Nos processos de vestibular, vários são os gêneros textuais solicitados. No caso da UFRN, há três anos seguidos os textos pedidos ficam entre CARTA ARGUMENTATIVA e ARTIGO DE OPINIÃO, gêneros já bastante discutidos neste blog. Mas existem outros, os quais comentamos agora:
RESENHA CRÍTICA: É o gênero textual que tem por característica analisar um objeto, uma obra ou até mesmo um produto, de forma imparcial e com vistas a orientar o público receptor sobre as suas características. Assim, existe a resenha de um filme, de um livro, de uma ferramenta lançada no mercado, etc, realizada por especialistas de cada área.
ANÁLISE COMPARATIVA: É um tipo texto que apresenta características da DESCRIÇÃO, uma vez que para comparar, é preciso, mesmo que implicitamente, fazer definições. Mas não é a intenção principal descrever, pura e simplesmente. Aqui, as características incomuns são a base da produção, para se chegar a um resultado, por via da comparação. O ideal é definir cdada elemento, e depois fazer as devidas observações sobre o que diferencia um do outro.
NOTÍCIA: Texto de natureza jornalística que, diferentemente do ARTIGO DE OPINIÃO, tem por objetivo o conhecimento do receptor àquilo que se relata. Na notícia, não se tem a preocupação de "tomar partido" sobre determinada situação, mas sim, levar ao leitor ou ouvinte a fidelidade dos fatos, com o máximo de informação possível. Deve responder às questões que normalmente exigem-se dos textos NARRATIVOS: "quem?" "o quê?" "onde?" "quando?" "como?" por quê?".
2 comentários:
Essa página é muito explicativa, vai do mais comum ate as mais complexas
d++100000000000000000%
Postar um comentário