6 de jan. de 2010

O RESULTADO DO VESTIBULAR COMO EXEMPLO

Para quem anda testemunhando as comemorações do vestibular, por um lado, e a tristeza de uns, por outro, e que deverá prestar o exame este ano, nada é tão oportundo quanto tomar os exemplos de ambos os extremos.

Já é momento de começar, antes mesmo das aulas regulares. As férias acabaram e a renúncia de algumas coisas por um único ano é a garantia de sucesso no futuro. Comecem a estudar desde já, pesquisem, procurem, "perturbem", seja um cão de guarda dos professores. Utilizem as ferramentas da tecnologia em seu favor. Nada impedirá que continuem vivendo normalmente, mas o compromisso será a mola-mestra.

Percebam que a euforia daqueles que conquistaram sua vaga na universidade foi antecedida de alguns momentos de concentração, de seriedade, de compenetração e até de reflexão. Em alguns momentos, pensarão em desistir. No entanto, aqueles que prosseguirem serão os agraciados e poderão, daqui a um, estar em equivalente êxtase.

Nós, professores, temos a obrigação de alimentar esse sonho e, mais do que isso, de contribuir para que ele seja transformado em concreto, acompanhando, orientando, repreendendo (quando preciso). A nossa presença e apoio são fundamentais, mas o mérito sempre terá sido do estudante, caso faça por onde acontecer esse tão almejado sucesso.

Vamos à luta, a vida só está começando.

Cassildo.

Nenhum comentário: