18 de set. de 2008

ARTIGO DE OPINIÃO

TERCEIRO MANDATO: DEMOCRACIA OU REGIME AUTORITÁRIO?
Por Cassildo Souza
Muito tem se falado a respeito de um terceiro mandato para o Presidente Lula. Crescem os rumores de que ele poderá concorrer, mais uma vez, ao cargo maior da Federação. Se isso realmente se concretizar, constituirá uma forma de democracia ou um passo para o autoritarismo?
Muitos são os que defendem a sua permanência no poder, tendo em vista o bom governo que, reconhecidamente, vem fazendo. A economia permanece estável, novos investimentos estão sendo feitos no País e a maioria da população recebe ajuda financeira, por meio de programas sociais criados no governo FHC e reformulados na gestão de Lula. Por isso, a avaliação do segundo mandato alcança números bastante expressivos e não deixa de ser um dos principais fatores que reforçam o desejo de continuar exercendo o cargo.
As opiniões em contrário alegam que a possibilidade de prorrogação do mandato, através de nova eleição, contribuiria para alimentar o autoritarismo fazendo lembrar o regime ditatorial, cujos Presidentes sempre acabavam encontrando um dispositivo para permanecerem no poder mais tempo que o previsto. FHC, forte opositor de Lula, é um desses expoentes contrários à mudança. Para ele, não tem lógica Lula dizer que oito anos é pouco para se fazer o que deseja, pois criticara muito os dois mandatos do representante do PSDB, alegando que ele teve a oportunidade de fazer as reformas necessárias.
Então, qual seria o posicionamento coerente da população, já que os críticos da política brasileira comungam de opiniões diferentes, nos deixando ainda mais confusos? Trata-se de um assunto muito complexo. Precisamos atentar para o fato de que o povo, com o devido esclarecimento, poderá decidir pela continuidade ou não do Chefe do Executivo Nacional. Entendo que, mesmo Lula podendo concorrer ao terceiro mandato, só o ocupará se nós decidirmos assim. E nesse ponto, não podemos falar em excesso de autoridade; há democracia pura. O voto contrário assiste a quem discorda dessa possibilidade, optando por renovar os destinos da sociedade, caso, a seu juízo, se faça necessário.

5 comentários:

Soraia Camila disse...

A gente vindo aqui, nunca fica sem informação e conhecimento...

Um abraço!

CASSILDO SOUZA disse...

Olá, Soraia. Receber elogios de pessoa com capacidade crítica é um dos pontos altos de manter o blog. Nem todos os elogios são válidos, mas vindo de você, que mesmo tão jovem, tem uma cabeça muito boa, só pode ser motivador. Parabéns, você também, pelo espaço que abriu, dando exemplos a muitas pessoas até mais maduras do que você. Um abraço.

Conceição Ohana disse...

muito interessante esse blog !
ajuda bastante em qualquer situação que estamos.
Parabéns pelo trabalho professor Cassildo !

Anônimo disse...

Maravilha sua percepção é alta e com isso consegue passar o conhecimento, sentindo onde o bicho pega parabéns
Rose

CASSILDO SOUZA disse...

Obrigado, Rose.