12 de fev. de 2008

PREVENIR OU REMEDIAR?

Por Cassildo Souza(*)
Entre os debates mais intensos que permeiam a sociedade atual, uma questão que não pode ser colocada em segundo plano certamente é a descriminalização do aborto. Os que defendem tal legalidade afirmam que, uma vez aprovada, a lei priorizaria o acesso a métodos seguros de extração, em caso de gravidez indesejada, com a justificativa se preservar a vida da mãe. Porém, o caminho mais coerente seria incentivar a prevenção, ao invés de se alimentar a prática de um crime na mais aceitável significação da palavra.
Vivemos em um mundo rodeado de informações, e as campanhas promovidas pelos órgãos de saúde competentes, se não são ideais, também não permitem alegar-se a falta de conhecimento a respeito do assunto. Por ano, são distribuídos milhões de camisinhas e outros mecanismos capazes de evitar que o indesejado (quase sempre inesperado) aconteça. Se, mesmo assim, o índice de adolescentes que dão a luz cresce assustadoramente a cada ano, com a possibilidade de o aborto tornar-se legal, isso aumentaria numa velocidade ainda maior.
Não sendo bem-sucedidas como deveriam, as estratégias de conscientização para se prevenir a gravidez, como em qualquer outra campanha, devem evoluir; outros meios devem ser criados. Podemos citar que algumas doenças foram erradicadas no passado, por terem sido combatidas veementemente. Descriminalizar o aborto, além de constituir uma motivação para o descompromisso com a vida, atesta a incapacidade do Estado para resolver questões sérias e urgentes.
A atitude mais sensata é sempre eliminar o problema em sua origem, em qualquer que seja a situação. Não se concebe mais, a essa altura, recorrer a mecanismos imediatistas para sanar algo que poderia ter sido suprimido no passado. Os exemplos do insucesso estão em toda a parte: por não se investir em educação é que se corre atrás de bandido, vive-se inúmeras epidemias e, para completar, ainda se quer permitir a castração de uma vida, antes mesmo de ser concretizada.
*Autor deste blog

4 comentários:

DAIANE disse...

PARABENS ALGEUEM ESTA KERENDO MUDAR ALGO KE JA ERA PRA TER ACONTECIDO
MAIS NINGUEM ABRE O OLHO PARABENS PELA INICIATIVA

Anônimo disse...

amei!

Unknown disse...

Boa noite qual o tema desse artigo

CASSILDO SOUZA disse...

O tema era a LIBERAÇÃO DO ABORTO.