12 de fev. de 2009

PRIMEIRA SEMANA DE AULA

Olá, pessoal,
publicarei a seguir o resumo do conteúdo visto na primeira semana de aula nos pré-vestibulares da Central de Cursos e do CEDAP, que constitui uma espécie de revisão de termos da oração, dentro da trilogia FRASE - ORAÇÃO - PERÍODO.

FRASE, ORAÇÃO E PERÍODO


Frase é qualquer enunciação que contenha sentido completo, que comunique satisfatoriamente. Portanto, não está ligada à extensão ou ao fato de ter verbo.

1. Agora!
2. Todos terão que falar isso publicamente.
3. Nada mudou em nossas vidas, então continuemos da mesma forma.

Oração é qualquer enunciado que, além de comunicar satisfatoriamente, contém elementos básicos como sujeito e verbo. Aliás, esses dois elementos estão diretamente relacionados dentro da dinâmica oracional. Neste caso, uma oração sempre é, também, uma frase.

Todos terão de falar isso publicamente.

Período é uma dada sentença que pode conter uma ou mais orações. É importante perceber que o número de verbos determina a quantidade de orações. Por essa razão, dizemos que o período é simples ou composto. Então, uma mesma sentença pode ser frase, oração e período ao mesmo tempo.

Todos terão de falar isso publicamente.

Ésta sentença é frase, porque tem sentido; é oração porque apresenta sujeito e verbo; e é período simples, por conter apenas uma oração.

Todos só falarão publicamente / quando tudo estiver definido.

O período acima é composto, apresentando duas orações: uma principal e uma subordinada.

Nenhum comentário: