29 de out. de 2008

TRIBUTO (GUILHERME ARANTES)

Eu queria que você soubesse que pra mim não existe diferença de cor
Tudo que ainda trago no peito engasgado sobre preconceito e "raça superior"
Desde pequeno eu escutava, calado, as façanhas do mito ariano , opressor
Homens na sala , meu tio depositando as armas na estante ,
me enchendo de pavor...
As inocentes piadas infames de negros, judeus, muçulmanos, orientais ,índios e latinos
Como se não fossemos também genes misturados...
Como se não fossemos também discriminados
Mesmo sem saber , mesmo sem querer nem saber ,
Mesmo inconscientemente vivendo numa redoma de ilusão ...
Me feria ver um mundo apartado em guetos
Algo me dizia que eu não via futuro
Favelas , distritos , conflitos , o bairro dos ricos
o ovo da serpente e a semente do mal
Culto ao fascismo , fascínio do nazismo , Hitler , Stalin , Mussolini ,
Franco e Salazar , e todos os tiranos de qualquer lugar...
Fizeram a história aprendida na escola ...
E quase que passou em branco o Quilombo de Palmares , saga de Zumbi,
Aprendemos mais (a) Guerra do Paraguai ,
Chacina , assassinato, nódoa que não sai .
Enquanto isso, Repórter Esso, Martin Luther King
E o rei, Cassius Clay
Eu ví as lutas todas, round por round, nocaute por nocaute
Muhammad Ali ...
Por aqui... era enrustido ...hipocrisia pura - a lenda do povo cordial
Ainda bem que tudo mudou ( e ) tinha que mudar
Meu país – o último da fila da abolição, o primeiro da classe em miscigenação...
Hoje eu consigo entender porque estrangeiros me fazem, sempre, estranhas perguntas :
Where are you from ? - Are you an Afghan ? – Are you from Pakistan ?
E sinto na pele o que querem dizer …
Deve ser a minha herança indígena no sangue , na cara , na pele vermelha
Dourada de sol , o sol do Brasil ,
Onde as mulheres são lindas e tardam a envelhecer...
Eu preciso fazer um tributo a você, a todos os amigos de todas as cores
Que me quiseram bem , que me fizeram ser o que sou
E desprezar a discriminação
Ídolos da minha mocidade foram, são e serão...
Ray Charles , Chuck Berry , Little Richard
Otis Reding ,Jimmy Hendrix , Bob Marley
Stevie Wonder , Marvin Gaye , Sly & the Family Stone ,
Kool and The Gang ..
E por aqui , também , Jorge Ben – ou melhor , Benjor
Milton , Tim Maia , Baden e Gil .

ARANTES, Guilherme. Tributo (Cena de Cinema). in Lótus: SomLivre/Coaxo de Sapo: SP/BA, 2007.

Nenhum comentário: