5 de jan. de 2010

RESULTADO SAIU. E AGORA?

Quantas foram as vezes de desespero, cabelos arrancados, perda da compostura. Quantas vezes os amigos foram "expulsos" da presença. Quantas vezes as chatices predominaram em vez de palavras de carinho.

Para os que atravessaram o caminho

Pois é. Período de pré-vestibular é assim mesmo. É uma época que antecede aquilo que a sociedade chamará de SUCESSO ou FRACASSO. Sim, porque é assim, infelizmente, que tratam os resultados das pessoas. Ou se será totalmente apreciado, agraciado ou a consideração descerá a níveis não viáveis de serem lembrados. Mas, graças a Deus, tudo saiu conforme o esperado e aqueles dias de angústia nos dias da prova, aliados aos períodos de incertezas antes do resultado agora são vistos de maneira positiva. Valeu a pena toda a luta empreendida na tentativa de conquistar um sonho, muitas vezes concebido ainda quando criança. Minhas sinceras congratulações. Vocês são o nosso orgulho. O orgulho dos pais, dos professores, dos amigos, dos parentes, de todos. A vida só está começando. Deus os abençoe.

Para os que, mesmo lutando muito, não lograram êxito

Mas não podemos trilhar unilateralmente. E os outros, igualmente considerados heróis por mim, como ficarão? Tristes, acredito. Mas nada que os desanime a continuar buscando tudo o que decidiram procurar. Jamais os consideraria fracassados, pois a dignidade de uma pessoa não está condicionada à sua aprovação num sistema duro de digerir, totalmente desgastante e cruel, como é o vestibular no Brasil. A vocês, votos de boa sorte no ano que se inicia e mudança de atitude. Claro, porque mesmo sabendo-se do compromisso e responsabilidade, não é difícil conceber que tudo poderia ter sido melhor. Saibam que no meu coração, vocês estão guardados no mesmo lugar que os do grupo acima. Aliás, não dividamos em grupos, todos são, em primeiro lugar, pessoas, seres humanos, e o meu respeito também está atrelado a essa igualdade.

Para os que não tiveram compromisso com as metas

Há aqui, uma trilogia. Além dos que conquistaram e daqueles que não conseguiram mesmo buscando, existem os indivíduos que não tiveram uma atitude compatível com o que se espera dos vestibulandos. Mesmo agindo dessa forma, vocês não estarão livres de minhas palavras: nem tudo está perdido, a mudança parte de cada um, em cima dos erros e dos exemplos alheios. Renovar-se, no sentido de estar em condições de pleitear os seus ideais, é uma característica de quem reconhece as falhas e as usa para melhorar enquanto pessoas. Repreendo-os, mas não os julgo. O espaço existe a todos. O meu carinho também é de vocês.

Portanto, de peito aberto, coloco-me à disposição para tudo aquilo que estiver ao meu alcance.

Um grande abraço a todos.

Professor Cassildo.

Nenhum comentário: