7 de jul de 2009

QUESTÕES COMENTADAS DO CONCURSO DE AGENTE PENITENCIÁRIO/RN

QUESTÃO 01 (anulada, a questão foi adaptada aqui)
“Cumprimento” tem significado distinto de seu parônimo “comprimento”. Das frases abaixo, aquela em que houve troca na escolha dos parônimos, entre parênteses, é:
a) Os jovens assistiram ao concerto do rock naquele final de semana. (conserto – concerto)
b) Os professores deferiram o pedido de adiamento das provas. (deferir – diferir)
c) Era eminente a decisão do mestre em afastar-se da escola. (eminente – iminente)
d) As crianças fizeram uma descrição do lugar por onde passaram. (descrição – discrição)
e) O jovem selou o animal para dar um passeio. (celar – selar)

RESPOSTA
: “C”. Na letra “A”, conserto significa reparo e concerto significa show; na letra “B”, deferir significa aprovar e diferir significa distinguir; na letra “C”, eminente significa importante e iminente é que significa , prestes a ocorrer. Portanto, há troca nos significados. Na letra “D”, descrição é o ato de descrever; na letra “E”, selar significa pôr arreio de animal, enquanto celar não existe como verbo.

QUESTÃO 02
Considere o seguinte trecho: “Um adolescente empurra a professora...” (3º§). Em qual das alternativas abaixo, o termo destacado NÃO apresenta a mesma função sintática do termo sublinhado anteriormente?
a) “Um menininho chama a professora...” (3º§)
b) “Na outra ponta, temos o espetáculo deprimente...” (4º§)
c) “Não vi ainda ações eficazes”. (4º§)
d) “... que provoca violência física...” (5º§)
e) “Quase todos os países foram responsáveis pela gravíssima crise...” (5º§)

RESPOSTA
: “E”. O termo sublinhado anteriormente tem a função de complementar, sem preposição, a forma verbal empurra, portanto, é OBJETO DIRETO. Dentre as alternativas anteriores, a que NÃO tem essa mesma função é a da alternativa “E”, que se refere ao sujeito, por via do verbo de ligação “foram”. Seria classificado como PREDICATIVO DO SUJEITO e, por isso, a alternativa a ele correspondente constitui a resposta.

QUESTÃO 03
Assinale a alternativa que exemplifica o emprego, no texto, de linguagem conotativa:
a) “... a crise financeira global.” (1º§)
b) “... péssimo exemplo de autoridades...” (1º§)
c) “Adolescentes chegam de tromba junto do carro...” (2º§)
d) “... e nem sabia quantos diretores tinha...” (4º§)
e) “Jovens e adultos reagem a isso com agressividade...” (4º§)

RESPOSTA
: “C”. Linguagem conotativa significa linguagem figurada, desviando-se do sentido original. Nessa perspectiva, a alternativa que apresenta tais características é a letra “C”, com o termo de tromba, que significa magoado ou, melhor ainda, mal-humorado.

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