN
Ciência e Tecnologias
Tecnologia de Sistemas para Internet

16. Amanda Glycia Silva
IFRN
Química Licenciatura

17. João Paulo Franco de Azevedo 
UFCG
Enfermagem

18. Jucimeire Heloísa Melo da Silva
UFCG
Enfermagem

19. Talyta Andressa Araújo de Assis
IFRN
Química Licenciatura

20. Paulo César dos Santos Chagas
IFRN
Química Licenciatura

21. Heloísa Lino do Nascimento
UFCG
IFRN
Engenharia de Biossistemas /  Licenciatura em Química

22. Gabriel Soares Campos
UFERSA
Sistemas de informação

23. Sandelly Beatriz Lopes de Lima
UFERSA
IFRN
UFRN
Sistemas de Informação
Química Licenciatura
Biomedicina

24. Antoniel Marques de L ima
IFRN

UFERSA
Tecnologias de Sistemas para Internet
Ciências da Computação

25. Lucas de Oliveira Horário
IFRN
Química Licenciatura

26. José Lauro de Medeiros Bezerra
UFRN
Geografia

27. Hebert Medeiros de Sousa
UFRN
Matemática

28. Gutierrez Lima
UFRN
História


RESUMO:
2011 – 25 APROVADOS
2012 – 34 APROVADOS
2013 – 28 APROVADOS
TOTAL: 87 APROVADOS

23 de out. de 2013

TUDO VOLTARÁ A SER NORMAL DEPOIS DO ENEM

Lembre-se: o ENEM é importante, mas depois dele, ninguém será apontado por ter saído bem ou mal. Você continuará a ser gente. Também não precisa fazer disso uma obsessão, como se a vida só tivesse sentido por causa dele. É essencial, hoje, em nossa conjuntura, mas há outras coisas também relevantes que não podem ser descartadas, caso haja um revés no Exame.

19 de out. de 2013

FIQUE ATENTO


Os portões de acesso serão abertos às 12h e fechados às 13h (horário oficial de Brasília). Recomenda-se que todos os participantes compareçam ao local de realização das provas até as 12h, de acordo com o horário oficial de Brasília.


Como são as provas

O Enem é composto por quatro provas objetivas, com 45 questões cada, e uma redação. Confira os dias das provas:
Dia 26/10/2013 (1º dia): Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Tempo para a prova: 4h30.
Dia 27/10/2013 (2º dia): Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática e suas Tecnologias. Tempo para a prova: 5h30.

Fonte: www.inep.gov.br

UMA SEMANA PARA O ENEM!

Hora de relaxar.

Os conhecimentos irão fluir tranquilamente. Forçar agora é inviável. O que havia de ser fixado, já o foi. E, se não o foi, não será agora que isso ocorrerá.

Descanso, bom sono e apenas uma passada rápida dos conteúdos é o que recomendamos. Milagres não acontecerão para aqueles que perderam tempo durante a preparação anual.


16 de out. de 2013

SERIDOLENDAS: WESCLEY GAMA & IARA CARVALHO EM ACORDES E LETRAS

Dificilmente encontraremos trabalhos tão consistentes como este em 2013. A respeito das letras e da interpretação, nada é novidade para mim, que tive o privilégio de ser contemporâneo de Wescley e Iara na universidade e, melhor, fui testemunha do surgimento da Banda Almanaará. Mas o profissionalismo expresso na quantidade (e qualidade) de pessoas envolvidas e no tempo de gravação do álbum "Seridolendas", já dão uma ideia do quanto esse trabalho ficou belo. Um orgulho saber que existem artistas tão bons em nossa cidade, muitas vezes escondidos pela falta de interesse em se disseminar conteúdo de qualidade. E a capa ainda tem a assinatura de Assis Costa.

Esse disco vai "furar" no meu PC. Parabéns a todos os envolvidos em tão importante projeto.


15 de out. de 2013

SER PROFESSOR: UMA ESCOLHA E UM DESTINO




Eu já tinha escolhido ser professor quando criança. Mas não percebia. Via-me o tempo todo ajudando os coleguinhas, na ilusão de que aquilo era apenas um gesto solidário, generoso, preocupado com o outro. E, na verdade, o era, posto que ser professor, em meu entender, é ser tudo isso: solidário, generoso, preocupado com o bem-estar de quem está ao redor. Nunca foi simples exercer tal ofício, se considerarmos os inúmeros episódios que historicamente têm permeado a educação brasileira, combatidos com maior ênfase nos últimos tempos, em que a consciência coletiva parece estar acordando.

Para tratar a fundo essas questões, prefiro reservar outro espaço e ocasião.  Vou me ater aqui ao privilégio que é ser professor (com todas as adversidades). De fato, podemos afirmar que ninguém decide ser professor, e me refiro ao professor de vocação, aquele que nasceu para exercer a profissão. Somos escolhidos para sê-lo. Pode até existir uma intenção, mas acredito que o destino, composto de uma série de aspectos, leva-nos a considerar a possibilidade de maneira gradativa e, quando nos damos conta, já estamos numa sala de aula com mais de 30 alunos, debatendo, discutindo, mostrando coisas que os alunos ainda não viram ou em que ainda precisam de uma orientação mais sistematizada.

