4 de jul. de 2010

PASSIVE VOICE

A PASSIVE VOICE (Voz Passiva) apresenta, em Inglês, a mesma estrutura do Português, geralmente com a presença do Agente da Passiva. Significa o fato de o sujeito vir como PACIENTE da ação em oposição à Voz Ativa, em que o sujeito é AGENTE.
Do mesmo modo que se tem em Português, é formada por VERB TO BE (IS, AM, ARE, WAS, WERE, WILL/WOULD/CAN/SHOULD/MAY BE) + VERBO PRINCIPAL NO PAST PARTICIPLE (Particípio Passado). Vejamos os exemplos, que neste primeiro momento, enfatizam PRESENT TENSE, PAST TENSE e FUTURE TENSE:

1. Simple Present Tense

ACTIVE VOICE

THE STUDENTS call THE TEACHER (Os alunos chamam o professor).

PASSIVE VOICE

THE TEACHER is called BY THE STUDENTS (O professor é chamado pelos alunos).

2. Simple Past Tense

ACTIVE VOICE

THE STUDENTS called THE TEACHER (Os alunos chamaram o professor).

PASSIVE VOICE

THE TEACHER was called BY THE STUDENTS (O professor foi chamado pelos alunos).

3. Simple Future Tense
(Neste caso, e em todos os outros tempos restantes, o uso de auxiliares se faz tanto na voz ativa como na passiva. Aqui, especificamente, será utilizado o auxiliar WILL, que converte o verbo ao SIMPLE FUTURE TENSE).

ACTIVE VOICE

THE STUDENTS will call THE TEACHER (Os alunos chamarão o professor).

PASSIVE VOICE

THE TEACHER will be called BY THE STUDENTS (O professor será chamado pelos alunos).

* Na PASSIVE VOICE, o Sujeito sofre a ação (was called - foi chamado). O verbo TO BE sempre segue o tempo do verbo principal da voz ativa. Por isso, no exemplo 1, a forma CALL, no PRESENT TENSE da voz ativa, exige que o verbo TO BE também esteja no PRESENT TENSE, na voz passiva (IS); No exemplo 2, a forma CALLED, no PAST TENSE da voz ativa, exige o verbo TO BE no PAST TENSE da voz passiva (WAS); No exemplo 3, a forma WILL CALL, no FUTURE TENSE da voz ativa, exige o verbo TO BE também no FUTURE TENSE da voz passiva (WILL BE). E assim por diante.

Em outra postagem, abordarei o caso dos verbos transitivos diretos e indiretos.

Um abraço.

Nenhum comentário: