PRODUÇÃO TEXTUAL – PRÉ-VESTIBULAR 2011
Professor Cassildo Souza (REDAÇÃO) – MÓDULO IV – 12-07-2010
Candidatos usam redes sociais para se aproximarem dos eleitores
Internet é mais uma ferramenta para fazer campanha em ano de eleição
Professor Cassildo Souza (REDAÇÃO) – MÓDULO IV – 12-07-2010
Candidatos usam redes sociais para se aproximarem dos eleitores
Internet é mais uma ferramenta para fazer campanha em ano de eleição
Da Agência Brasil
Nas últimas eleições presidenciais nos Estados Unidos, um dos assuntos mais comentados foi o uso das redes sociais na internet pela candidatura de Barack Obama. A força dessas redes nas eleições norte-americanas chamou a atenção de vários países, atraiu presidentes como o venezuelano Hugo Chávez e entrou nas eleições deste ano no Brasil. Os quatro principais candidatos à Presidência da República no Brasil já aderiram, por exemplo, ao Twitter, uma rede social em que os usuários da internet podem digitar textos curtos, de no máximo 140 caracteres.
Um dos primeiros a aderir ao Twitter foi o candidato José Serra (PSDB). Há pouco mais de um ano, Serra dedica algumas horas de suas madrugadas conversando com os “twitteiros” (como são chamadas as pessoas conectadas ao Twitter). Os candidatos Dilma Rousseff (PT), Marina Silva (PV) e Plínio de Arruda Sampaio (PSOL) também estão conectados a essa rede. Eles aproveitam o espaço para conversar com seus militantes e eleitores e para informar, por exemplo, em que cidade estarão ou para que veículo de imprensa darão entrevista.
A importância das redes sociais nas eleições presidenciais deste ano fez com que os partidos criassem uma coordenação especificamente sobre o assunto. No PT, o estrategista da campanha do partido na web é Marcelo Branco. No PSDB, o responsável é Sérgio Caruso. No PV, Nilson de Oliveira responde pela comunicação da campanha. E no PSOL, partido em que ainda não foi estabelecida uma coordenação específica para a internet, Márcio Bento responde pela comunicação do partido em São Paulo. Com isso, os candidatos à Presidência já estão hoje, além do Twitter, no Orkut, no Facebook e no YouTube. Nenhum deles soube estimar quanto os partidos estão investindo ou gastando nessa área, mas todos ressaltaram a importância das redes sociais para as eleições deste ano.
http://noticias.r7.com/brasil/noticias/candidatos-usam-redes-sociais-para-se-aproximarem-dos-eleitores-20100621.html. Acesso em 11.jul.2010
Com base na notícia acima, escreva um ARTIGO DE OPINIÃO em prosa, no registro culto da língua, opinando sobre a utilização de redes sociais, por parte dos candidatos, em campanhas eleitorais. Em sua visão, a internet contribui para melhor aproximar o eleitor ao candidato?
( ) SIM
( ) NÃO
( ) EM PARTE
INSTRUÇÕES:
- Evite, ao máximo, rasuras;
- Assine seu Artigo com o pseudônimo SOCIAL NET; a assinatura com o nome original implicará em nota zero;
- Escreva, no mínimo, 15 e, no máximo, 40 linhas;
- O texto deverá adequar-se a uma norma ortográfica vigente até 31-12-2008;
- Escreva seu texto, PREFERENCIALMENTE, no verso desta proposta.
Serão analisados os seguintes aspectos: emprego adequado da norma culta; análise correta e coerente do tema proposto; aspectos coesivos; estrutura textual adequada à tipologia e ao gênero textual.
NOME___________________________________________________________________NOTA_________
Nenhum comentário:
Postar um comentário