Dificuldades na sala de aula sempre existirão. Mas todas elas acabam sendo superadas pela nossa obstinação. Sempre estamos dispostos a encontrar soluções, seja no aspecto disciplinar, seja nas questões pedagógicas, seja em relação à estrutura física. O resultado, quando positivo, acaba nos inspirando a continuar buscando a dignidade que deveria ser garantida a essa função tão especial. E, mesmo sem o apoio da maioria das autoridades, continuamos a honrar a causa maior de uma nação: a educação. Isso é uma escolha, mas certamente não pode deixar de ser um destino. Somos levados a exercer -  desculpem-me a falta de modéstia já expressa no uso da primeira pessoa – a mais NOBRE das profissões. Sem ela, as outras nem se cogitariam.

Se a educação brasileira AINDA não faliu, isso se deve aos bons professores. Se ainda não estamos numa desorganização generalizada (estamos próximos disso), é porque ainda existem escolas, mesmo velhas, caindo aos pedaços, sem material, com profissionais comprometidos em fazer o que podem (alguns até fazem o que não podem, financiando material do próprio bolso). Se alguém aprendeu a ler, é porque uma pessoa o orientou, desde as séries primeiras a reconhecer aqueles sinais, até então estranhos; portanto, esse ser chamado PROFESSOR, classe na qual me incluo com o maior orgulho que alguém teria, só pode ser mesmo diferente, muito peculiar, distinto dos demais. 

É a esse ser iluminado que devemos todas as homenagens sinceras. Digo “sinceras”, porque oportunistas não faltarão para nos congratular, afirmando que a educação é a base de um país, etc e todos aqueles clichês da demagogia. Dessas homenagens, queremos distância. Mas os agradecimentos sinceros dos alunos, dos pais e da sociedade, pela referência que nos tornamos para muitos profissionais de outras áreas, sempre serão bem-vindos. O professor ajuda a construir pessoas corretas, num país com tanta falta de correção. A nós, professores, todas as honras do mundo, porque a escolha e o destino fizeram-se presentes em nosso ofício para que pessoas pudessem virar cidadãos. 

Parabéns a todos os professores do Brasil, cuja maioria, neste momento, encontram-se trabalhando para as aulas que virão.

10 de out. de 2013

PARÁGRAFOS ARGUMENTATIVOS - CONSTRUINDO DUPLA ABORDAGEM - TEMA 04

LEGALIZAÇÃO DA MACONHA



A favor

As pessoas emancipadas juridicamente devem ter liberdade de escolha, haja vista saberem dos limites de seu corpo. Se o álcool e o cigarro comum são liberados para consumo e comercialização, devidamente regulados e restritos aos de maior idade, não haveria problemas em se fazer o mesmo com a maconha, a qual - segundo a maioria dos especialistas - prejudica bem menos que as anteriormente citadas. Tal decisão talvez até pudesse contribuir para diminuir o tráfico, já que as pessoas não precisariam esconder-se para adquirir a droga e, portanto, não teriam que recorrer aos fora-da-lei. Isso também constituiria um avanço para a nossa sociedade, acabando de vez com qualquer vestígio de censura: cada um escolhe o que fazer de sua vida, desde que não haja prejuízos para terceiros. A maconha, sabidamente, não compõe uma ameaça a outras pessoas em volta dos usuários e a sua liberação deve ser pensada com seriedade e discutida entre a sociedade.


Contra

Os problemas decorrentes do cigarro e do álcool, sejam relativos à saúde ou a conseqüências do consumo (casos de acidente de trânsito), causam gastos exorbitantes ao país, que já não consegue atender nem mesmo às demandas comuns. Considerar a legalização da maconha é correr o risco de aumentar esses problemas e de incentivar - quem sabe - o acesso a outras drogas, já que tudo em nossa vida tende a evoluir. Uma hora o usuário da maconha, que antes pudera ser fumante ou alcoólico, não a considerará mais atrativa e provavelmente desejará experimentar outras substâncias. Não existe no Brasil nem a estrutura nem a consciência de uma nação como a Holanda, geralmente citada como exemplo pelos defensores da liberação, então, comparar nosso país com aquele não constitui argumento suficiente para se defender uma decisão que provocaria mudanças tão radicais em nossos hábitos.  

3 de out. de 2013

TERMOS "INVIÁVEIS"

"De forma alguma", "nunca", "sempre", "impossível", dentre outros termos, são inviáveis para se usar num texto argumentativo, dependendo do tema e do contexto. Na maioria das vezes, soam como extremistas e desconsideram por total o ponto contrário ao que se defende. Nem sempre isso é razoável.

TEMAS PARA O ENEM / 2013.



E sobre a legalização da maconha? Admitamos que o ENEM cobrasse tal assunto. Você já teria alguma opinião formada? Posicionamento total ou parcial? Faltam apenas 23 dias para a prova. Pensar em temas complexos não significa antever a redação; é muito mais do que isso, significa - na verdade - exercitar o pensamento para argumentar sobre eles.