24 de jul. de 2009

ALGUNS GÊNEROS TEXTUAIS SOLICITADOS PELAS UNIVERSIDADES

Nos processos de vestibular, vários são os gêneros textuais solicitados. No caso da UFRN, há três anos seguidos os textos pedidos ficam entre CARTA ARGUMENTATIVA e ARTIGO DE OPINIÃO, gêneros já bastante discutidos neste blog. Mas existem outros, os quais comentamos agora:

RESENHA CRÍTICA: É o gênero textual que tem por característica analisar um objeto, uma obra ou até mesmo um produto, de forma imparcial e com vistas a orientar o público receptor sobre as suas características. Assim, existe a resenha de um filme, de um livro, de uma ferramenta lançada no mercado, etc, realizada por especialistas de cada área.

ANÁLISE COMPARATIVA: É um tipo texto que apresenta características da DESCRIÇÃO, uma vez que para comparar, é preciso, mesmo que implicitamente, fazer definições. Mas não é a intenção principal descrever, pura e simplesmente. Aqui, as características incomuns são a base da produção, para se chegar a um resultado, por via da comparação. O ideal é definir cdada elemento, e depois fazer as devidas observações sobre o que diferencia um do outro.

NOTÍCIA: Texto de natureza jornalística que, diferentemente do ARTIGO DE OPINIÃO, tem por objetivo o conhecimento do receptor àquilo que se relata. Na notícia, não se tem a preocupação de "tomar partido" sobre determinada situação, mas sim, levar ao leitor ou ouvinte a fidelidade dos fatos, com o máximo de informação possível. Deve responder às questões que normalmente exigem-se dos textos NARRATIVOS: "quem?" "o quê?" "onde?" "quando?" "como?" por quê?".

2 comentários:

Alan disse...

Essa página é muito explicativa, vai do mais comum ate as mais complexas

Anônimo disse...

d++100000000000000000%