13 de jan de 2010

DÚVIDAS QUANTO À REDAÇÃO DA UFRN

Um leitor do blog me perguntou, através de comentário, sobre a metodologia da redação pela UFRN. Como enviei-lhe e-mail indicado por ele e este não chegou a seu destino, faço alguns esclarecimentos, os quais servirão para outros interessados:
. A redação da UFRN, nos últimos três vestibulares, ficou entre CARTA ARGUMENTATIVA e ARTIGO DE OPINIÃO, cujos modelos encontram-se neste mesmo blog. É preciso buscar na parte superior direita da página. Estão colocadas todas as informações, como modelos, casos em que devem ser utilizados.
. O tema é diferente do título: TEMA é o assunto sobre o qual o candidato irá discorrer; TÍTULO é uma espécie de manchete, o aluno é que deve criar, em caso de ARTIGO DE OPINIÃO, pois CARTA não apresenta título.
. Também, neste mesmo blog, parte média direita, existem vários temas sobre os quais a redação poderá ser desenvolvidas. É claro que isso pode variar, como este ano, por exemplo, em que o assunto cobrado dizia respeito às câmeras de segurança instaladas nos locais de acesso público com a frase "SORRIA, VOCÊ ESTÁ SENDO FILMADO". O importante não é "adivinhar" o tema, isso ninguém conseguirá; é estar preparado para redigir sobre os mais variados assuntos. Portanto, a prática semanal é indispensável.
Espero ter esclarecido algumas dúvidas do internauta que me solicitou a explicação, bem como de outros que prestarão vestibular para ingresso em 2011.
Cassildo.

2 comentários:

Anônimo disse...

obrigado casildo por tirar essa duvida. que eu tinha, sempre que tiver algunha duvida sei ande tirar.

Victor disse...

Olá professor Cassildo. Eu gostaria de avisar que fiz um resumo de suas postagens sobre artigo de opinião e carta-argumentativa.

Eu acabei de publicá-lo neste endereço: http://victorn.wordpress.com/resumos/artigo-de-opiniao-e-carta-argumentativa/

Vim pedir sua autorização para manter esse resumo com acesso público.

Você pode me enviar uma resposta através de comentário no endereço do resumo?

Obrigado, e parabéns pelo conteúdo do blog.